Qual a diferença entre realidade virtual, aumentada e mista?

Qual a diferença entre realidade virtual, aumentada e mista?

É comum ouvirmos falar no noticiário de tecnologia sobre os termos Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Muita gente pensa até que são a mesma coisa. Mas não são. Apesar de similares, as duas tecnologias possuem características próprias e podem ser facilmente diferenciadas uma da outra. Neste artigo você aprenderá o que significa cada um desses termos.

Realidade virtual

A Realidade Virtual (VR – Virtual Reality), como o próprio nome sugere, cria uma “realidade” digital. Ou seja, tudo ao seu redor é substituído por conteúdo virtual, criado e gerido por um computador.

Geralmente, a realidade virtual é vista através de óculos específicos para isso. Bons exemplos são os Oculus Rift, PlayStation VR e Google Cardboard. Ao usar um dispositivo como esse, seus olhos e ouvidos “entram” em uma realidade virtual, onde tudo o que você vê e ouve é digital, criado por computador.

Os óculos de realidade virtual são capazes de colocar você em um ambiente tridimensional e com campo de visão de 360º. E no caso dos videogames, os ambientes virtuais são parcialmente ou totalmente interativos. Você pode pegar e manusear objetos com as suas próprias mãos.

Resumindo: a realidade virtual é um ambiente digital que simula ao máximo a nossa realidade. É possível interagir basicamente com tudo o que vemos nesses ambientes virtuais tridimensionais em tempo real e sem conexão física.

Realidade aumentada

A Realidade Aumentada (AR – Augmented Reality), por sua vez, já interage com o nosso mundo real. Nesse tipo de tecnologia os elementos virtuais estão sobrepostos sobre o ambiente real.

Um ótimo exemplo disso é o jogo Pokémon Go. Através da câmera do smartphone, é possível ver os monstrinhos virtuais como se eles estivessem dentro do carro, nas ruas, calçadas, parques, bosques e em qualquer outro ambiente onde você esteja.

Outro bom exemplo de utilidade prática da realidade aumentada são os aplicativos para experimentar móveis e tintas. Não é incomum lojas de decoração ou marcas de tinta permitirem que os clientes vejam, através da câmera do celular, como determinado móvel ou cor ficará na sala ou na parede.

A realidade aumentada tem como principais características a combinação de elementos virtuais em um ambiente real. Além disso, ela tem processamento em tempo real e é desenvolvida em três dimensões.

Realidade mista

E há, ainda, a Realidade Mista (MR – Mixed Reality). Nessa tecnologia, temos a sobreposição de elementos virtuais sobre o ambiente real e também a inserção de elementos gráficos e digitais na tela de visualização.

Esse é um termo bastante utilizado pela Microsoft, que possui o óculos Hololens. A empresa dona do Windows já deu algumas demonstrações de que é possível, por exemplo, unir as duas tecnologias na área da saúde e da educação. A realidade mista possibilita que duas equipes remotas trabalhem juntas em uma cirurgia, por exemplo.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X