Os 10 melhores jogos lançados em 2020

Os 10 melhores jogos lançados em 2020

2020 foi um ano bem atípico. Devido à pandemia do novo coronavírus, o isolamento social foi imposto em praticamente todo o mundo. As pessoas tiveram mais tempo livre e foram obrigadas a passar muito mais tempo trancafiadas em casa. E, pelo bem ou pelo mal, isso foi um prato cheio para os gamers de plantão, já que o ano de 2020 também reservou muitos bons jogos para serem aproveitados.

E, como já estamos chegando nos dias finais de 2020 (já vai tarde), decidimos compilar e fazer uma lista do que de melhor foi lançado nesse ano. Não foi uma lista fácil de montar. Nossa proposta era de indicar apenas 10 títulos. E tentei me manter fiel a ela. Mas, para isso, tive de deixar de fora alguns jogos que fizeram muito sucesso e que são realmente muito bons.

Por isso, a lista que você verá abaixo é composta pelos 10 jogos que eu mais gostei neste fatídico ano de 2020. Se eu deixei algum jogo que você gostou muito de fora, peço perdão. Além disso, tomei o cuidado de só indicar títulos que realmente foram lançados em 2020. Resolvi organizar a lista em ordem alfabética, pois afirmar que um jogo é melhor do que o outro é algo bem subjetivo. E essa lista já é subjetiva demais para o meu gosto.

Enfim, espero que gostem!

01. Assassin’s Creed Valhalla

Assassins Creed Valhalla
Seja um viking e entre em batalhas épicas neste jogo da Ubisoft

Assassin’s Creed Valhalla é um dos mais recentes jogos da nossa lista. Lançado em 10 de novembro para um grande número de plataformas: PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, Xbox Series S e até mesmo no Google Stadia!

As avaliações gerais do novo jogo da Ubisoft são bem agradáveis. A história volta bastante no tempo, indo parar na era Viking, por volta do ano 800 antes de Cristo. Trata-se de um jogo de aventura e de ação, que se passa no mundo aberto dos países nórdicos. A campanha é bem longa, demorando cerca de 40 horas para ser finalizada. Mas se você decidir fazer todas as missões secundárias, pode demorar mais de 60 horas para zerar o game.

Dentre os pontos positivos podemos destacar os belíssimos gráficos (especialmente na nova geração), uma trilha sonora igualmente fantástica e combates brutais! É claro que o jogo não é perfeito, mas tem mais méritos do que deméritos. 

02. Call of Duty: Warzone

Call of Duty Warzone
Um dos melhores jogos no estilo Battle Royale

Call of Duty: Warzone chegou em 10 de março para brigar com os jogos do tipo Battle Royale, que têm como principais representantes Fortnite e PUBG. Gratuito para PC (Windows), PS4 e Xbox One, o título arranca elogios de quem o experimenta. Tanto é que ele já chegou à marca de 75 milhões de jogadores ativos!

O mapa da cidade fictícia de Verdansk é enorme e totalmente interligado, podendo abrigar até 150 jogadores em uma partida totalmente frenética e insana. A variedade de armas também é muito boa, com você podendo usar explosivos diversos, armamento pesado e até mesmo veículos de combate.

A grande variedade de modos de jogo também impressiona e é um ponto super positivo. Por exemplo, há o modo deathmatch com 50 jogadores de cada lado que, aliado à excelente jogabilidade do game, é capaz de viciar qualquer um. Com certeza um dos jogos mais divertidos desse ano. A Actvision ainda lançou o CoD Black Ops: Cold War, que também rendeu muitos elogios.

03. Cyberpunk 2077

Cyberpunk 2077
Cyberpunk 2077 é, sem dúvida, o jogo mais hypado da década

Cyberpunk 2077 só foi lançado em 10 de dezembro (na data de publicação desse texto ele ainda não tinha sido nem lançado). Mas então por que ele está na lista de melhores jogos de 2020. Por causa de todo o hype criado em torno deste jogo.

Para começar ele foi anunciado há 07 anos. E já foi adiado inúmeras vezes. Isso só mostra que a equipe de desenvolvimento realmente trabalhou duro todos esses anos para entregar um jogo com uma qualidade absurda, pensada até mesmo nos mínimos detalhes.

