O WhatsApp é um aplicativo de mensagem muito popular, sendo um dos mais usados no mundo, mas frequentemente ele acaba deixando de funcionar em celulares mais antigos. Mas se ele é um aplicativo tão “leve”, por que isso acontece?
Essa decisão é tomada pela Meta (empresa controladora do WhatsApp) e afeta dispositivos que utilizam versões desatualizadas de sistemas operacionais. Entenda as razões por trás disso e como impacta os usuários.
Leia também:
Tutorial: Como esconder suas conversas trancadas no WhatsApp
Guia completo: Como deixar o seu WhatsApp mais seguro e privado
Razões técnicas para o fim do suporte
Um dos principais motivos para o WhatsApp deixar de funcionar em celulares antigos é a falta de compatibilidade tecnológica. Quem usa o WhatsApp sabe que ele está sempre recebendo melhorias, novos recursos e atualizações, certo?
Acontece que à medida que o aplicativo traz essas novidades, melhorias de segurança e até mesmo funcionalidades mais complexas, ele acaba exigindo sistemas operacionais mais modernos que suportem essas atualizações.
Os celulares mais antigos geralmente contam com um hardware limitado, como processadores mais lentos e menos memória, o que acaba dificultando a execução de aplicativos modernos. Isso prejudica a experiência do usuário e limita o uso de inovações tecnológicas por parte do aplicativo.
Além disso, os sistemas operacionais mais antigos e desatualizados deixam de receber suporte oficial de seus próprios desenvolvedores, como Apple ou Google. Isso significa que não são mais atualizados para corrigir falhas de segurança ou bugs, tornando os dispositivos mais vulneráveis a ataques.
Ou seja, manter o WhatsApp funcionando nesses sistemas pode até mesmo comprometer a segurança de todos os usuários.
A importância da atualização contínua
Manter o WhatsApp atualizado é muito importante para garantir segurança e eficiência. Atualizações constantes são lançadas justamente para trazer novas funções, como a criptografia de ponta a ponta, e ajudam a proteger os dados dos usuários contra invasões.
Além disso, essa é uma estratégia comum no setor de tecnologia como um todo, então acontece com vários aplicativos. Ao priorizar dispositivos mais modernos, o WhatsApp consegue concentrar seus esforços em oferecer um aplicativo mais confiável e com melhor desempenho para a maioria dos usuários ativos.
Como saber se seu celular será afetado?
A cada ano, o WhatsApp publica uma lista de sistemas operacionais e dispositivos que deixarão de ser suportados. Geralmente, isso inclui smartphones que utilizam versões muito antigas de Android e iOS, como Android 4.1 ou inferior, e iOS 10 ou versões mais antigas.
Os usuários podem verificar se o WhatsApp continuará funcionando em seus dispositivos acessando as configurações do sistema operacional para conferir sua versão. Se o smartphone está rodando uma versão que não será mais suportada, o aplicativo geralmente envia notificações algum tempo antes para que os usuários se preparem.
Além disso, é recomendável acessar o site oficial do WhatsApp para verificar a lista de sistemas operacionais compatíveis. Em muitos casos, um simples upgrade no sistema pode resolver o problema, mas, para dispositivos muito antigos, a única alternativa será trocar de aparelho.