Por total acaso, me deparei com um perfil no Instagram que acredito que você, caro leitor, aficionado por games e tecnologia, vai gostar de conhecer. O perfil customps1, administrado por um homem chamado Alex, oferece um serviço bem específico: customização do PlayStation 1.
Diferentemente de outras empresas do mesmo ramo, que lidam apenas com customizações visuais, como a aplicação de skins ou pintura, o trabalho de Alex é algo mais meticuloso, que passa até por modificações físicas naquele que foi o primeiro console lançado pela Sony.
Ver essa foto no Instagram
Pelas postagens na conta no Instagram é possível ver inúmeras customizações do console, tanto opções do modelo fat, lançado em 1994, quanto também do PSOne, conhecido muitos no Brasil como “PS1 Baby”, lançado em 2000.
Ver essa foto no Instagram
No perfil há um link que direciona para um perfil no eBay em que o responsável pelas customs vende seus projetos. Na página, é descrito que o projeto começou como um hobby, mas acabou virando um empreendimento. Dada suas boas lembranças de infância com o PS1 ele resolveu focar justamente em customs dessa edição do PlayStation, que, segundo ele, aposta em personalizações de alta qualidade. Segundo seu perfil no eBay, 378 itens já foram vendidos e ele tem 100% de feedback positivo.
Pelas imagens, é possível notar que uma marca registrada dos seus projetos é a tampa superior transparente, permitindo ver o disco rodando, algo que remete a alguns modelos de CDs-Player. Falando em CD Player, no meio dos aficionados por áudio há uma grande procura pelo PS1 Fat para ser utilizado como um reprodutor de CDs.
Boa parte dos gamers já sabem que o PS1 é capaz de tocar músicas, mas o que muitos desconhecem é a qualidade do chip de áudio embarcado em algumas edições do console, como o modelo americano marcado como SCPH-1001 e também o SCPH-1002, voltado ao mercado europeu e australiano.
No vídeo abaixo, é possível ver uma dessas unidades do PlayStation funcionando em conjunto com um reciever da Yamaha.
Essa faixa de consumidores que desejam utilizar o PS1 como CD-Player são atendidos pelo trabalho de Alex. No vídeo abaixo, há uma unidade do console, customizada por ele, sendo usada para a reprodução de áudio.
Ver essa foto no Instagram
Também consegui encontrar no Reddit o post de uma pessoa que comprou um PS1 customizado por Alex e integrou em seu espaço para audição de música.
Ainda sobre seus projetos voltados para os aficionados por áudio, em um post, o customizador mostrou um PS1 fat com um pequeno painel LCD no PS1 SCPH-1001. Como ele mesmo destaca no post, a telinha não tem o objetivo de ser um painel para que o usuário fique olhando os games, o projeto tem a finalidade de permitir olhar a ordem de reprodução das faixas sem a necessidade de estar conectado a uma TV.
Ver essa foto no Instagram
Destaco também outra custom que me chamou muita atenção no trabalho de Alex, um PS1One com uma bateria integrada. Aliado à tela LCD, acessório oficial lançado para o console, ele conseguiu desenvolver uma solução realmente móvel para utilizar o console. Ele diz no post que esse é um projeto pessoal, ele utiliza esse PS1 e menciona que adicionou um limitador de tensão e que o console tem funcionado muito bem.
Ver essa foto no Instagram
O que achou das custom? Bem diferente do habitual, né? Comente abaixo.
Deixe seu comentário