The 2009 Linux and free software timeline
Autor original: Jake Edge
Publicado originalmente no: lwn.net [1], [2], [3], [4]
Tradução: Roberto Bechtlufft
Esta é a décima segunda linha do tempo anual de eventos significativos no mundo do Linux e do software livre.
O ano de 2009 ofereceu poucas surpresas para aqueles que, como nós, acompanham esse cenário há mais tempo. Como era de se esperar, vieram novas versões de muitas das ferramentas e da infraestrutura das quais fazemos uso diariamente. Também houve batalhas legais acerca de patentes de software, bate-bocas sobre questões de licenças e várias falhas sérias de segurança foram encontradas e corrigidas. Distribuições foram empacotadas e lançadas, mais telefones e outros dispositivos com Linux e software livre foram vendidos e assim por diante. Tudo parte da marcha rumo à “dominação mundial”. Estamos ansiosos por 2010, e pelo que virá nos anos seguintes.
Esta é a versão 0.8 da linha do tempo de 2009. Certamente há algumas falhas e ausências; se notar alguma, mande um email (em inglês) para timeline@lwn.net.
Os assinantes do LWN arcaram com o desenvolvimento desta linha do tempo, além das linhas de anos anteriores e das edições semanais do LWN. Se gostar do que vê por aqui ou em qualquer outro lugar do site, considere a possibilidade de assinar o LWN.
Para os mais nostálgicos, nosso índice de linhas do tempo tem links para linhas de onze anos anteriores e alguns outros artigos de retrospectiva, começando por 1998.
Janeiro
Observo, com ironia que antigamente eu conseguia compilar kernels da série 0.9x em um computador 386 com 40 MHz em dez minutos. Quinze anos depois, leva mais ou menos o mesmo tempo para compilar um kernel, embora os computadores tenham se tornado muito mais velozes de lá para cá. Isso não me parece certo…
– Ted Ts’o |
O projeto OLPC (One Laptop Per Child) se reestrutura, dispensando metade da equipe e “mudando o foco” em vários sentidos (blog do OLPC).
A Valgrind lança a versão 3.4.0 de sua popular ferramenta de análise de programas para localizar erros de memória, dentre outros erros (análise).
A Nokia anuncia o lançamento da futura versão 4.5 do Qt sob a LGPLv2.1 (anúncio).
Ocorre a linux.conf.au em Hobart, na Tasmânia. (cobertura do LWN, 2, 3, 4 e 5).
A palavra “Python” também é sonora e moderna, além de seguir a tradição de dar nomes de pessoas famosas a linguagens de programação, como Pascal, Ada e Eiffel. A trupe do Monty Python pode não ser famosa por seus avanços na ciência e na tecnologia, mas certamente está entre os grupos favoritos dos geeks.
– Guido van Rossum, sobre a origem do nome Python |
Lançamento do Red Hat Enterprise Linux 5.3 (anúncio).
Desenvolvedores do Moonlight fazem hora extra para que a o discurso de posse do presidente Obama possa ser assistido pelo Linux, já que os streams só foram disponibilizados no padrão do Silverlight (artigo).
O GCC e a FSF anunciam uma exceção à GPLv3 para permitir plugins GCC; a exceção é para a biblioteca de tempo de execução do GCC, e permite plugins de software livre, mas não plugins proprietários. Esse caso específico da exceção não é adotado (anúncio).
O governo deveria exigir produtos de código aberto baseados em implementações de referência de código aberto para aumentar a segurança, obter software de maior qualidade, menores custos e maior confiabilidade – todos os benefícios associados ao software livre.
|
Lançado o KNOPPIX 6.0 (anúncio, análise).
Lançado o KDE 4.2 (anúncio).
AMD lança guia de referência de 3D para os chips R6xx/R7xx, que ajudará no desenvolvimento de drivers de software livre para dispositivos que usem esses chips (anúncio).
A Linux Foundation dá início ao torneio “Nós somos Linux” (divulgação).
Fevereiro
Lançada a versão 3.4 do Zope, servidor de aplicativos web baseado em Python, após dois anos de desenvolvimento (anúncio).
