blank blank

Há 25 anos eram lançados os primeiros notebooks ThinkPad

Há 25 anos eram lançados os primeiros notebooks ThinkPad

“Não importa onde ou como você pense, existe o IBM ThinkPad esperando para ir com vocꔓUse-o onde achar melhor”. Essas são duas frases utilizadas pela IBM no início dos anos 90 para promover essa que se transformou numa linha histórica de notebooks: ThinkPad.

No dia 05 de outubro de 1992, há exatos 25 anos, era anunciado oficialmente os primeiros modelos ThinkPad: 700C, 700 e 300. Na época a imprensa internacional, como, por exemplo a revista Computer World, tratava esses novos aparelhos da “Big Blue, que vinham para substituir os L40SX, N51SLC e N51SX, como uma forma de “fazer mais pagando menos”. A tabela abaixo retirada da revista compara o L440SX com o ThinkPad 700 e 700C ressaltando que os novos notebooks IBM ofereciam mais recursos do que os modelos anteriores lançados há 2 anos, e custavam menos.

Além de entregar mais performance por um valor mais baixo, a série ThinkPad que continua até hoje, sob comando da chinesa Lenovo, que adquiriu a divisão de PCs da IBM em 2005 por US$ 1,25 bilhão, ao passar do tempo virou referência quando o assunto é notebook.

Na época do seu lançamento, a portabilidade que cada vez é mais buscada hoje, já era enfatizada pela IBM, que usou o ThinkPad para representar isso. O dispositivo que iria atender o usuário em qualquer ocasião, até durante um voo de avião, ressaltando que o TrackPoint, uma espécie de joystick localizado entre as teclas G,H e B poderia substituir o mouse. 

Na própria IBM o ThinkPad era um avanço e tanto. Comparado, por exemplo, ao IBM Portable PC, primeira aposta da companhia em um computador portátil. Lançado em 1986, esse monstro pesava mais de 15 Kg, tinha uma tela de 9 polegadas e 256K de memória interna. O ThinkPad 700C, que era o modelo premium dessa nova linha pesava 3,5 KG, a tela era 10,4 polegadas com painel TFT, HD removível de 120 MB, e três opções de RAM: 4 MB, 8 MB e 16 MB.

 

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário