O que são os bots do Telegram?

O que são os bots do Telegram?

O Telegram é um dos aplicativos de mensagens mais completos do mercado. E uma das funções que mais encanta os usuários do mensageiro são os bots do Telegram. E não é para menos. Os bots facilitam muito o uso diário do aplicativo, realizando funções mecânicas e pré-programadas.

Neste artigo nós iremos ver o que são os bots do Telegram, o que eles fazem, como instalá-los e quais os mais utilizados pelos usuários. Então vamos começar!

Leia também
Telegram ganha mais de 70 milhões de usuários devido a queda do WhatsApp
Como transferir figurinhas do Telegram para o WhatsApp

O que é um bot do Telegram?

Bot, em inglês, é a abreviação da palavra robot, que significa robô. Então, o bot do Telegram é como se fosse um robô programado para executar automaticamente uma determinada função/tarefa.

Tecnicamente falando, os bots nada mais são do que scripts executados dentro do Telegram. Ou seja, são pequenos programas que rodam dentro do mensageiro. E por quem os bots são criados?

Apesar do que muita gente pensa, os bots do Telegram não são criados pelos desenvolvedores do aplicativo. É verdade que o Telegram possui alguns bots oficiais. Mas a maioria esmagadora foi criada por desenvolvedores de terceiros, através da Bot API. Trata-se de uma interface de programação que permite aos desenvolvedores terem acesso a partes mais profundas do programa, que estão escondidas do usuário comum.

o que é um bot do telegram

O que os bots do Telegram podem fazer?

Os desenvolvedores podem programar os bots para fazer basicamente qualquer coisa que seja possível dentro de um ambiente virtual e dentro do Telegram. Veja alguns exemplos:

  • Enviar notificações e notícias personalizadas: diversos veículos de comunicação possuem canais no Telegram, onde publicam suas notícias também. Existem bots que enviam notificações sempre que uma notícia relevante ou de determinado assunto é publicada.
  • Integração com outros serviços: você pode integrar o Telegram com outros serviços, como Gmail, IMDB, Wikipédia, YouTube e outros através dos bots.
  • Aceitar pagamentos de outros usuários: se você tem uma loja virtual, pode usar bots que recebem pagamentos por produtos ou serviços.
  • Ferramentas personalizadas: você pode instalar bots para funções bem específicas, como por exemplo, alertas de previsão do tempo, traduções, formatações de texto, enquetes e outros serviços.
  • Criação de jogos single player ou multiplayer: sim, com os bots do Telegram é possível também criar jogos. Por se basear em HTML5, os bots podem criar desde games simples, como quebra-cabeça e fliperama até jogos um pouco mais complexos, como FPS e jogos de estratégia.

Como deu para perceber, é possível fazer uma porção de coisas com os bots do Telegram. Tudo depende da sua criatividade ou necessidade dentro da plataforma de comunicação.

Como os bots funcionam?

Como já explicamos nos parágrafos anteriores, os bots do Telegram são como pequenos programas escritos em HTML5. E esses programas agem como usuários especiais que não precisam de um número de telefone para usarem o Telegram. Existem duas maneiras pelas quais você, usuário, pode interagir com um bot:

  1. Abrindo um chat com o bot e enviando mensagens e comandos. Você também pode adicioná-los a grupos.
  2. Enviando solicitações direto do campo de entrada. Basta digitar @nome_do_bot e escrever o comando.

A segunda opção permite que o bot do Telegram envie conteúdo diretamente para um chat, canal ou grupo. Sempre que você envia uma mensagem, comando ou solicitação para um bot, o software envia o comando para os servidores do Telegram. Os servidores, por sua vez, tratam de criptografar a mensagem e depois enviá-la para a API do Telegram.

como os bots do telegram funcionam

Como os bots se diferem dos humanos?