Alguns veículos de comunicação puderam jogar uma demo por 4 horas e as avaliações foram todas muito positivas. Os gráficos estão estonteantes, o nível de personalização dos personagens está altíssimo e super detalhado, a história é intrincada e cheia de caminhos e opções para seguir. Por esses e outros motivos que eu estou super ansioso para jogar Cyberpunk 2077, que promete ser um dos melhores jogos do ano.

04. DOOM Eternal

DOOM Eternal
Extermine demônios em massa com uma grande variedade de armas

DOOM Eternal, lançado no dia 20 de março, está sendo considerado por muitos como o melhor FPS de 2020. Depois de longos 4 anos, finalmente a iD Software lançou um novo título da clássica franquia Doom.

E em Doom Eternal a produtora eleva o nível para outro patamar. Tanto em qualidade gráfica quanto em dificuldade. O jogo é realmente desafiador e exige bastante habilidade do jogador para eliminar os mais diversos tipos de demônios.

O jogador tem à sua disposição uma grande variedade de mapas muito bem feitos e detalhados. A quantidade de inimigos e a sua diversidade também são um ponto positivo. A variedade de armas, inclusive as de corpo a corpo, como as motosserras, também são ótimas para não deixar o jogo cair na mesmice. Sem dúvida alguma, um dos melhores títulos desse ano.

05. Fall Guys: Ultimate Knockout

Fall Guys Ultimate Knockout
Um dos jogos mais divertidos de 2020

Fall Guys: Ultimate Knockout é uma das grandes surpresas de 2020. Lançado no dia 04 de agosto, o game da Mediatonic foi praticamente um sucesso instantâneo! O jogo é simplesmente um dos mais divertidos, engraçados e desafiadores que eu joguei esse ano.

Com um visual bem colorido e lúdico, Fall Guys pertence ao gênero battle royale, mas um pouco mais descontraído. Os personagens são carismáticos e fofinhos. O objetivo do jogo é passar por várias provas de obstáculos junto com outros jogadores. Cada mapa comporta até 60 jogadores jogando ao mesmo tempo.

Quem consegue chegar à linha de chegada passa para a próxima fase. E a cada nova fase o mapa fica mais difícil. Sem falar que os seus concorrentes também podem atrapalhar você por te segurar ou até mesmo te arremessar para fora do circuito. É realmente um jogo muito divertido e que rende boas risadas (ou frustrações, depende do quão competitivo você é).

06. Final Fantasy VII Remake

Final Fantasy VII Remake
Um remake digno de respeito para os fãs de RPG

Os amantes de RPG certamente se lembram com muito carinho do jogo Final Fantasy VII, um verdadeiro fenômeno em 1997 que angariou uma legião de fãs. Eu me lembro com muita saudade de jogá-lo no PSOne, ainda na época das locadoras.

Pois bem, em 10 de abril de 2020 a Square Enix lançou o remake, com os gráficos atualizados para as novas gerações de consoles. Em Final Fantasy VII Remake os jogadores antigos vão encontrar tudo o que eles já viram há mais de duas décadas, mas melhorado.

Os gráficos estão lindos, os modelos tridimensionais bem naturais e verossímeis e a dificuldade está bem desafiadora, especialmente no modo Hard. Ao selecionar a dificuldade mais elevada o jogador precisa ter o timing perfeito para atacar, precisa saber equilibrar bem o seu time e saber usar a magia na hora certa. Se você é fã de jogos de RPG certamente não deve perder Final Fantasy VII Remake.

07. Ghost of Tsushima

Ghost of Tsushima
Um jogo cinematográfico e que te transporta para o Japão feudal invadido pelo império mongol

Lançado em 17 de julho de 2020, Ghost of Tsushima é quase como um filme interativo. As paisagens e a movimentação de câmera são absolutamente cinematográficas. O jogo até possui um modo fotografia, que permite ao jogador registrar os momentos mais lindos e impactantes do jogo. E realmente o que me impressionou neste jogo foram as paisagens e os cenários muito bem construídos.

Ghost of Tsushima retrata a primeira invasão do Império Mongol ao Japão feudal, no longínquo ano de 1274. Esse é um fato real da história, mas os personagens aqui são fictícios, como o general Khotun Khan. Na vida real, o responsável pela invasão foi Kublai Khan que, inclusive, é retratado na série original Netflix “Marco Polo”.

