WhatsApp: em breve não será mais possível tirar print da foto de perfil

WhatsApp: em breve não será mais possível tirar print da foto de perfil

A última atualização beta do WhatsApp para Android introduziu uma novidade que promete aumentar um pouco mais a privacidade no mensageiro. Agora, ao tentar fazer captura de tela das fotos de perfil dos contatos, os usuários se deparam com uma restrição. Essa função visa reforçar a segurança, dificultando a cópia e distribuição indevida das fotos, reforçando assim as medidas de privacidade na plataforma.

Leia também
WhatsApp vai mostrar prévia do Status como miniatura, como acontece no Instagram
Interoperabilidade: WhatsApp vai receber mensagens do Telegram e outros apps em breve

Impossibilidade de tirar print da foto de perfil

Vale lembrar que o mensageiro já havia implementado medidas para evitar que isso acontecesse. Há aproximadamente cinco anos, o WhatsApp retirou do aplicativo a funcionalidade de baixar diretamente as fotos de perfil alheias. Contudo, essa ação mostrou-se pouco eficaz, visto que os usuários podiam simplesmente aumentar a foto e fazer a captura de tela. Nada muito dificultoso para qualquer tipo de usuário.

Porém, na nova atualização, versão 2.24.4.25, ainda em teste beta, a tentativa de screenshot na tela de perfil é bloqueada, surgindo uma notificação que impede a captura por motivos de segurança, alertando que o app não permite essa função.

A prática de bloquear prints de tela não é exclusiva do WhatsApp. Outras aplicações, incluindo apps bancários e de verificação, já adotam essa medida para evitar o compartilhamento não consentido de conteúdo. Entretanto, essa restrição não assegura completamente a privacidade das fotos de perfil, pois ainda é possível capturar a imagem utilizando um segundo aparelho. Sim, nada impede de alguém tirar uma foto da foto de perfil.

WhatsApp cada vez mais focado em privacidade

Tela das configurações do WhatsApp Web com campo para nome de usuário

Adicionalmente, o WhatsApp está desenvolvendo novas funcionalidades focadas na privacidade de seus usuários. Uma dessas novidades inclui a opção de configurar um perfil “público”, apresentando um nome e foto diferentes para aqueles que não estão salvos na agenda de contatos.

Outra funcionalidade em desenvolvimento é a criação de um nome para o perfil, permitindo aos usuários interagirem sem a necessidade de compartilhar seus números telefônicos. Trata-se de uma função semelhante ao que já existe no Telegram, por exemplo.

Dentre as funcionalidades de privacidade já implementadas, destacam-se as conversas protegidas, que exigem autenticação do usuário, seja por senha ou biometria, para serem acessadas. Esta segurança já está disponível nos sistemas Android e iOS e será expandida para a versão web em breve.

Fonte: WABetaInfo

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X