No tópico anterior eu expliquei que os bots do Telegram são como usuários especiais. Mas como eles se diferenciam dos humanos? Bom, por questões de segurança, foram impostos vários limites para os bots. Veja alguns deles:

  • Bots não possuem status online e nem informam a última vez que “viram” o aplicativo. Ao invés disso, a interface mostra a etiqueta “bot”, para deixar claro de que se trata de um robô.
  • Bots possuem limite de armazenamento na nuvem. Mensagens são removidas do servidor tão logo sejam processadas.
  • Bots não podem iniciar conversas com os usuários. O usuário precisa, necessariamente, adicioná-lo a um grupo/canal ou enviar uma mensagem para ele primeiro.
  • Os nomes de usuários dos bots sempre vão terminar com o sufixo “Bot”. Exemplo: GitHub_bot ou Gmail_bot.
  • Quando adicionados a um grupo, os bots não recebem todas as mensagens por padrão.
  • Bots nunca comem, dormem ou reclamam (a menos que tenham sido programados para isso).

Os bots são seguros?

Sim, os bots do Telegram são seguros. Na verdade, eles devem ser tratados como qualquer usuário humano. Eles podem ver o seu nome de usuário, o nome público e as fotos do perfil. Além disso, eles podem ver apenas as mensagens que você envia para ele. Importante dizer que eles não podem ver o seu número de telefone. No entanto, existem alguns bots que precisam dessa informação para poderem funcionar corretamente.

Ao interagir com um bot é necessário ter bom senso. Nunca forneça senhas, códigos do Telegram ou informações bancárias. Os bots nunca vão pedir tais dados. Além disso, muito cuidado com os arquivos enviados por bots.

Se um bot do Telegram enviar um arquivo suspeito, tal como clique-aqui-e-me-abra.exe, ligue o sinal de alerta e não clique no link. Esse bot provavelmente está exercendo alguma atividade maliciosa que pode pôr em risco os seus dados e privacidade. Portanto, a regra de ouro aqui é ter bom senso.

Outra dúvida muito comum que os usuários possuem é se os bots leem todas as mensagens dos grupos nos quais estão inseridos. E a resposta é não. Por padrão, os bots são programados para lerem apenas as mensagens direcionadas a eles. Mas, em alguns casos, para executar sua função, os bots precisam ler todas as mensagens do grupo.

Se quiser saber se um bot pode ou não ler todas as mensagens de um grupo do Telegram, abra a lista de membros e procure pelo nome do bot. Se ao lado tiver a frase “não tem acesso às mensagens” é porque ele está com a configuração padrão e só enxerga as mensagens enviadas para ele.

Se o seu grupo contém informações muito confidenciais, sugiro que você não instale nenhum bot com permissão de ler todas as mensagens.

Vantagens dos bots do Telegram

É incrível a quantidade de funções e de interações que os bots podem ter. De fato, em muitos aspectos eles são únicos. Abaixo listei algumas formas de interação com os bots do Telegram que só enriquecem o uso deste aplicativo de mensagens.

Inline mode

O “Inline mode” permite que o usuário interaja com o bot diretamente do campo de entrada de texto. Basta abrir um chat com o bot e enviar uma mensagem com a seguinte estrutura simples:

Nome de usuário do bot + a consulta desejada.

Por exemplo, digamos que eu esteja interagindo com o bot @sticker. Para solicitar um adesivo basta eu digitar a seguinte mensagem:

@sticker emoji apaixonado

Pronto. O bot vai retornar diretamente no chat o resultado da sua consulta. Neste caso são diferentes adesivos de personagens apaixonados. Essa é uma forma simples e rápida de solicitar conteúdo de seu bot, seja em chats privados, canais ou grupos.

Comandos

Os comandos são uma outra forma de interagir com seu bot. Esta é uma maneira mais inteligente e flexível. Para usar um comando você sempre deve começar com o caractere “/”. Por exemplo: /command.

Todo comando deve começar com / e não pode ultrapassar os 32 caracteres. Você pode usar letras, números e underlines na sintaxe dos comandos.

