Durante a última década, tivemos uma grande popularização de vários dispositivos portáteis, os famosos handhelds e palmtops. Os primeiros modelos não permitiam muito mais do que as antigas agendas eletrônicas, mas os modelos atuais permitem muito mais, servindo com uma boa opção aos notebooks para quem precisa de um micro portátil, para texto, planilhas, e-mail, coleta de dados, etc.
Neste ramo, temos atualmente três famílias de produtos:
- Os portáteis com o Windows CE, uma espécie de versão reduzida do Windows 98 são os campeões em recursos, possuem telas coloridas, trazem versões reduzidas do Word, Excel e Power Point, alguns modelos permitem armazenar musicas em MP3, etc. O ponto fraco destes aparelhos é o próprio sistema operacional. Apesar dos recursos, o Windows CE é um sistema muito pesado, fazendo com que eles sejam extremamente lentos e, como os micros de mesa, travem em muitas situações. Na prática tem poucos recursos para substituir um notebook, e são lentos e antiquados demais para servirem como um organizador pessoal eficiente. Sem falar no preço.
Os portáteis com o Windows CE existem tanto em versão handheld, com teclado e uma tela um pouco maior, quanto em versão palmtop, os aparelhos menores, onde não existe teclado. - Os aparelhos da Psion também possuem bons recursos, porem são menos difundidos. O ponto forte é um sistema operacional proprietário, o Psion OS, que é muito mais leve e robusto que o Windows CE. Os principais modelos são o Psion Series 5, o mais velho da família, o Psion Revo, um pouco mais barato, o Psion Series 7, o mais parrudo e caro, finalmente o Psion Sena, um modelo simplificado, que custa na faixa de 300 reais.
- O terceiro concorrente é o palm-pilot ou apenas Palm, da 3Com. O Palm nasceu com o objetivo de servir como um assistente pessoal, por isso, e o que tem o hardware mais simples, e naturalmente também são os mais baratos, um Palm IIIe, com 2 MB de memória custa aqui no Brasil, já incluídos os impostos, na faixa de 550 reais.
Os pontos fortes do Palm são: a simplicidade, facilidade de uso e a grande oferta de programas: existem atualmente cerca de 25.000 programas para Palm, que englobam todos os tipos de aplicativos e jogos. Utilizando aplicativos de terceiros também e possível uma grande personalização do aparelho, usando interfaces como o Launcher III, e os módulos do Hack Master.
Os principais modelos da família Palm são:
Palm Professional: Utiliza o System 2, e traz apenas 1 MB de memória. Este e um modelo mais antigo, que e incompatível com alguns aplicativos devido ao uso do System 2. Existe um módulo de upgrade que oferece atualização para o System 3 e 2 MB de memória. Este modelo não é mais produzido, mas um Palm Professional usado vale de 200 a 250 reais, dependendo do estado.
Palm III: Este é o modelo mais vendido atualmente. Existem versões com 2 e 4 MB, e com infravermelho. E usada tela monocromática com 16 tonalidades de cinza, e existe também uma versão com tela colorida recentemente lançada, o Palm IIIc.
Palm V: Este e o modelo mais fino, que traz também baterias recarregáveis e infravermelho. Infelizmente também e o mais caro 🙂
Apenas 2 ou 4 MB de memória podem parecer pouco, mas os aplicativos para o Palm são extremamente enxutos, a maioria ocupa apenas 20 ou 30 KB de memória, enquanto muitos ocupam apenas 5 ou 7 KB.
Aliás, este texto, assim como alguns outros que escrevi recentemente, foram escritos num Palm Professional, que vem sendo um dos meus companheiros inseparáveis.
Um bom lugar para procurar links, informações e programas para o Palm é o http://www.palm-br.com.br ; em breve também teremos uma sessão sobre ele no Guia do Hardware.
Deixe seu comentário