O código aberto não é uma terra sem lei. Há termos claros de licenciamento que precisam ser seguidos, embora geralmente o código aberto ofereça mais liberdades do que o software proprietário. O fato é que muitas organizações ainda estão tendo dificuldades em entender o código aberto e seus termos de licença.
|
Red Hat contrata ex-gerente da comunidade Mandriva, Adam Williamson, para estimular o envolvimento da comunidade no controle de qualidade do Fedora (introdução).
Lançamento da versão 2.0 do Miro Internet TV (anúncio).
Lançamento do RPM 4.6.0, gerenciador de pacotes usado pelo Red Hat, pelo Mandriva, pelo SUSE e outros (anúncio).
Lançamento do Debian 5.0 (“Lenny”) após “22 meses de desenvolvimento constante” (anúncio). A versão é dedicada a Thiemo Seufer, membro da comunidade falecido em um acidente de carro.
Lançamento do DragonFly BSD 2.2 – agora com um sistema de arquivos HAMMER pronto para o uso em produção (anúncio).
No momento, o DRM parece disposto a cumprir um propósito muito diferente: o de dar a alguns líderes da indústria poder sem precedentes para influenciar o ritmo e a natureza da inovação e afetar o tradicional equilíbrio entre os interesses dos proprietários de direitos e os interesses do público.
– Advogada da EFF, Corynne McSherry |
Kurt Roeckx é designado secretário de projeto do Debian, após a renúncia do secretário anterior no fim de 2008 (anúncio).
Red Hat troca virtualização do Xen pela do KVM em versões futuras, como muitos já esperavam depois que a empresa comprou a Qumranet (anúncio oficial).
Microsoft processa TomTom por violação de patentes. Dentre outras patentes envolvidas estão as do sistema de arquivos VFAT (cobertura do LWN).
Lançamento do BASH 4.0 (anúncio).
Lançamento do X server 1.6.0 (anúncio).
Março
Não há uma maneira simples de se resolver essa questão: você precisa ter ciência do que está certo e do que está errado, mas não pode usar o código existente para determinar isso.
– Andrew Morton, sobre o código do kernel |
A Linux Foundation adquire o domínio Linux.com e o transforma em um site para colaboração e divulgação de notícias sobre a comunidade (anúncio).
A MontaVista lança o site comunitário Meld para desenvolvedores de Linux embarcado (anúncio).
Esquenta a controvérsia sobre a “perda de dados no ext4” (primeiro artigo do LWN).
O Firefox 3.1 é renomeado como 3.5 para melhor refletir o escopo das mudanças (anúncio).
O kernel do Linux adota um novo logotipo, mas só por uma versão; o “Tuz” conscientiza as pessoas sobre o sofrimento do diabo da tasmânia (cobertura do LWN).
Os líderes do Linux têm um problema. Desde que a Microsoft adotou a estratégia do ‘vamos nos entender’ para o licenciamento e a interoperabilidade, tem sido difícil fazer com que as pessoas doem seu tempo voluntariamente à plataforma; o interesse parece estar diminuindo.
– Rob Enderle, apelando |
Lançamento do GNOME 2.26 (anúncio).
Lançamento do Parrot 1.0.0; o Parrot é uma “máquina virtual feita para executar todas as linguagens dinâmicas” (anúncio, artigo do LWN).
O Linux 2.6.29 foi lançado com o Btrfs experimental, o squashfs, uma configuração de modo do kernel para hardware gráfico da Intel e mais (anúncio, cobertura do KernelNewbies).
Lançamento do SUSE Linux Enterprise 11 nas edições para desktops (SLED) e servidores (SLES) (anúncio oficial).
Lançamento do Rails 2.3 – vulgo Ruby on Rails, o framework web baseado em Ruby (anúncio).
Na Europa, nós tínhamos o hábito de ler no Slashdot sobre essa loucura das patentes nos Estados Unidos, e dávamos boas risadas. Mas aí, de uma hora para a outra, nos vimos envoltos em nosso próprio problema de patentes de software.
– Ciarán O’Riordan, do projeto End Software Patents |
GNOME migra para o Git, abandonando o Subversion para o controle de versões (anúncio).
Fim da guerra Microsoft x TomTom graças a um acordo, mas antes disso a TomTom une-se à Open Invention Network e revida, processando a Microsoft (artigo sobre o acordo no Groklaw).
