Neymarx? Memes gerados por IA repercutem rumor sobre camisa vermelha da Seleção Brasileira

Memes gerados por inteligência artificial viralizam nas redes após rumor da nova camisa vermelha da Seleção Brasileira. Neymar virou até Karl Marx nas montagens.

Segundo o site Footy Headlines, a Nike prepara uma nova camisa vermelha como segundo uniforme para a Copa do Mundo de 2026.
A notícia caiu como uma bomba nas redes sociais e, com a ajuda de ferramentas de inteligência artificial, gerou uma enxurrada de memes associando o novo visual a símbolos do comunismo, como Karl Marx e Josef Stalin.

Até Neymar, conhecido apoiador de Bolsonaro, apareceu em montagens ao lado das figuras históricas — numa imagem que viralizou e alimentou ainda mais a polêmica.

Mais do que a cor: a mudança de identidade visual

Outro detalhe que chamou atenção é que, além da cor, a camisa da Seleção também trocaria o clássico Swoosh da Nike pelo icônico Jumpman da Jordan Brand — a divisão da Nike ligada ao legado de Michael Jordan.

O logo da Jordan já aparece em camisas de times como o Paris Saint-Germain, mas sua presença na Seleção Brasileira seria uma novidade de impacto.

Segundo o portal Lance, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, aprovou o projeto no ano passado, numa reunião no Rio de Janeiro, respeitando o prazo de dois anos exigido pela Nike para definição dos uniformes. Ou seja: a repercussão negativa nas redes dificilmente mudará o que já está em produção. A aprovação e produção de um novo modelo até junho do próximo ano fere o prazo estabelecido pela empresa americana, destaca o Lance.

A decisão vai além do marketing?

Embora o storytelling oficial da Nike provavelmente traga alguma narrativa que tentará trazer alguma versão que justifique a decisão, o momento levanta questionamentos.

Após o uso massivo da camisa amarela por movimentos políticos alinhados à direita, principalmente pelos apoiadores de Bolsonaro, adotar o vermelho — cor historicamente associada à esquerda — parece ser um gesto que extrapola o marketing e entra diretamente no território da polarização. Uma forma de tentar agradar o consumidor de ambos os polos. Vale lembrar também que a camisa chegará ao mercado justamente no ano de eleição no Brasil.

Um post no X, brincando com esse fato, traz muito da reflexão sobre isso:

Evidentemente que a decisão está dividindo opiniões nas redes. Manifestações contrárias e desfavoráveis a decisão:

 

 

 

 

 

 

 

Seleção já vestiu vermelho antes

GpomfkDWcAA16u6

Apesar de toda a controvérsia, o vermelho não é exatamente inédito na história da Seleção.

Em 1917, no Campeonato Sul-Americano, o Brasil improvisou camisas vermelhas após um sorteio que obrigou a equipe a mudar de uniforme para evitar confusão de cores.
O episódio se repetiu em 1936, quando o Independiente, da Argentina, emprestou seu uniforme vermelho para o Brasil em uma partida contra o Peru.

Qual sua opinião sobre essa possível camisa da Seleção Brasileira na cor vermelha? Comente abaixo.

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br/GameVicio Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio
Localize algo no site!