O que são os super apps? Conheça alguns exemplos

O que são os super apps? Conheça alguns exemplos

Os Super Apps estão se tornando uma tendência no cotidiano do uso de aplicativos em smartphones, e eles prometem trazer uma nova forma de interação. Seu principal objetivo é unir diversas funções e atividades online em apenas uma plataforma, economizando assim tempo e espaço de armazenamento no aparelho.

Hoje em dia eles já estão sendo muito usados em alguns países como China, Coreia do Sul e Indonésia, mas aos poucos estão chegando a outros mercados, como aqui no Brasil. Entenda melhor o que são esses Super Apps e suas vantagens.

Leia também:

WhatsApp lança função de compras de supermercado direto do aplicativo
Netflix é campeã em satisfação entre os apps de streaming no Brasil, revela pesquisa

O que são os Super Apps?

Super Apps

Os Super Apps são aplicativos que unificam diversos serviços em um só. Ou seja, o usuário poderá realizar várias tarefas a partir de uma mesma plataforma e essas tarefas não são necessariamente relacionadas entre si. São serviços diferentes como pagar um boleto e fazer uma compra online, ou pedir um táxi e conversar com outras pessoas.

A ideia é que o usuário possa realizar essas atividades instalando apenas um aplicativo para economizar espaço no smartphone e também tempo já que vai usar a mesma conta e a mesma experiência sempre.

Ou seja, qualquer aplicativo comum pode se tornar um Super App contanto que ele comece a incorporar outros aplicativos dentro dele. Um grande exemplo disso é o WeChat, que é considerado o primeiro Super App do mundo. Ele é um aplicativo chinês que começo apenas como um mensageiro, como o WhatsApp. Porém aos poucos ele começou a incorporar outros serviços e hoje em dia é possível, além de conversar, também fazer compras, pedir delivery, enviar e receber dinheiro, fazer reservas em hotéis, pedir um táxi e até mesmo marca consultas médicas, entre outras coisas.

Por isso, essa é a diferença principal entre um app e um Super App: o Super App oferece uma grande quantidade de serviços enquanto um app normal tem apenas um serviço principal.

Alguns exemplos de Super Apps no Brasil

Super Apps

Hoje em dia ainda não existem muitos Super Apps, porém alguns já se destacam, principalmente aqui no Brasil.

Um exemplo é o Super App da Magalu, que começou apenas como um aplicativo de compras online, como uma verdadeira loja de departamento dentro do celular, e que passou a integrar mais serviços como o de pagamento único através do MagaluPay, que permite que usuários possam realizar algumas transações financeiras, como uma carteira digital.

Outro grande exemplo é o Mercado Livre, que funciona como uma plataforma para compras e vendas online mas que conta também com um sistema de pagamento próprio através do Mercado Pago e até logística de entrega pelo Mercado Envios. Além disso, ele também tem funções para criação de lojas virtuais com o Shops.

Um dos Super Apps mais completos atualmente é o Rappi, que já foi lançado com o intuito de reunir diferentes serviços em uma mesma plataforma. Ela se consolidou primeiro pelo sistema de delivery de restaurantes, encomendas e compras de mercado e farmácia. Depois, começo a integrar também serviços autônomos em sua plataforma, como de manicure, manutenção doméstica, massagem, entre outros. Recentemente a Rappi anunciou o lançamento de um banco digital próprio, com linha de crédito.

Ainda há algumas discussões a respeito do WhatsApp, já que muitos já o consideram como um Super App pode causa do seu sistema de vendas e transações monetárias, enquanto outros ainda acreditam que ele está apenas caminhando para esse destino.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X