O Fedora libera um relatório sobre a invasão de agosto de 2008, sete meses após o ocorrido (relatório).
Python migra para o controle de versão distribuído Mercurial (anúncio de Guido van Rossum).
Abril
Quando entrei para a equipe em 2001, o Debian era a distribuição que muitos usuários estavam usando e com a qual todos os meus amigos que conheciam o software livre sonhavam em contribuir. De lá para cá, as coisas mudaram: os novatos agora usam o Ubuntu ou o Fedora, e os contribuidores podem ingressar facilmente nessas comunidades. O Debian frequentemente e visto como uma distro antiga que alguns veteranos ainda usam, e que tem um processo de ingresso que não vale a pena. O valor do Debian que mais precisa ser melhorado é esse: devolver o Debian ao seu lugar de origem.
– candidato a líder do projeto Debian, Stefano “Zack” Zacchiroli. |
Lançamento do CentOS 5.3 (anúncio).
Lançamento da versão 2.8 do editor de áudio multitrilhas Ardour (anúncio).
A Intel entrega a administração do Moblin à Linux Foundation (anúncio oficial).
A SGI é comprada pela Rackable Systems por 25 milhões de dólares (anúncio oficial).
O Openmoko “encolhe” e para de trabalhar no GTA03 para se concentrar no então misterioso “Projeto B” (email de Steve Mosher, slides em PDF da apresentação de Sean Moss-Pultz).
Os desenvolvedores de BIOS já se entopem de analgésicos há tanto tempo que mal conseguem se lembrar do próprio nome, imagine se eles ainda iriam se assegurar de seguir toda a documentação.
|
Steve McIntyre é reeleito líder do projeto Debian (anúncio).
A Oracle compra a Sun, ainda que certamente não tivesse esperanças de concluir o processo de regulamentação europeu antes de dezembro (anúncio).
Lançamento do GCC 4.4.0 (anúncio, cobertura do LWN).
Como eu me importo com as pessoas que não têm a computação como a coisa mais importante de suas vidas, acho o lado do consumidor muito interessante. É por isso que acho os netbooks tão fascinantes.
|
Lançamento do Ubuntu 9.04 “Jaunty Jackalope” (anúncio).
Lançamento do NetBSD 5.0 (anúncio, análise do LWN).
Lançamento do Mandriva 2009 Spring, ou 2009.1 (anúncio).
Maio
Não acreditamos que seja possível criar software que agrade a todos. Dá para criar software que agrade aos experts, mas geralmente os usuários comuns odeiam esse software.
– membro do conselho da GNOME Foundation, Luis Villa. |
Um patch para evitar a asserção de patentes do VFAT da Microsoft (ocorrida na ação contra a TomTom) é proposto na lista de discussão linux-kernel (artigo do LWN).
Lançamento do OpenBSD 4.5 (anúncio).
Debian anuncia mudança para a EGLIBC no lugar da glibc como biblioteca de tempo de execução C (anúncio, artigo do LWN).
O controle de volume do GNOME expõe muitos recursos de baixo nível específicos do hardware, os quais apenas uma pequena minoria realmente entende, e o controle de volume do PA expõe muitos recursos de baixo nível específicos do software, os quais uma minoria um pouco maior realmente entende.
– desenvolvedor do PulseAudio (PA), Lennart Poettering. |
Lançamento do OpenOffice.org 3.1 (anúncio).
A AMD lança o guia de programação 3D para os chips R6xx e R7xx (anúncio).
Lançamento do Slackware64 – baseado no Slackware 13.0, essa é a primeira versão de 64 bits oficial do Slackware (anúncio).
A Cisco e a Free Software Foundation chegam a um acordo no processo legal de conformidade com a GPL; a Cisco irá indicar um diretor de software livre para sua subsidiária Linksys (anúncio).
Lançamento do Linux Mint 7 (“Gloria”) (anúncio, análise do LWN).
Há poucos meses, eu tive que mergulhar na configuração do sendmail para fazer uma alteração muito pequena. Acabei passando mais de uma hora tentando entender aquele labirinto de arquivos totalmente ilegíveis.
