O termo Backdoor é muito comum na área de computação, porém como é algo relacionado principalmente a administradores e empresas de software, não é tão conhecido assim pelos usuários comuns.
Por isso, hoje vamos explicar um pouco o que significa backdoor, sua importância e também como pode ser usada de forma criminosa por hackers.
Leia também:
Huawei acusada de pressionar empresa americana a instalar backdoor
Novo backdoor em roteador da D-Link mostra como a companhia não é muito chegada a segurança
O que é um backdoor?
Um backdoor inicialmente não é exatamente algo ruim, pelo contrário. Ele foi pensado justamente para facilitar a vida do administrador na hora de resolver alguns problemas ou até mesmo fazer uma manutenção no sistema. O backdoor na verdade é uma porta de acesso não documentada de um software ou um sistema, e por isso é protegido por nome de usuário e senha que já estão dentro do código, ou seja, não dá para mudar.
O problema é quando um hacker tem acesso a ele. Isso significa que ao invés do administrador, é alguém de fora e com intenções criminosas que conseguem entrar nessa porta de acesso para obter informações de uma forma ilícita, como durante espionagens.
O backdoor geralmente não tem um uso notável para os usuários comuns, e só as fabricantes do software que acessam ele para melhorar ou mudar algo no programa. Só que além de conseguir explorar esse acesso, alguns hackers ainda conseguem instalar um backdoor próprio em um sistema, o que permite que eles tenham acesso sempre que quiserem.
Quando isso acontece, o malware que é instalado é chamado de Trojan de acesso remoto ou RAT, que é a sigla em inglês. A partir dele, o hacker pode inclusive instalar outro malwares ou simplesmente roubar informações do usuário.
É justamente aí que entra o perigo para a privacidade, já que ele consegue ter acesso a todos os dados naquele sistema, e pode usá-los para fraudes, espionagens ou até mesmo sequestro, como os ransomwares.
Como se proteger contra esses tipos de ataques?
Infelizmente não tem como estar completamente protegido contra esse tipo de ataque, porém há sim alguns cuidados que podem ser tomados para evitar que isso aconteça. É importante lembrar que esse tipo de técnica criminosa vai mudando com o tempo, então eles vão conseguindo formas diferentes de infectar as máquinas e os sistemas.
O primeiro passo é ter um bom antivírus. Pode parecer básico, mas muitas pessoas não acreditam muito na eficácia de um bom antivírus. É importante que ele seja capaz de identificar e até mesmo impedir os malwares como trojans, spywares, rootkits e cryptojackers. Isso faz com que ele possa identificar esses elementos de forma rápida e impedir que o backdoor seja criado.
Outro sistema de proteção que também é eficaz nessa defesa é o firewall. Eles são essenciais já que conseguem ter acesso a tudo que entra e sai no seu computador, conseguindo assim impedir a entrada de elementos perigosos. Caso alguém que não faça parte da sua rede esteja tentando se infiltrar no computador, o firewall que é responsável por detectar isso e impedir que aconteça. Ele também impede que um aplicativo tente enviar dados para uma rede desconhecida.
Além desses programas de proteção, o próprio usuário também precisa tomar alguns cuidados básicos para evitar um ataque por backdoor. Geralmente eles estão disfarçados de programas, arquivos, aplicativos que parecem inocentes e que prometem uma diversidade de funções. Geralmente são gratuitos e baixados em sites livres. As vezes é possível até mesmo que ele venha junto com o aplicativo real, sendo instalado os dois sem que o usuário perceba.
Por isso é importante só fazer download de locais seguros, sejam os sites oficiais das empresas responsáveis pelos programas, ou lojas oficiais de grandes marcas, como da Microsoft. É importante evitar a todo custo baixar coisas de sites piratas.
Também é muito importante manter o seu sistema operacional sempre atualizado, já que cada atualização traz correções de segurança que impedem que os hackers encontrem brechas no sistema. E, por fim, usar um gerenciador de senhas pode ser uma boa ideia, já que eles conseguem criptografar esses acessos com segurança, tornando muito mais difícil com que um hacker consiga entrar na rede.
Deixe seu comentário