Por André C. dos Santos; Bruno C. de Oliveira; Caio C. L. Bastos; Dan Shinkai; Daniel B. Moreira; Daniel P. Barreto
Versão acadêmica em PDF: https://www.hardware.com.br/arquivos/Artigo_NVDA_ver_4.pdf
1. Introdução
Pessoas portadoras de deficiência visual necessitam programas específicos para terem acesso ao computador. Existem diversas alternativas entre os programas comerciais: JAWS [1], VIRTUAL VISION [2], SUPERNOVA [3]. Estes softwares custam em torno de mil dólares (aproximadamente mil e oitocentos reais) o que resulta um tanto proibitivo para um significativo número de usuários. O NVDA é uma alternativa gratuita que garante aos portadores de deficiência visual o acesso a uma ferramenta essencial na utilização do computador no seu dia a dia. O NVDA é desenvolvido pela NV Access, uma organização não governamental, e está hoje em sua quarta versão estável, existindo uma quinta versão de testes RC1. Com alvo na plataforma Windows, o NVDA pode utilizar várias opções de sintetizadores de voz e tem suporte para inúmeras línguas diferentes. Funcionalidades equivalentes aos softwares comerciais e outras inovações fazem do NVDA uma ótima alternativa de software livre.
O NVDA é um software compatível com a plataforma Windows. Sua compatibilidade na versão 0.6p3.2 é garantida nos sistemas Windows 2000, Windows XP 32 bits e Windows Vista 32 bits. No Windows 7, o NVDA foi testado e funciona sem dificuldades, já que este último sistema operacional permite fazer a instalação com compatibilidade para versões anteriores do Windows.O programa está disponível para download no site: http://www.nvda-project.org/wiki/Download.
2. Inicialização e Configurações
2.1 – Abrindo o NVDA
Você pode iniciar o NVDA apertando as teclas Ctrl+Alt+N ou pelo menu iniciar.Quando o NVDA terminar de carregar, você deverá ouvir”NVDA Started” (NVDA iniciou). Quando o NVDA iniciar pela primeira vez, você será recebido com uma caixa de diálogo contendo algumas informações básicas sobre as teclas modificadoras e menu do NVDA.
2.2 – Teclas de comandos do NVDA
A maioria dos comandos de teclado específicos do NVDA geralmente consiste em pressionar a tecla modificadora do NVDA, que é o “insert”, (você pode configurar o “capslock” para ser a tecla modificadora) juntamente com uma ou mais outras teclas.
A maneira fácil de explorar todas as diferentes teclas de comando é acionar a ajuda do teclado. Para utilizá-la pressione NVDA+1. Enquanto vocêestiver na ajuda do teclado, ao pressionar qualquer tecla, será anunciado o que a mesma faz. Não se preocupe, pois durante o modo de ajuda do teclado os comandos não vão funcionar efetivamente; sendo assim, podemos testar todas as teclas possíveis.
2.3 – Acessando o menu do NVDA
Para acessar o menu do NVDA enquanto o programa estiver funcionando, pressione NVDA+N. Aparecerá a janela correspondente.
Nela temos: o menu Preferências que nós permite configurar o NVDA do melhor jeito que desejarmos, o menu Ferramentas úteis para os programadores, e o menu Ajuda para acessar o guia do usuário. Possui também os itens Voltar à configuração salva e Salvar configuração, responsáveis por reverter ou salvar sua configuração atual respectivamente. Finamente, a opção Sair fecha o NVDA.
2.3.1 – O menu de Preferências
Possui diversas opções de configuração úteis. A seguir abordamos com algum detalhe aquelas que julgamos mais relevantes.
2.3.1.1 – Opções gerais
Você pode alterar as opções gerais entrando nesta opção que se encontra no menu de preferências. Ao clicar aparecera a tela correspondente:
Para configurar o idioma:
Basta escolher o idioma da sua preferência, localizado na caixa de dialogo superior. Para se mover entre as opções, use setas. A cada opção, o NVDA a lerá para você.
Outras opções:
Existem mais duas opções com caixa de checagens. Delas podemos escolher se queremos que o NDVA salve as configurações automaticamente ao sair do programa, e que avise antes de sair do programa.
