O que é o aplicativo Pinterest?

O que é o aplicativo Pinterest?

Você certamente já ouviu falar em Pinterest, certo? Ela é uma rede social que destoa um pouco de outros tipos como do Instagram ou Facebook. Isso porque suas postagens são basicamente de imagens, sem muitas legendas, e oferece um mundo de opções de ideias e referências visuais para diversos assuntos.

No Pinterest, você pode usar o mecanismo de busca como no Google, porém ao invés de encontrar resultados escritos, ele te mostra diversas imagens relacionadas a que você pesquisou. Ao clicar em uma, existem ainda diversas outras opções abaixo dela relacionadas a ela.

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O que significa Pinterest?

Pinterest

Para começar a entender o que é o Pinterest, é interessante entender a história por trás do nome dessa rede social. Antigamente, quando a internet ainda não fazia parte do dia a dia das pessoas, era muito comum que elas folheassem revistas a procura de alguma inspiração e imagens que interessasse para decorações, projetos ou até mesmo coleções.

Quando isso acontecia, elas recortavam a imagem da revista e a pregavam em um quadro usando um alfinete. Daí o nome PIN, que é alfinete em inglês. Eles então uniram as palavras PIN com INTEREST (interesse, em inglês), e formaram o nome Pinterest. Bem interessante, não é mesmo?

Como acessar o Pinterest

app pinterest

Uma parte bem interessante do Pinterest é que ele pode ser acessado de diversas formas, tanto pelo computador quanto pelo smartphone de forma rápida e prática. A forma mais comum pelo computador é acessando o site da plataforma. O site conta com todas as ferramentas e pode ser acessado por qualquer navegador, em qualquer aparelho, seja computador, smartphone ou tablet. Se quiser dar uma olhada, é só clicar aqui.

Outra forma de acessar o Pinterest é através do aplicativo do serviço no Windows. No computador é possível instalar o aplicativo do Pinterest, que é oferecido pela Microsoft Store. Uma forma fácil de chegar a ele é indo nas opções do Pinterest pelo site, que ficam na setinha ao lado do símbolo do seu perfil no canto superior direito. Você verá a opção “Instalar o aplicativo no Windows”.

Já para smartphone, o aplicativo pode ser encontrado tanto para Android, clicando aqui, quanto para iOS, clicando aqui. O uso nos aplicativos é bastante intuitivo e uma experiência bem parecida com a do site, então não tem erro! Assim você pode encontrar seus pins em qualquer lugar a qualquer hora.

Fazendo login no serviço

login no pinterest

O Pinterest não é um serviço pago, o que significa que criar uma conta é gratuito. Ao entrar no aplicativo, é preciso colocar seu e-mail, criar uma senha e colocar a sua idade para iniciar esse cadastro. Se preferir uma forma mais fácil, é possível utilizar as credenciais da sua conta no Facebook ou no Google.

Durante a criação da conta ele vai perguntar com o que você se identifica e seus interesses para que o conteúdo exibido tenha mais a sua cara. Também é possível escolher o seu idioma e o seu país ou região. Com a conta criada, é possível acessar todos os recursos do site ou do aplicativo.

Visão Geral do Pinterest

Visão Geral do Pinterest

O Pinterest é um lugar onde você vai encontrar inspirações de qualquer coisa que imaginar. Seja de looks, de atividades para fazer com a família ou com crianças, de desenhos, receitas, decorações, artistas, visuais, paisagens, jogos, lugares, entre milhares de outras coisas.

Sua página inicial sempre mostrará imagens relacionadas ao seu interesse ou relacionadas às suas pesquisas anteriores. No site é possível inclusive ter acesso a aba “Hoje”, onde eles revelam alguns destaques como “Novidades do mundo da moda”, ou “Receitas para levar pra rotina” ou “Frases pro seu dia”. Ao rolar a página, você terá também destaques de dias anteriores.

Existe ainda a barra de pesquisa, acessada no aplicativo pelo símbolo da lupa, que é onde você encontrará exatamente o que procura. Um detalhe bem interessante do Pinterest é que ele te dá sugestões em cima do que você está pesquisando para facilitar ainda mais a busca. Só ao clicar na barra, ele já mostra sugestões de pesquisas como “Destaque para compras”, “Ideias para você” e “Populares no Pinterest”, caso você não tenha ideia do que procurar.