– desenvolvedor do OpenSMTPD, Gilles Chehade. |
A Wikipedia muda da licença GNU FDL para Creative Commons com compartilhamento pela mesma licença (anúncio, cobertura do LWN).
Lançamento do TurboGears 2.0; trata-se de um framework de aplicativos web baseado em Python (anúncio).
Lançamento do KOffice 2.0.0 (anúncio).
Junho
Dizer isso é o mesmo que dizer que um esquilo é 48% mais suculento do que uma laranja – talvez isso seja verdade, mas o sujeito que põe os dois em um liquidificador para comparar só pode ser doente.
|
A Suprema Corte dos Estados Unidos aceita o caso Bilski, que pode mudar o cenário de patentes de software (relato do SCOTUS Blog).
O kernel 2.6.30 é lançado com o módulo de segurança TOMOYO, o sistema de arquivos nilfs, soquetes de datagramas confiáveis, FS-Cache e mais (anúncio, cobertura do KernelNewbies).
Lançamento do Fedoras 11 “Leônidas” (anúncio).
Aqui, vemos o quadrúpede saltando rapidamente para a ação em uma inicialização de 20 segundos – e observamos a forma graciosa do animal, alcançada graças à configuração de modo do kernel e ao Plymouth. Uma análise mais aprofundada revela que o Leônidas mantém sua silhueta elegante com a ajuda do novo recurso Presto, que permite a ele manter a economia de banda enquanto digere atualizações que o mantêm sadio e satisfeito.
– Paul Frields anunciando o Fedora 11 |
A Intel adquire a Wind River Systems, fornecedora de Linux embarcado (anúncio oficial).
Lançamento do player de áudio do KDE, o Amarok 2.1 (anúncio, análise do LWN).
O Ubuntu anuncia a mudança para o gerenciador de inicialização GRUB2 na versão 9.10 “Karmic Koala” (anúncio, cobertura do LWN).
A Sugar Labs anuncia o “Sugar on a Stick Strawberry” com o Fedora 11 e o ambiente de aprendizado Sugar 0.84 (anúncio).
Nós sempre dissemos que o talento e a criatividade daqueles que estão fora da empresa são maiores do que os daqueles estão dentro dela. Temos que seguir esse princípio. Nosso telefone é mais aberto do que qualquer outro, de qualquer outra empresa da indústria.
– CEO do Openmoko, Sean Moss-Pultz |
Richard Stallman alerta sobre a dependência do Mono e do C#, gerando muita controvérsia (alerta de RMS, cobertura do LWN).
Lançamento do Firefox 3.5 com navegação privativa, suporte a vídeo (Ogg Theora) e áudio (Vorbis) no HTML5, um motor de JavaScript mais veloz etc (anúncio).
Lançamento do PHP 5.3 (anúncio).
Lançamento do Python 3.1, com foco na “estabilização e na otimização dos recursos e alterações introduzidas pelo Python 3.0” (anúncio).
Os codecs Ogg (Vorbis e Theora) são retirados do HTML5, o que significa que não haverá codecs padrão para <video> e <audio> no HTML5 (anúncio).
Julho
Talvez devamos exigir que os desenvolvedores do kernel e os mantenedores das principais distribuições usem o Ardour por três semanas, e que tentem fazer pelo menos duas gravações multipista/multicanal. Quem sabe assim eles ao menos passem a ter uma noção mais exata do que define um sistema para gravações realmente substanciais.
– especialista em áudio no Linux, Dave Phillips |
Lançamento do PostgreSQL 8.4 (anúncio).
Lançamento do Firefox 3.5 com navegação privativa, suporte a vídeo e áudio no HTML5, dentre outras coisas (anúncio).
O Google anuncia o Chrome OS, um sistema operacional baseado no Linux e voltado para a web, para arquiteturas ARM e x86 (anúncio, cobertura do LWN).
Lançamento do VLC media player 1.0 (anúncio, análise do LWN).
Não dá para otimizar um sistema de arquivos distribuído para todas as situações de uso, então procure um sistema de arquivos que seja otimizado para o seu tipo de trabalho, e use-o apenas para esse tipo de trabalho.
– hacker de sistemas de arquivos, Valerie Aurora |
O Mercurial lança a versão 1.3 do sistema de controle de versão baseado em Python (anúncio).