A última opção, Grau de informações no log, refere-se àquilo que você quer que o NVDA registre em relatórios sobre suas atividades enquanto utiliza o programa, opção utilizada com frequência pelos desenvolvedores.
2.3.1.2 – Opções de voz
Você pode alterar as configurações de voz entrando nesta opção que se encontra no menu de Preferências. Ao clicar aparecerá a tela correspondente.
Nesta tela, temos opções para alterar a Voz, Variante, Velocidade, Tom, Inflecção (sic),e Volume, dentre outras.Usando sempre as setas nas opções, o NVDA fará uma prévia de como ficará o resultado final.Para alterar a Voz, temos uma caixa combinada, que lista todas as vozes do sintetizador em uso. Você conseguirá ouvir cada opção usando as setas para se movimentar.Para alterar a Variante (opção somente válida para eSpeak), temos também uma caixa combinada, que lista as possíveis variações de vozes. Estas variações correspondem aos diferentes tipos de vozes (masculino, feminino, infantil, etc.) e sotaques que pode assumir a locução do NVDA.Para alterar a Velocidade, esta opção vai de zero (lento) a cem (rápido).Para alterar oTom, esta opção vai de zero (baixo) a cem (alto).Para alterar a Volume, esta opção vai de zero (baixo) a cem (alto).Para alterar a Inflecção (sic), aumento e diminuição no tom, esta opção vai de zero (fraco) a cem (forte).
Existem mais quatro opções com caixas de checagem:Falar toda a pontuação, Aumentar tom para maiúsculas, Dizer cap antes de maiúsculas e Bipar em maiúsculas. Estas opções são auto explicativas e dispensam maiores comentários.
Você também pode configurar muitas opções a partir de qualquer local pressionando NVDA+Ctrl+(alguma das setas). As setas para cima e para baixo permitem que se altere o valor (aumentando ou diminuindo)nas opções. As setas para direita e esquerda alternam as opções possíveis a serem configuradas.
2.3.1.3 – Opções de teclado
2.3.1.4 – Opções de mouse
3. Opções de Sintetizadores
Aqui escolhemos o sintetizador que gostaríamos de usar.
Existem diversas opções de sintetizadores de voz disponíveis para serem utilizadas pelo NVDA. Dentre estas temos o SAPI5 que é nativo do Microsoft Windows Narrator, mas que infelizmente não possui suporte para a língua portuguesa gratuitamente. A empresa AT&T [4] retém o direito comercial de uma versão SAPI5 em português denominada Raquel, que custa quarenta e cinco dólares. A empresa Loquendo [5] produziu o SAPI5 na voz Gabriela que também é paga. Outra opção para sintetizador de voz é o eSpeak, utilizado por padrão pelo NVDA e fornecido junto com ele.
O NVDA também funciona com o SAPI4, existindo mais duas opções de sintetizadores. O Display cuja principal funcionalidade é para mostrar aos desenvolvedores sem deficiência visual o que o NVDA está lendo para a realização de testes. Finalmente, existe omodo Silence, cuja única função é não emitir som.
Dentre as opções de voz, o eSpeak possibilita que se modifique a velocidade de pronúncia das palavras, o tom da voz, para mais agudo ou grave e também o volume. Há ainda configurações de leitura e de pontuações, como também configurações específicas de alertas em letras maiúsculas, mencionadas na seção 2.3.1.2 acima.
4. Navegação
O NVDA possibilita a navegação por meio do teclado ou pelo mouse. Assim, ele possibilita uma total integração com o sistema operacional e com seus usuários.
4.1 Navegando com o mouse
Quando se utiliza o mouse,o NVDA informa por padrão o nome do objeto que está sob o cursor. Quando suportado, o NVDA irá ler um parágrafo quando o mouse é colocado sobre um determinado trecho de texto. Também, o NVDA pode ser configurado para anunciar o tipo de controle ou do objeto que o mouse está movimentando. Um sistema inovador no NVDA permite que o usuário portador de deficiência visual saiba onde o cursor do mouse está na tela. À medida que o cursor move-se para cima na tela, um beep ira soar cada vez mais agudo. À medida que o cursor move-se para a direita ou para a esquerda, o beep ira se deslocar nas caixas de som. Para utilizar essa função é necessário que se ative esta função manualmente e é preciso ter caixas de som estéreo [6].