Ao fazer uma pesquisa, como por exemplo “receitas”, ele vai te mostrar duas opções de abas de resultados. A primeira é a que é aberta automaticamente, que é a “Explorar”. Ali você encontrará os pins (as imagens postadas), vídeos, e até mesmo perfis que são dedicados a passar receitas.

Já na aba “Comprar”, o Pinterest te mostrará as opções de produtos relacionados a sua pesquisa que estão à venda como, por exemplo, livros de receitas. Ao lado da barra de pesquisa você pode escolher limitar os resultados para mostrar um tipo de conteúdo como, por exemplo, apenas vídeos.

No site é possível ter acesso também no símbolo do sininho, que é onde ficarão suas notificações, que são atividades recorrentes da rede social e de pessoas que interagem nela. Você poderá ver se uma imagem sua que você salvou em uma das suas pastas foi salva por outra pessoa também, e a depender do interesse de vocês em comum, vale a pena dar uma olhada nas pastas dela também.

Criando pastas e pins na plataforma

Criando pastas

Pin é o nome dado às imagens que são postadas no Pinterest. Você pode fazer upload de uma imagem e salvar ou até mesmo criar pastas com um tema específico e ou upar seus próprios pins para ela ou salvar dos pins pesquisados no próprio Pinterest.

Para criar a pasta é muito fácil. Clique no seu perfil que fica ao lado do balão de mensagens no canto inferior do aplicativo e no superior direito do site. Em seguida selecione o sinal de + que fica no lado direito da tela. Então você tem que escolher se vai criar um Pin ou uma Pasta. Selecione Pasta.

Em seguida é hora de dar o nome a pasta, e pode ser o que você quiser e que tenha a ver com o conteúdo que você vai salvar nela. Por exemplo, “Criaturas” se você quer salvar imagens de criaturas do mundo da fantasia. Há ainda a opção de manter a pasta secreta, e nesse caso só você e as pessoas que você convidar poderão ver a pasta e seu conteúdo.

Logo quando você cria a pasta, ele já te dá algumas sugestões de imagens para salvar nela. Você pode escolher algumas ou não, fica ao seu critério, depois é só clicar em “Feito”.

Agora é hora de adicionar pins na sua pasta. Volte a página inicial e faça buscas relacionadas ao que você quer colocar nela. Isso pode ser feito a qualquer momento e sempre que você quiser, não precisa ser necessariamente após criar a pasta.

crias pastas

Quando você encontra uma imagem (pin) que interessa, clique nela para abrir em tamanho maior. Quando você fizer isso, ele vai te dar a opção de Salvar, que fica em um botão vermelho, e assim que você clica, já escolhe em qual das suas pastas você deseja salvar, caso tenha criado mais de uma. Ah, e caso você queira criar uma nova, tem a opção ali mesmo.

Nessa página de cada pin também é possível ver o perfil de quem postou originalmente e você pode segui-lo para ficar por dentro das postagens futuras ou até mesmo conferir todas as postagens feitas até o momento.

Cada pin também pode estar ligado a um link externo, que normalmente é um site de onde ele foi pego ou como integração para outro local. Além disso, também é possível deixar um comentário na foto ou ler os que já foram postados por outras pessoas.

Ao descer mais a página, existe a galera “Mais como este”, que mostra imagens de outros pins que são semelhantes ao que você este vendo no momento.

Papel do Pinterest no marketing digital

Pinterest no marketing digital

O Pinterest começou como uma rede social, porém hoje em dia ela vai além disso. Por isso, tornou-se o primeiro mecanismo de busca visual do mundo. Isso significa que cada vez mais pessoas que queiram ter uma referência visual de algo correm para o Pinterest. Além de mostrar imagens diferenciadas e cada vez mais diversas, ele tem uma busca muito inteligente que ajuda no processo.

Por isso, ele pode se tornar uma ótima ferramenta de marketing digital para empresas. Inicialmente o Pinterest foi feito apenas para trocar imagens, mas hoje em dia ele reconhece esse potencial, tanto que é possível criar uma conta de negócios na rede e até mesmo oferece produtos a venda por lá.

Ao criar uma conta business, a rede faz algumas perguntas como por exemplo o nome da sua empresa e o tipo de negócio que você representa. Existem várias opções como prestador de serviços, instituição ou ONG, loja de varejo local, serviço local, marketplace, entre muitos outros.