Ocorre o evento Gran Canaria Desktop Summit nas Ilhas Canárias – pela primeira vez, o GNOME e o KDE dividem o espaço em suas conferências anuais (cobertura do KDE.News).
Maemo anuncia mudança do GTK/Hildon para o Qt, o que não surpreende a ninguém, já que a Nokia havia adquirido a Trolltech, provedora do Qt (cobertura do LWN).
Lançamento da International Free and Open Source Software Law Review (Revista Internacional sobre a Lei do Software Livre e de Código Aberto) (anúncio).
A colaboração é o motor da inovação no desenvolvimento do software livre, e o Launchpad suporta um dos principais pontos fortes do software livre quando comparado ao processo de desenvolvimento proprietário tradicional. Os projetos hospedados no Launchpad são conectados imediatamente a todos os outros projetos hospedados lá, de uma maneira que facilita a colaboração de código, traduções, correções de bugs e recursos que ultrapassam as barreiras dos projetos.
|
Uma vulnerabilidade envolvendo a escalada de privilégios de um usuário local no kernel, aproveitando-se de dereferências de ponteiro NULL, é anunciada com uma prova de conceito de sua aplicação (cobertura do LWN, parte 1 e parte 2).
O scanner de segurança Nmap lança a versão 5.0 (anúncio).
A Canonical, empresa por trás do Ubuntu, lança o código fonte do Launchpad sob uma licença de software livre (anúncio).
Lançamento do Django 1.1; o Django é um framework web baseado em Python (anúncio).
Pane no detector de ironias da Amazon, que exclui os livros 1984 e A Revolução dos Bichos, de George Orwell, dos leitores de e-books Kindle de seus usuários (cobertura do New York Times).
Lançamento do Emacs 23.1 (anúncio).
Simulação de botnet inicializa um milhão de kernels do Linux virtualizados no Sandia National Laboratories (artigo do LinuxInsider).
Agosto
Nossa experiência com o Windows é de que, para que o Flash faça todas as coisas que diversos sites esperam que ele faça, a “caixa de areia” precisa ser tão esburacada que se torna simplesmente inútil.
– hacker do Chrome/Chromium, Adam Langley |
Lançamento do KDE 4.3 (anúncio).
A Novell desloca dez engenheiros exclusivamente para o projeto openSUSE, em vez de botá-los para trabalhar apenas nas horas vagas (anúncio).
O openSUSE reduz o período de manutenção de suas novas versões para 18 meses (antes eram 24) (anúncio).
Desde 2005, mais de 5000 desenvolvedores individuais de quase 500 empresas diferentes contribuíram com o kernel. Com isso, o kernel do Linux se tornou um recurso comum a todos, desenvolvido em uma escala enorme por empresas que competem ferozmente em outras áreas.
|
Revogada a liminar contra o projeto de estação-base para celulares OpenBTS, permitindo que certos integrantes possam voltar a debater sobre o projeto (anúncio, artigo sobre a liminar no LWN).
O Ubuntu remove o controverso recurso de “multipesquisa” do Karmic Koala (9.10) por questões de privacidade e usabilidade (cobertura do LWN).
Lançamento do Arch Linux 2009.08 (anúncio).
Lançamento do KMyMoney 1.0, após dois anos de desenvolvimento do aplicativo de gerenciamento de finanças pessoais (anúncio, análise do LWN).
Reconhecemos que a Novell tem argumentos poderosos apoiando sua versão da transação, e que, como o tribunal regional sugeriu, podem haver razões para se descontar a credibilidade, a relevância ou a persuasividade da evidência extrínseca que a SCO apresenta.
– o tribunal de apelação do caso SCO vs Novell preparando o bote [PDF] |
Relatada mais uma vulnerabilidade de ponteiro NULL no kernel, no que está se tornando um fluxo constante desse tipo de relato (post na linux-kernel, mais cobertura do LWN).
Lançamento da versão 1.3.5 do programa de editoração eletrônica Scribus (notas de versão, análise do LWN).
A O’Reilly publica The Art of Community, escrito pelo gerente da comunidade do Ubuntu, Jono Bacon (anúncio).