Sempre que você iniciar uma frase com a barra (/) o Telegram mostrará uma lista de comandos suportados por aquele bot. Se houver mais de um bot em grupo, por exemplo, você pode colocar o @ do bot depois do comando. Dessa forma você evita confusões.

Comandos globais

No entanto, há alguns comandos que são globais, ou seja, estão presentes em todos os bots (ou em quase todos). São eles:

  • /start: esse comando inicia a interação com o bot. Ele pode, por exemplo, enviar uma mensagem de boas vindas. Esse comando também é usado na primeira vez que você interage com um bot para passar informações adicionais que talvez sejam necessárias.
  • /help: o comando ajuda pode retornar um pequeno texto informando o que o bot faz ou uma lista de comandos possíveis. Ou as duas coisas juntas.
  • /settings: esse comando não é aplicável a todos os bots. Mas quando é aplicável ele permite que você faça as configurações necessárias para o correto funcionamento do bot.

Plataforma de pagamentos

Você sabia que alguns bots aceitam pagamentos? Pois é, e isso ficou ainda mais fácil depois que o Telegram lançou a plataforma “Payments 2.0”. Veja algumas das possibilidades que os bots podem fazer relacionadas a pagamentos:

  • Enviar faturas para qualquer chat, incluindo grupos e canais;
  • Criar faturas que podem ser encaminhadas e usadas por vários compradores;
  • Mostrar produtos e serviços para clientes usando o Inline Mode;
  • Aceitar pagamentos de clientes tanto em aplicativos móveis quanto em desktops;
  • Criar uma vitrine virtual em um canal do Telegram;
  • Dentre outras inúmeras funções.

Plataforma de games

Os bots do Telegram também podem ser usados para a construção de jogos. Por usar como base o HTML5, é possível construir jogos single player e também multiplayer. No caso dos jogos multiplayer, o bot ainda monitora qual a pontuação de cada jogador, montando um ranking dentro de cada chat onde o game é jogado.

O HTML5 permite que sejam feitos desde jogos simples, como puzzles até games de tiro em primeira pessoa e jogos de estratégia em tempo real. Alguns exemplos de jogos bem simples são o Math Battle, Lumberjack e Corsairs.

Diferentes tipos de teclados

Os bots do Telegram podem entender a linguagem humana facilmente. No entanto, às vezes se faz necessário a presença de um teclado tradicional para a entrada de informações. E é aqui onde entram os teclados personalizados dos bots.

Sempre que você interagir com um bot, ele pode apresentar um teclado especial com respostas pré-definidas, de acordo com o contexto. Tocar em qualquer um dos botões desses teclados personalizados enviará automaticamente o comando específico para o bot. Dessa forma, a interação entre humano e máquina fica absurdamente simples.

Veja abaixo alguns exemplos de teclados personalizados. Atualmente eles oferecem suporte para textos e emojis nos botões.

Teclados embutidos e atualizações imediatas

Há ainda os teclados embutidos e as atualizações imediatas. Eles existem para que você possa fazer algumas ações sem enviar nenhuma mensagem para o chat. Um bom exemplo é quando você está alterando as configurações do bot, ou navegando por entre os resultados de uma consulta.

Diferentemente dos teclados personalizados, que falamos no tópico anterior, os teclados embutidos não retornam respostas para o chat. Eles dão suporte a botões que trabalham nos bastidores. Veja alguns exemplos abaixo:

Modo privacidade

Como já falamos exaustivamente ao longo desse artigo, os bots do Telegram são frequentemente adicionados a grupos de bate-papo. E sempre surge aquela dúvida com respeito à privacidade e segurança de nossos dados e conversas. Já explicamos aqui neste artigo que os bots são seguros. Mas agora vamos falar do que garante essa segurança: o modo privacidade.

Um bot que está rodando no modo privacidade não vai receber todas as mensagens enviadas ao grupo. Apenas as que forem direcionadas a ele. Veja todas as informações as quais ele tem acesso:

  • Mensagens que começam com uma barra “/” (que são as que iniciam comandos);
  • Respostas às mensagens do bot;
  • Mensagens de pessoas adicionadas ou removidas do grupo;
  • Mensagens de canais dos quais é membro.

