Qual a diferença entre os tipos de painéis LCD: IPS, TN ou VA

Qual a diferença entre os tipos de painéis LCD: IPS, TN ou VA

Os painéis do tipo LCD (Liquid Crystal Display) não são todos iguais. Eles possuem tecnologias distintas que afetam diretamente a qualidade das imagens exibidas em tela. Além disso, a depender do tipo de painel LCD utilizado, um dispositivo eletrônico como monitor, Smart TV ou smartphone pode ficar mais caro ou mais barato.

Neste artigo nós iremos falar justamente sobre as diferentes tecnologias aplicadas em painéis LCD. São elas: IPS, TN e VA. Ao longo da matéria e das explicações você verá que cada tecnologia possui suas vantagens e desvantagens. E que, portanto, você deve considerar essa informação antes de comprar qualquer eletrônico que possua uma tela LCD.

Leia também
Quais são as diferenças entre OLED e QLED?
LCD, OLED, QLED, Micro-LED, Mini-LED: saiba tudo sobre tecnologias de tela

Como a tecnologia LCD funciona

Estrutura de um monitor LCD
Estrutura de um monitor LCD

Antes de falarmos sobre os tipos de painéis LCD, temos primeiro que explicar como esse tipo de painel funciona. LCD é um acrônimo para Liquid Crystal Display ou, em tradução livre, Tela de Cristal Líquido.

Os cristais líquidos são um tipo de material que se apresenta simultaneamente nos estados líquido e sólido. O estado desses cristais pode ser alterado de diversas formas, tais como com temperatura, pressão, campo elétrico ou campo magnético. É justamente essa versatilidade do material que fez a indústria adotá-lo em larga escala na produção de telas de todos os tipos.

Uma tela LCD nada mais é do que um “sanduíche” de várias camadas. Estas são as camadas que formam uma tela LCD:

  • Fonte de luz (Backlight);
  • Filtro polarizador;
  • Substrato de vidro;
  • TFT (material semicondutor que fornece eletricidade para os cristais líquidos);
  • Cristal líquido;
  • Filtro de cor RGB;
  • Substrato de vidro;
  • Segundo filtro polarizador;
  • Vidro, plástico ou filme de proteção.

Todo monitor LCD precisa de uma fonte de luz branca para iluminar o painel igualmente. Este papel é feito pelo “Backlight”. A camada de cristais líquidos é, então, energizada pelo TFT (Thin-Film Transistor). Com os cristais líquidos iluminados e energizados, as imagens que vemos no monitor são então formadas através do filtro de cor RGB.

Agora que você já sabe o básico sobre o funcionamento dos painéis LCD, vamos explicar as diferentes tecnologias por trás deles.

Tecnologia IPS

Monitor LCD IPS de 22 polegadas da LG
Monitor LCD IPS de 22 polegadas da LG

IPS significa In Plane Switching. Em tradução livre seria algo como “Comutação em Plano”. Nas telas LCD IPS, as moléculas de cristais líquidos são alinhadas na horizontal. Porém, ao receberem corrente elétrica, elas giram. Essa particularidade faz com que, ao receberem a luz fornecida pelo backlight, elas consigam controlar a intensidade e quantidade de luz que vão emitir. E isso impacta diretamente nas cores exibidas para o espectador.

Essa característica faz com que os monitores LCD IPS tenham uma paleta de cores maior que os monitores com tecnologia VA ou TN. Além disso, a fidelidade de cores também é maior.

Outra vantagem dos monitores do tipo LCD IPS é que as cores se mantêm as mesmas de qualquer ângulo de visão. Monitores do tipo TN, por exemplo, quando vistos de um ângulo mais obtuso, apresentam modificação de cor. Isso não ocorre com os monitores e telas do tipo LCD IPS.

Monitores LCD IPS não sofrem com ângulos de visão limitados

No entanto, nem tudo são flores. A tecnologia IPS não consegue reproduzir tão bem os tons escuros. Os níveis de preto não são tão profundos e o contraste acaba sendo prejudicado. Esse problema não é encontrado nos painéis LCD VA, por exemplo. Outra desvantagem do LCD IPS é que o tempo de resposta dos monitores não costuma ser tão alto. Nesse quesito os painéis LCD TN apresentam melhores resultados.

Portanto, se você busca por um painel que se sobressai na exibição de cores (fidelidade e quantidade), as telas que possuem painel LCD IPS são a melhor escolha. Tanto é que elas são as preferidas de designers, editores de vídeos e também gamers que querem um nível de imersão maior em jogos. Mas isso apenas dentro do universo de telas LCD, não levando em consideração outras tecnologias, como a LED.

Vantagens e Desvantagens

Portanto, vamos a um resumo das vantagens e desvantagens dos painéis LCD IPS:

  • Vantagens
    • Maior paleta de cores e maior fidelidade na exibição das cores;
    • Cores não se alteram sob diferentes ângulos de visão.
  • Desvantagens
    • Painéis do tipo LCD IPS costumam ser mais caros que as outras opções;
    • Reprodução de tons escuros mais baixa do que em painéis LCD VA;
    • Tempo de resposta maior que painéis LCD TN.