O jogo possui muitos pontos positivos, como um gameplay bem desafiador, um mundo aberto lindo e ótimo de se explorar, uma grande variedade de armas e uma série de missões extras que aumentam o tempo que você pode desfrutar da aventura. A trilha sonora também merece destaques, bem como o tempo super curto de loading.

08. Half-Life: Alyx

Half Life
O melhor jogo para dispositivos de realidade virtual

Em 23 de março de 2020 a desenvolvedora Valve lançou mais um título de sucesso da franquia Half-Life. O jogo Half-Life: Alyx foi lançado exclusivamente para plataformas de realidade virtual, como a Oculus Rift. E o jogo é bem inovador em suas mecânicas.

Por exemplo, você pode se apoiar em paredes para espreitar ou melhorar a precisão dos tiros, pode explorar o ambiente com as mãos e até mesmo improvisar durante os combates como você faria na vida real. Quem jogou o game diz que é o melhor título atualmente para realidade virtual, já que o game foi pensado justamente para isso.

Os gráficos também são ótimos. A história se passa entre o Half-Life 1 e 2. O protagonista se chama Alyx Vance e está na linha de frente da resistência da invasão alienígena. Pelos vídeos que eu vi é um jogo que eu gostaria muito de experimentar!

09. Resident Evil 3 Remake

Resident Evil 3 Remake
Um ótimo remake do sucesso da Capcom dos anos 1990

E eis que temos mais um remake para a nossa lista! A trilogia Resident Evil, lançada pela Capcom ainda para PSOne na década de 1990, foi um sucesso absoluto e foi incorporada à cultura pop.

Anos depois a empresa resolveu fazer um remake, com gráficos melhores e mais realistas. Mas, diferentemente de outros remakes, que seguem exatamente a história original, Resident Evil 3 Remake manteve apenas os personagens, o local e a essência do primeiro jogo. A história passou por mudanças significativas e que, em minha opinião, foram bem acertadas.

Foi bem legal retornar à Raccoon City, mas não para jogar o mesmo jogo de décadas atrás. O fato de ser um jogo diferente, com desafios diferentes, elevou muito a minha expectativa. Sem falar que manteve o suspense e a apreensão. Era inevitável tomar um susto uma hora ou outra. Se fosse o mesmo jogo com gráficos melhores, talvez todo esse clima de suspense e tensão tivesse ficado para trás.

10. The Last of Us Part II

the last of us
Este é com certeza um dos melhores jogos de 2020

Lançado em 19 de junho de 2020, The Last of Us Part II retorna ao mundo pós-apocalíptico devastado pelo fungo cordyceps. A jornada de Joel e Ellie no primeiro título da franquia foi arrebatadora e os fãs estavam ansiosos por uma continuação. E ela chegou como deveria ser.

Com uma trama bastante polêmica, a Naughty Dog colocou duas protagonistas no jogo que são, ao mesmo tempo, antagonistas uma da outra. Vivemos uma jornada espelhada em busca de vingança, repleta de ódio, violência, carnificina e momentos épicos e memoráveis.

The Last of US Part II foi, sem dúvida alguma, o meu jogo preferido do ano! Adorei a ousadia dos roteiristas e produtores do jogo, a curva de crescimento e mudança das personagens, bem como os gráficos, desafios, novas mecânicas e habilidades, enfim… tudo! Se você tem um PlayStation 4 ou 5 deve jogar esse game obrigatoriamente!

Conclusão

Sim, é bem difícil montar uma lista com os melhores jogos de 2020. São muitas opções de qualidade, que proporcionam horas e horas de diversão, entretenimento e também admiração. Histórias envolventes, gráficos cada vez mais realistas e mecânicas cada vez mais inovadoras.

Sei que deixei muitos títulos relevantes de fora, mas fazer o quê, eu só podia escolher dez! E acabei escolhendo aqueles com os quais eu mais me diverti e/ou que me deixaram no maior nível de hype. Espero que você tenha gostado e, se tiver algum outro jogo que você acha que merece entrar para essa lista, é só deixar aqui nos comentários.

Sobre o Autor

Avatar de Felipe Alencar
Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X