Embora o Photoshop e o Lightroom tenham se tornado sinônimo de edição de fotos, os entusiastas da fotografia realmente não precisam deles. Ambos são pagos e com um conjunto de funções que vão além das necessidades da maioria de nós. Aplicativos gratuitos são suficientes para a grande maioria das situações. Abaixo você confere uma seleção com os melhores programas gratuitos para edição de fotos.
Gimp
Desde o início, o Gimp (GNU Image Manipulation Program) foi concebido como uma alternativa ao Photoshop. O software é indicado para criação e manipulação de imagens raster. Ele é constantemente atualizado, devido ao processo colaborativo, já que se trata de um software de código aberto, isto é, disponível para que outros desenvolvedores possam contribuir com melhorias.
O programa oferece grandes oportunidades quando se trata de processamento de fotos. O Gimp também se destaca por sua variedade de plugins, um dos mais famosos é o Resynthesizer, utilizado para a remoção de objetos na imagem. Outro recurso de destaque é o MyPaint Brush, ferramenta de pintura retirada do MyPaint, outro editor raster de código-aberto.
Infelizmente, o Gimp não abre o RAW, portanto você precisará de software adicional para chamá-los. O Gimp está disponível para Windows, MacOS e Linux
Photoscape X
O Photoscape X, desenvolvido pela é bastante popular entre os usuários, porque é relativamente fácil de usar e tem praticamente tudo o que você precisa. As principais ferramentas para o processamento de imagens estão presentes. Podemos definir a exposição, contraste, equilíbrio de cores, além da remoção de ruído e correção de balanço de branco. Também temos a possibilidade de aplicar vários tipos de filtros e efeitos gráficos, bem como molduras e outras figuras nas imagens.
O programa permite desenvolver e processar fotos em formato RAW. A desvantagem pode ser que, para algumas das ferramentas disponíveis, você precise pagar. No entanto, as ferramentas disponíveis gratuitamente devem ser suficientes para a maioria dos usuários. O Photoscape te versões para Windows e MacOS.
Fotor
O Fotor, desenvolvido pela Everimaging Ltd, foi originalmente criado como um aplicativo para smartphone, mas agora também está disponível como uma versão para desktop. Sua força é a operação simples e intuitiva, além de uma grande base de efeitos e filtros prontos. As imagens também podem ser corrigidas manualmente usando os controles deslizantes.
O aplicativo fornece opções básicas para processamento de imagem, incluindo a capacidade de ajustar cores, brilho e nitidez ou adicionar vinheta ou moldura. As fotos podem ser cortadas e endireitadas e os olhos vermelhos podem ser removidos. No modo Tilt-Shift, adicionaremos o desfoque controlado. Há também oportunidades de trabalhar com a RAW. Além de salvar as imagens diretamente em seu computador também é possível enviá-las para o Facebook, Twitter ou Flickr.
O Fotor está disponível para Windows e MacOS.
Pixr
O Pixlr X, produzido pela Autodesk, é rápido, possui uma interface atraente e controles deslizantes convenientes. Ele oferece um rico conjunto de ferramentas e filtros com os quais podemos embelezar nossas fotografias. A interface está mais próxima do Lightroom do que o Photoshop. Temos a opção de definir cores, luzes, sombras, correção de exposição, aplicando uma máscara de nitidez. Este não é um aplicativo muito avançado, mas possui todas as ferramentas básicas e o processamento de fotos leva muito pouco tempo. Obviamente, você deve levar em consideração que o programa não processará RAW. Ao invés de ser um programa instalável, como os que vimos ate então, o Pixr roda diretamente online.
darktable
Outro programa de código aberto, que por sua vez é uma competição direta do Lightroom . Até sua interface é muito parecida. Este software permite processamento abrangente de fotos, bem como sua catalogação.
As possibilidades de processamento de fotos oferecidas pelo programa são inúmeras . Corrigiremos facilmente o balanço de brancos, saturação, contraste, correção de exposição etc. Há também algoritmos avançados, permitindo, entre outras coisas, redução de ruído. O programa também consegue trabalhar facilmente com arquivos RAW.
O darktable pode ser utilizado no Windows, MacOS e Linux.
Paint.Net
O programa foi criado por estudantes de uma das universidades de Washington. Eles estabeleceram como objetivo entregar o maior número de recursos mais importantes em um software gratuito. O aplicativo possui uma interface muito clara e seu funcionamento é bem intuito. O programa permite que você trabalhe em camadas e possui muitos filtros interessantes.
O Paint.Net está disponível apenas para Windows.
Photo Pas Pro
Este programa é sem dúvida o menos conhecido dos itens acima, mas isso significa que é fraco? – Não, pelo contrário! Com a ajuda do painel de edição, podemos realizar uma série de melhorias em nossa foto, como remoção de manchas, além de permitir que você faça uso de filtros e trabalhe em camadas. Assim como outros softwares que vimos nessa lista, o Photo Pas Pro suporta o formato RAW.
O Photo Pas Pro está disponível para Windows.
Você também deve ler!
Melhores editores de vídeo gratuitos
Deixe seu comentário