O efeito de ghosting no monitor é quando a imagem aparece quase duplicada, principalmente em cenas de movimentos, que deixam rastro e podem afetar a experiência de jogo ou até de interação com a tela. Esse efeito acontece principalmente em telas LCD, inclusive os populares IPS, já que eles contam com um tempo de resposta mais longo em relação às telas OLED.
Hoje vamos explicar melhor o que é o ghosting no monitor, como ele acontece e até mesmo algumas formas de diminuir ou até evitar que ele apareça. Confira!
Leia também:
O que é e como funciona a tecnologia VRR?
O que é NVIDIA Reflex?
O que é o ghosting no monitor?
O ghosting no monitor acontece quando o tempo de resposta da tela é longo, fazendo com que os pixels levem um tempo maior para mudar de uma cor para outra, gerando assim um artefato de imagem. Na prática, é como se houvesse um rastro de movimentação nos objetos em cena, um efeito bem parecido com o motion Blur usado em alguns jogos ou para indicar quando o personagem está tonto ou desorientado.
O nome ghosting vem do inglês “ghost”, que significa fantasma, justamente porque parece que há uma imagem fantasma atrás da imagem certa. Vale lembrar que esse efeito não é como o efeito “burn-in”, porque ele não fica permanente na tela, some em poucos segundos.
Porém, mesmo não causando danos o monitor, esse efeito ainda pode atrapalhar a experiência, principalmente ao jogar jogos competitivos, de tiro FPS, ou até mesmo para assistir cenas rápidas. Em algumas vezes pode até causar enjoos.
Quais são as causas de ghosting?
Como já citado acima, esse efeito ghosting no monitor acontece por causa de um atraso entre o sinal e o que é mostrado na tela, que é de milissegundos. Porém, há ainda outras causas para que esse efeito apareça.
Uma delas é quando o cabo do monitor é de baixa qualidade, não está conectado direito ou até mesmo já está danificado. Outro motivo é a falta de atualização dos drivers de vídeos. Ainda é possível que o ghosting apareça por causa de interferências de outros aparelhos ou pelas configurações do próprio monitor.
Mas a causa mais comum mesmo é realmente os monitores que contam com tempo de resposta considerado alto, como acima de 30 ms, então ao comprar o seu monitor, se você quiser evitar essa situação, é bom prestar atenção nessa especificação. Isso acontece com painéis LED e LCD, já com OLED é muito raro e quase impossível.
O que acontece é que assim que a imagem é atualizada, como o tempo de resposta é maior, há um atraso para que ela acompanhe o sinal recebido e forme a imagem na tela. Então quando finalmente forma, já chega atrasado.
Meu monitor tem efeito ghosting?
Se você não chegou a perceber alguma alteração no monitor ou comprou um novo e quer verificar se ele pode sofrer com esse efeito de ghosting, existe uma forma. É através do teste UFO Motion Test, clicando aqui.
Ao fazer o teste, não mova o mouse, já que essa movimentação pode causar travamentos no seu navegador. Caso o seu monitor tenha efeito ghosting, você vai perceber que o OVNI do teste ficará com as cores mais distorcidas, quase que embaçado, e deixando o velho rastro na tela.
Mas o próprio teste te fala ao final se o seu monitor está com esse “problema” ou não. Caso não tenha, ele mostra uma mensagem verde com o nome READY. Porém se ele tiver ghosting a mensagem ficará em uma coloração mais alaranjada.
Como diminuir o efeito de ghosting no monitor?
Como já citamos, existem alguns motivos para o aparecimento de ghosting no monitor. Então, primeiro, é preciso verificar o cabo desse monitor. Veja se ele tá conectado corretamente, se não tá um pouco solto e também se está em boas condições.
Outra solução pode ser ativar a função antighosting, que acaba vindo em nomes diferentes a depender da marca. No caso da BenQ é AMA (Advanced Motion Acceleration), da ASUS (Trace Free), da Dell/LG/Samsung (Response Time), e AOC e Acer (Overdrive). Geralmente ela vem como Tempo de Resposta ou Overdrive mesmo nas outras marcas. Nesse caso, evite a opção “Extreme” no Overdrive, já que pode trazer outros problemas como rastros brancos na imagem, o que é ainda pior. Geralmente o melhor é a opção Fast, ou rápida.
Também vale a pena ativar e desativar alguns recursos como Contraste Dinâmico, Motion Blur Reduction, Redução e Ruídos e outros que podem ajudar a diminuir o efeito de ghosting. Isso porque ao desativar esses pré-processamentos da imagem, pode ajudar a diminuir o tempo de resposta.
Por fim, vale a pena conferir também se todos os drivers da placa de vídeo estão atualizados e mantê-los assim, e também ver se não há nenhum dispositivo por perto que possa estar dando interferência. Eles podem ser roteadores, modems, impressoras, microondas, entre outros. Caixas de som não causa interferência.
Caso nada disso resolva, então o efeito de ghosting é mesmo devido as configurações de fábrica do seu display, então para resolver o ideal mesmo é trocar por um modelo mais moderno. Se o monitor estiver novo e ainda na garantia, também vale a pena verificar se não é algum defeito de fábrica.
Quando for comprar um novo monitor, fique de olho se ele tem baixo input lag. Outros detalhes que podem ajudar é a ter uma taxa de atualização mais alta, acima de 120 Hz, e tempo de resposta abaixo de 5 ms.
Deixe seu comentário