A Linux Foundation atualiza seu documento de estatísticas de desenvolvimento do kernel, escrito por Jonathan Corbet, Greg Kroah-Hartman e Amanda McPherson (anúncio, documento [PDF]).
Se você está preocupado com a liberdade, não vai ser preciso “desbloquear” ou “destravar” o Maemo 5. Da instalação de um aplicativo até a obtenção de acesso como root, é por sua conta. Confiamos em você, e afinal, este dispositivo é seu.
|
O tribunal de apelação decide que as afirmações da SCO quanto aos direitos autorais do Unix devem ir a julgamento, contrariando o julgamento antecipado de lide favorecendo a Novell em 2007, e dando nova vida ao circo de litígio da SCO (cobertura do LWN).
O openSUSE passa a usar o KDE como desktop escolhido por padrão, embora o GNOME continue sendo suportado e seja oferecido também (anúncio, cobertura do LWN).
O Unix comemora 40 anos (artigo da BBC).
Lançamento do Slackware 13.0, com suporte a processadores de 64 bits (anúncio, análise do LWN).
Setembro
O kernel do Linux tem mais de dezoito anos, não existem mais muitos projetos fáceis possíveis para ele :-/ Recursos de base do kernel, que parecem básicos mas ainda não estão no Linux, muitas vezes não são tão simples quanto parecem ser.
|
Lançamento do Red Hat Enterprise Linux 5.4, com suporte a KVM x86_64, FUSE, sistema de arquivos XFS e mais (notas de versão).
Lançamento do Linux 2.6.31 com suporte a contador de desempenho, uma configuração de modo do kernel para chipsets ATI Radeon, kmemleak, suporte a USB 3.0 e mais (anúncio, cobertura do KernelNewbies).
Não seria exagero dizer que, sem sua fantástica contribuição, a história da Segunda Guerra Mundial teria sido bem diferente. Ele realmente era um desses indivíduos cuja contribuição específica ajudou a mudar os rumos da guerra. A dívida de gratidão que temos com ele torna ainda mais hediondo o fato dele ter sido tratado de forma tão desumana.
– primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, sobre Alan Turing |
O Debian anuncia a mudança para o Upstart para a inicialização do sistema (anúncio).
A Microsoft forma a fundação CodePlex para aumentar a cooperação entre empresas de software e comunidades de código aberto (anúncio, cobertura do LWN).
Finalmente o governo britânico pede desculpas a Alan Turing pelo tratamento dado a ele por ser gay (pedido de desculpas do primeiro-ministro britânico Gordon Brown).
Eu adoro discutir.
– Linus Torvalds, admitindo o que todo mundo já sabia |
A primeira LinuxCon ocorre em Portland, Oregon, dividindo espaço com a segunda Linux Plumbers Conference (site do evento LinuxCon).
A indústria de combate ao malware é uma fraude. Acho que a melhor abordagem para apoiá-la é adicionar várias instruções inúteis e dizer que elas servem para alguma coisa. Assim as pessoas que ficam pedindo por antivírus no Linux vão ficar satisfeitas.
|
Lançamento do Puppy Linux 4.3 (anúncio, análise do LWN).
O LWN finalmente começa a vender camisas e outros itens de marca (loja CafePress do LWN.net).
Lançamento do GNOME 2.28 (anúncio).
Lançamento da libtheora 1.1 “Thusnelda”, com decodificação mais veloz e maior qualidade no codec de vídeo Theora (anúncio).
Outubro
O X.org lança o xorg-server 1.7 (anúncio, cobertura do LWN).
Como o uso de cookies e dos respectivos protocolos em ciência da computação é bem documentado, não vamos tratar dos aspectos de segurança, notavelmente relacionados aos efeitos cumulativos excessivos do consumo de grandes quantidades de cookies; em vez disso, vamos nos concentrar em sua criação, implantação, avaliação e finalmente em seu consumo e seu impacto positivo na comunidade de tempo real do Linux que pudemos observar.
– M. Gleixner, M. McGuire [PDF] da Real Time Linux Workshop |
O Gentoo comemora seu décimo aniversário lançando o live DVD do Gentoo Linux 10.0 (anúncio).
O OpenSSH também comemora seu décimo aniversário lançando o OpenSSH 5.3 (anúncio).