Tecnologia TN

Monitor LCD TN da BenQ
Monitor LCD TN da BenQ

Os painéis LCD TN são os mais antigos. TN significa Twisted Nematic. Aqui as moléculas de cristais líquidos se encontram em uma estrutura retorcida entre os filtros polarizadores. Daí o nome “twisted”.

Dentre as vantagens dos painéis LCD TN, podemos dizer que eles são bem mais baratos de se produzir. E isso impacta diretamente no preço final dos produtos que usam esse tipo de painel.

Além disso, os painéis LCD do tipo TN entregam tempo de resposta muito baixo, de 1 ms ou menos. Some a isso o fato de que a taxa de atualização pode chegar até 240 Hz em alguns modelos. Portanto, dentre os painéis do tipo LCD, os que usam tecnologia TN são os mais adequados para gamers competitivos.

Disposição dos cristais líquidos em um monitor LCD TN e em um LCD VA

Por outro lado, esse tipo de painel apresenta uma paleta de cores menor. E isso pode decepcionar uma grande parcela dos usuários. Sem falar nos ângulos de visão limitados. É preciso estar bem à frente do painel para observar as imagens e cores com fidelidade. Se você mudar um pouco o ângulo de visão, as cores começam a me mudar, ficando mais escuras.

Vantagens e Desvantagens

Confira abaixo um resumo dos prós e contras dos painéis LCD TN.

  • Vantagens
    • Mais barato para se fabricar, o que resulta em produtos de preços mais baixos;
    • Tempo de resposta extremamente baixo;
    • Altas taxas de atualização;
    • Monitores LCD TN são ótimos para gamers competitivos.
  • Desvantagens
    • Reprodução e exibição de cores inferior aos modelos LCD IPS e LCD VA;
    • Ângulos de visão limitados.

Tecnologia VA

Monitor LG com tecnologia LCD VA

Por fim, vamos falar da última tecnologia envolvendo painéis LCD. A sigla VA significa Vertically Aligned, ou seja, Alinhamento Vertical, em bom português. Aqui, os cristais líquidos estão alinhados verticalmente, diferentemente dos painéis IPS, onde as moléculas são alinhadas horizontalmente.

Esse arranjo faz com que os painéis LCD VA apresentam os melhores níveis de contraste do trio, com pretos profundos. Além disso, esse tipo de tela não sofre com ângulos de visão limitados, como os monitores LCD TN.

Os painéis VA também possuem uma paleta de cores bem aceitável. A reprodução e exibição das cores é superior aos painéis LCD TN, mas inferior ao LCD IPS. Portanto, podemos afirmar que é um meio termo.

Os monitores LCD com tecnologia VA são bons para um uso mais generalista. Os gamers competitivos, no entanto, devem evitar esse tipo de painel, pois o tempo de resposta e a taxa de atualização costumam ser baixos.

Vantagens e Desvantagens

Confira abaixo um resumo dos prós e contras dos painéis LCD VA.

  • Vantagens
    • Apresenta o melhor nível de contraste entre as três tecnologias de painéis LCD;
    • Não possui ângulo de visão limitado;
    • Bom para um uso mais generalista.
  • Desvantagens
    • Reprodução e exibição de cores inferior aos modelos LCD IPS;
    • Baixo tempo de resposta e baixas taxas de atualização.

Mas afinal, qual o melhor dos três?

Comparativo entre os 3 tipos de painéis LCD

Depende do que você está procurando e qual o uso que você dará para o monitor ou TV. Se você leu o artigo com atenção, percebeu que cada tecnologia possui seus prós e contras. Portanto, é difícil dizer que uma é melhor do que a outra.

Por exemplo, se você passa a maior parte do tempo jogando jogos competitivos, o painel LCD TN está entre as melhores opções. Especialmente se você for jogar títulos como Counter-Strike, que exigem reflexos e movimentos rápidos. O baixo tempo de resposta e as altas taxas de atualização vão te ajudar a ter vantagem sobre o seu oponente. No entanto, esse tipo de monitor não é tão eficiente para reproduzir filmes e séries, por exemplo, pois apresenta uma paleta de cores menor.

Se o que você espera de um monitor LCD é a máxima qualidade possível de cores, deve optar pelos painéis LCD IPS. Eles possuem uma paleta de cores bem ampla e conseguem reproduzir as cores com bastante fidelidade. É a opção ideal para designers, fotógrafos, editores de vídeo ou simplesmente usuários que querem assistir filmes e séries com a máxima qualidade.

Já os monitores com painel LCD VA atendem o público que busca por um contraste mais elevado mas não tem dinheiro para investir em um monitor com tela OLED, por exemplo.

O importante aqui é não fazer uma compra por impulso. Analise com cuidado cada uma das opções. Veja o que cada monitor ou TV oferece e veja se o preço está compatível com os recursos oferecidos. E, claro, levando sempre em consideração o seu perfil de usuário.

Fontes de pesquisa: BenQ, RTings, Samsung Display e TN Panel

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X