O modo privacidade é benéfico para o próprio aplicativo. Pois, dessa maneira, os servidores não precisam processar milhares de mensagens diárias que não tem qualquer relevância para o bom funcionamento dos bots.

Mas, é claro, que existem os bots que podem ler todas as mensagens. Isso acontece quando os bots são adicionados como administradores nos canais ou grupos. Só faça isso nos casos em que isso for totalmente necessário.

Sugestões de bots para o Telegram

bots do Telegram

Confira abaixo algumas sugestões de bots muito úteis que você pode adicionar à sua conta do Telegram.

  • Transcriber (@Transcriber_bot): a função desse bot é particularmente útil. Ele transcreve mensagens de áudio em texto. Basta configurar o idioma e pronto. Se você não gosta de mensagens de áudio esse bot é fundamental.
  • RastreioBot (@RastreioBot): esse é útil para quem faz muitas encomendas pelos Correios. Você insere o código de rastreio e o bot te atualiza sempre que houver alguma mudança no status do pacote. É possível também ver o histórico de pedidos e escrever uma descrição para eles, para deixar tudo mais organizado.
  • ReceitaFederalOficial (@ReceitaFederalOficialBot): Precisa regularizar a situação do seu CPF? Atualizar os dados, consultar informações ou pedir segunda via? Esse bot oficial da receita federal pode ser muito útil, então.
  • Wikipedia Search (@wiki): eu também gosto desse bot. Ele permite que você envie qualquer verbete da Wikipédia em qualquer chat. Basta digitar @wiki, escolher o idioma, definir o termo a ser pesquisado e enviar a mensagem. Bem útil para quando você quer mostrar a definição de algo ou mostrar quem foi alguma personalidade ou momento histórico.
  • Feed Reader Bot (@FeedReaderBot): se você é old school com certeza se lembra dos Feeds RSS. Era uma ótima maneira de acompanhar as atualizações de um site. Embora eles tenham caído em desuso, ainda tem gente que usa (eu incluso). Esse bot do Telegram te mantém atualizado sobre os seus sites preferidos sem que você precise abrir um outro serviço de visualização, como o Feedly, por exemplo.
  • Exchange Rates (@ExchangeRatesBot): esse bot aqui consulta as taxas de câmbio de diferentes moedas. Depois que você digita os códigos de cada moeda ele mostra a variação mais recente e faz a conversão entre valores. Por exemplo, ele pode mostrar quanto está valendo 1 dólar em real.
  • Skeddy (@SkeddyBot): este é um bot para lembretes. Se você é muito esquecido este bot pode ser muito útil. Basta definir uma mensagem de lembrete, com dia e horário. Com isso, o bot vai te mandar uma notificação com a mensagem no dia e horário escolhido.
  • Movies Tracker (@movieS4Bot); eu sou um amante de filmes, então não poderia deixar de indicar esse bot. Ele permite que você tenha informações sobre qualquer filme, tais como enredo, elenco, críticas e notas. Ele puxa as informações do banco de dados do IMDb, que é um dos maiores banco de dados sobre filmes do mundo.
  • URL Shortner Bot (@LinkGeneratorBot): se você precisa encurtar links com frequência, esse bot pode agilizar o seu serviço. Esse bot é integrado aos serviços Bitly e Tinyurl, que são os mais usados para encurtar links. A diferença é que você não precisará acessar esses serviços. Pode fazer tudo direto do Telegram.
  • File Converter Bot (@newfileconverterbot): como o nome já deixa bem claro, esse bot pode converter formatos de arquivos. Ele suporta áudios, documentos de textos, vídeos e imagens. Também muito útil e prático de usar.
  • Drop Mail Bot (@dropmailbot): a tarefa desse bot é bem simples. Ele se encarrega de criar um e-mail temporário para você. Muito útil nos casos de você querer testar um serviço mas não quiser colocar o seu e-mail verdadeiro nele.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X