O TurboGears lança a versão 1.1 do framework web feito em Python (anúncio).
Ocorre a Real Time Linux Workshop em Dresden, Alemanha (cobertura do LWN).
Lançamento do Amarok 2.2 “Sunjammer” (relato do KDE.News).
A Nokia lança o N900, que é baseado no Maemo 5 e oferece boas possibilidades de alterações pelos hackers (relato do LWN, direto do Maemo Summit).
O problema é que eles estão ACABANDO com a gente. Não falo da fatia de mercado, mas das últimas migrações do Fedora para o Ubuntu que fiz. Eu não tive que fazer absolutamente nada no computador da minha esposa desde que instalei o Ubuntu, a não ser pela configuração da impressora. Com o Fedora, eu tinha que mexer em alguma coisa quase todos os dias.
– Mike McGrath do Fedora/Red Hat |
Lançamento do GDB 7.0 com depuração reversa, scripts em Python e mais (anúncio).
Lançamento do CentOS 5.4 (anúncio).
Lançamento do OpenBSD 4.6 (anúncio).
Darl McBride é demitido do cargo de CEO da SCO e deixa de ser a “cara” da estratégia litigiosa da empresa (cobertura do Groklaw).
O Linux Kernel Summit é sediado na Ásia, mais especificamente em Tóquio, pela primeira vez. Ele divide espaço com o Japan Linux Symposium (cobertura do Kernel Summit pelo LWN).
Lançamento do X11R7.5 com X multiponteiro, melhorias no RANDR e mais (anúncio, esclarecimentos de Peter Hutterer).
Lançamento do SeaMonkey 2.0 – herdeiro do Netscape Communicator, na forma de um pacotão de internet tudo-em-um (anúncio).
Lançamento da versão 2.6 do compilador LLVM com a primeira versão do compilador Clang C/Objective-C, melhor geração de código e mais (anúncio).
Mas vou querer uma mecha de cabelo do engenheiro responsável pelo design, para usar no meu boneco de vudu.
|
Lançamento da versão 2.8 do processador de textos AbiWord, com suporte a edição colaborativa, suporte “de verdade” a SVG e mais (anúncio, análise do LWN).
Lançamento do Ubuntu “Karmic Koala” (9.10) (anúncio, análise do LWN).
Novembro
Lançamento do Mandriva 2010.0 (notas de versão, análise do LWN).
Com uma moratória, o Python ganha nota 11 em conservadorismo. Supondo que o Python já tenha a reputação de ser conservador na aprovação de recursos (e eu acho que tem), uma moratória periga dar a impressão de que o Python se tornou uma linguagem de programação para velhos que ficam sentados na varanda gritando para os filhos não pisarem na grama.
|
O One Laptop Per Child cancela o XO-2, dando preferência ao XO-1.75 baseado na arquitetura ARM a curto prazo e ao lançamento do XO-3 em 2012 (relato do OLPC News).
O Python declara moratória nas mudanças de gramática e sintaxe nas versões 2.7 e 3.2, com possibilidade de se estender por mais tempo (cobertura do LWN).
O GNOME planeja lançar a versão 3.0 em setembro de 2010 e a 2.30 em março (anúncio).
O Google anuncia uma nova linguagem para a programação de sistemas: Go – lançada sob uma licença BSD (site, tutorial da linguagem).
A Cavium Networks adquire a MontaVista Software, uma das primeiras fornecedoras comerciais de Linux embarcado (anúncio oficial).
Foram cinco arquivos e seis indireções só para abrir e dar um fget no conteúdo de um arquivo. E ainda estamos fazendo uma chamada indireta. Todo esse trabalho e esse vai e vem apenas para ter uma função que possa traduzir um certificado PEM (que NÃO está em um arquivo!!!) para uma estrutura X509. Só que entre as milhões de funções disponíveis, não existe nada que seja prático desse jeito; quero dizer, eu acho que não, já que não há documentação e eu tenho que fazer suposições.
|
Uma falha fundamental é encontrada no protocolo TLS, permitindo ataques de injeção man-in-the-middle em texto puro (cobertura do LWN).
Lançamento do openSUSE 11.2 com o KDE 4.3, o GNOME 2.28, o OpenOffice.org 3.1 e mais (anúncio, análise do LWN).