Pinterest no marketing digital

É possível que você adicione o link para o seu site, se tiver, e até mesmo integrar com outras redes sociais para que o cliente que te encontre no Pinterest possa ter acesso a elas. A empresa também ganha algumas ferramentas para se aproveitar dessa parceria.

Um deles é o botão Salvar para os sites. Isso ignifica que se você tem um site da sua empresa, um visitante poderá escolher uma ou mais imagens e, através desse botão, salvá-las diretamente na pasta do Pinterest. Quanto mais pessoas salvam suas imagens no Pinterest, mais chance que elas cheguem a mais e mais usuários.

Rich Pins, ou Pins Avançados, é outra ferramenta interessante. Com ela, você pode adicionar outras informações nas suas imagens além de título, legenda e link que já podem ser adicionados em pins comuns. É com esse recurso que pins com produtos ganham informações de preço, disponibilidade em tempo real e link de compra, por exemplo.

Em pins de receita é possível adicionar ingredientes, tempo de cozimento e porções, e até mesmo pins de aplicativos podem incluir um botão para instalar diretamente no smartphone sem precisar ir até a loja virtual.

Outra ferramenta bem legal é o Pincode. É um código que parece um código QR e que você pode imprimir e colocar em locais físicos como em folhetos, cartões de visita, embalagens, folders, entre outros. O cliente que tiver interesse só precisará abrir o aplicativo do Pinterest no smartphone e fazer a leitura do código. Ele será automaticamente direcionado para o perfil da sua marca ou até para uma pasta específica.

Empresas que já fazem bastante sucesso por lá

empresas

Algumas empresas conhecidas já utilizam e se aproveitam dos bons resultados do Pinterest há algum tempo, como é o caso da Natura. Ela criou o perfil Maquiagem Natura para conteúdo específico sobre essa área dos seus produtos. Lá ela oferece dicas de maquiagens para diversas situações, tipos de peles, tipos de maquiagens, entre outras.

Outra rede bem conhecida por lá é o Tastemade Brasil. Receitas são muito procuradas no Pinterest, e por isso o perfil da empresa é tão popular e queridinho. Lá eles oferecem uma diversidade de receitas, seja aquelas inspiradas em séries, de um tipo específico como sanduíches, as receitas comentadas, entre outros.

A Imaginarium é conhecida por trazer produtos exclusivos e que contam com visuais incríveis. Por isso, nada melhor do que aproveitar uma rede focada em imagens e visual, não é? A empresa mostra não apenas suas próprias coleções, mas também imagens de inspirações e até referências que conseguem conversar com o público mais jovem.

Outra marca de cosmético que também faz bonito por lá é a Sephora. A empresa inclusive já anunciou que consegue vender mais com o Pinterest do que com o próprio Facebook, o que mostra o quanto a plataforma pode ser incrível para esse tipo de abordagem. São muitos seguidores que acompanham as postagens de dicas de maquiagem. Na loja virtual da marca, inclusive, praticamente todo produto é “pinado”.

Papel como rede social

rede social

 

Apesar de não ser exatamente a função principal do Pinterest, o contato entre os colaboradores é uma parte essencial da experiência. Muitas pessoas não sabem, mas através do Pinterest é possível manter contato com outras pessoas sem precisar sair da plataforma.

Ao clicar no perfil de alguém, no site você verá logo as opções de enviar mensagem e de seguir aquela pessoa. Já no aplicativo aparece a opção de Seguir e ao lado, no símbolo dos três pontinho, você encontra a opção para mandar uma mensagem, bloquear o usuário ou até mesmo denunciar por spam.

A partir do momento que você a segue, começa a receber notificações sobre suas atividades como se ela criou mais imagens ou mais pastas.

As mensagens são trocadas como um bate papo virtual comum, e o atalho para elas fica no balãozinho que no aplicativo fica na barra inferior. No site, ele fica ao lado do sininho de notificações. No perfil de cada usuário você também verá todas as pastas criadas por eles e, consequentemente, os pins salvos em cada uma delas. Isso só não acontece com as pastas que o usuário não quer que sejam públicas.

É possível ainda compartilhar o perfil dessa pessoa com outros amigos e contatos através o símbolo da setinha pra cima que fica no canto esquerdo da página logo acima das pastas. Dá para compartilhar no em outras redes como WhatsApp, Facebook, Telegram, Twitter, ou por e-mail, ou até mesmo copiar o link para colar em outros lugar.

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