4.2 Foco
A navegação por foco é à base da navegação no sistema Windows. Através das teclas TAB(para frente) e SHIFT+TAB (para trás), a tecla ALT para abrir os menus da janela e as setas (?,?,?,?) para cima e para baixo e para os lados, para percorrer os menus e por fim, a combinação ALT+TAB para alternar entre janelas. Quando o cursor chega a um objeto ele irá informar o nome do objeto, assim como o estado e o tipo [6].
4.3 System Caret
O Sistema Caret nada mais é do que um objeto com um cursor editor. Este sistema é utilizado principalmente em editores de texto. A navegação é a usual, com as setas, todas as direções e os comandos para direcionar para menus e alternar entre janelas. Quando se seleciona um trecho de texto, o NVDA alerta sobre a seleção, assim como a cada letra digitada, por palavra e por linha, no caso de uma linha em branco. Pode-se ler o texto todo com o comando NVDA+seta para baixo [6].
4.4 Navegação por objeto
A navegação por objeto é um método para se locomover pelo sistema operacional. A idéia dessa movimentação é baseada em uma árvore sendo o desktop a raiz desta árvore e as aplicações que estão rodando no momento são os galhos. Esta árvore é organizada de maneira lógica e com o tempo torna-se fácil localizar a informação desejada. Esse tipo de organização não tem relação alguma com a interface gráfica, pois o NVDA não possui funções de vídeo. Para ver a lista completa de comandos desse tipo de navegação, vide Apêndice I da referência [6].
4.5 Revisando o texto
O NVDA permite que se leia o texto por caractere, por palavra ou por linha. Essa funcionalidade torna-se muito útil no DOS ou em objetos em que o cursor não é de edição. A leitura de texto em páginas protegidas e arquivos PDF são exemplos de tais situações. Para ver a lista completa de comandos desse tipo de navegação, vide Apêndice I da referência [6].
5. Conclusão
O NVDA é um software open-source e gratuito com muitas funcionalidades flexíveis, como as opções de voz, e diferenciadas como a usabilidade do mouse. A sua facilidade de utilização e seu constante aperfeiçoamento torna esse software altamente competitivo perante os softwares comerciais como o JAWS, VIRTUAL VISION e SUPERNOVA. Comandos simples, com poucas teclas e diversas opções de configuração de voz tornam o NVDA um software leitor de tela completo.
6. Apêndice: Alguns Atalhos de Teclado no NVDA
Comandos para revisão de texto:
-
Shift+numpad7: Linha superior
-
numpad7: Linha anterior
-
numpad8: Linha atual
-
numpad9: Próxima linha
-
Shift+numpad9: Linha inferior7
-
numpad4: Palavra anterior
-
numpad5: Palavra atual
-
numpad6: Próxima palavra
-
Shift+numpad1: Começo de linha
-
numpad1: Caractere anterior
-
numpad2: Caractere atual
-
numpad3: Próximo caractere
-
Shift+numpad3: Fim de linha
-
numpad Plus: Ler todo texto
Comandos para navegação por objetos:
-
NVDA+numpad5: Informa o objeto atual
-
NVDA+numpad8: Move para o objeto pai (movendo em direção a raiz)
-
NVDA+numpad4: Move para o objeto anterior (o objeto anterior a esse no mesmo nível)
-
NVDA+numpad6: Move para o próximo objeto (objeto diretamente seguinte no mesmo nível)
-
NVDA+numpad2: Move para o primeiro objeto filho (o primeiro galho saído do objeto)
-
NVDA+Shift+numpad4: Move para o objeto anterior no fluxo
-
NVDA+Shift+numpad6: Move paro o próximo objeto no fluxo
-
NVDA+numpadMinus: Move para o foco
-
NVDA+numpadEnter: Objeto atualmente ativo
-
NVDA+numpadDivide: Move o mouse para o atual objeto
-
NVDA+numpadMultiply: Move para o mouse>
-
NVDA+Shift+numpad5: informa o tamanho do objeto atual em relação ao tamanho da tela
-
NVDA+numpadPlus: Informa todos os objetos -começa a partir do objeto atual e continua lendo no caminho
Versão acadêmica em PDF: https://www.hardware.com.br/arquivos/Artigo_NVDA_ver_4.pdf
Deixe seu comentário