Lançamento do Fedora 12 com suporte a rpmdelta, melhorias na virtualização e mais (anúncio, conversa do LWN com Paul Frields).
Lançamento do Knoppix 6.2 com kernel 2.6.31.6, X.org 7.4 e mais (Artigo do “The H”).
O kernel do Linux não funciona nesse esquema de letras maiúsculas, não gostamos de gritar com nossos programadores, isso os torna rabugentos. Pelo contrário, nós os deixamos relaxados usando letras pequenas e redondinhas, para que fiquem num clima agradável e se tornem mais produtivos e felizes, vivendo uma vida mais gratificante como um todo.
|
O Google lança os fontes do Chromium OS sob uma licença BSD (anúncio).
O Fedora 12 é lançado com uma falha de segurança que permite que usuários sem privilégios instalem pacotes assinados a partir de repositórios assinados sem a necessidade de senha (cobertura do LWN).
O KDE reposiciona sua “marca”, separando o software do KDE em grupos diferentes: Desktop Plasma KDE, Plataforma KDE, Aplicativos KDE e Compilação de Software KDE (relato do KDE.News).
Lançamento da versão 0.47 do programa de desenho de vetores Inkscape, com enormes melhorias em relação às versões anteriores (notas de versão).
Lançamento do FreeBSD 8.0 (anúncio, análise do LWN).
Lançamento do Linux Mint 8 “Helena” (anúncio).
Dezembro
As pessoas esperam que seres inteligentes, sejam eles orgânicos ou inorgânicos, tenha algum grau de bom senso. Apesar das décadas sacrificadas em pesquisas no altar da inteligência artificial, os computadores continuam sendo quase completamente desprovidos de bom senso.
|
Lançamento do Qt 4.6 com suporte a multitoques e gestos, novos recursos gráficos, mais plataformas suportadas e mais (anúncio, cobertura do LWN).
Lançamento do Linux 2.6.32 com devtmpfs, HWPOISON, mais recursos de eventos perf, memória compartilhada do kernel e mais (anúncio, cobertura do KernelNewbies).
Lançamento do Twisted 9.0.0; o Twisted é um mecanismo de rede feito em Python e movido a eventos (anúncio, análise do LWN).
Se você não tivesse hardware da nvidia, também não daria a mínima. Se eu te mandar um controle remoto para usar com o LIRC você também vai reclamar porque o LIRC não está no upstream, mas o Fedora, o Ubuntu e todo mundo o estão empacotando?
– Dave Airlie, para Linus Torvalds |
O OpenInkpot lança a versão 0.2 do firmware livre para leitores de e-books (anúncio, cobertura do LWN).
Lançamento do cliente de email Thunderbird 3.0 (notas de versão).
Lançamento do Sugar on a Stick v2 “Blueberry” (anúncio).
Várias tentativas de tirar o MySQL do controle da Oracle são realizadas, através de mudanças de licença e de discussões sobre quem é o dono do MySQL (cobertura do LWN).
Quando vejo uma nova interface de virtualização, deixo a turma da virtualização discutir entre si e não me meto. Graças à minha virtude pessoal de não dar pelotas para a virtualização, posso me reclinar na cadeira e assistir ao espetáculo.
|
O Software Freedom Law Center processa a Best Buy, a Samsung e a Westinghouse, entre outras, por violações à GPL, em nome do projeto BusyBox (anúncio).
Malware disfarçado de protetor de tela é disponibilizado no GNOME-Look.org, o que serve para lembrar que é bom você ficar esperto com os lugares dos quais baixa seus arquivos (cobertura do LWN).
Fim do ciclo de vida do Fedora 10 (anúncio).
Lançamento do digiKam 1.0 (anúncio, análise do LWN).
Lançamento do Moonlight 2 (anúncio).
Mark Shuttleworth anuncia que deixará o cargo de CEO da Canonical em março de 2010, passando o cetro para Jane Silber; Shuttleworth trabalhará na Canonical com foco no design e na qualidade (anúncio).
Créditos a Jake Edge – lwn.net [1], [2], [3], [4]
Tradução por Roberto Bechtlufft <info at bechtranslations.com.br>
Deixe seu comentário