Futuro do Xbox: jogos exclusivos em outros consoles, maior alcance, nova geração e mais!

Futuro do Xbox: jogos exclusivos em outros consoles, maior alcance, nova geração e mais!

Nos últimos anos, a Microsoft vem orquestrando uma mudança sutil, porém bem significativa, em sua plataforma de jogos, o Xbox. Uma das ideias principais dessa mudança é a não mais vincular as experiências de jogo em um único hardware, e sim ampliá-las para outros dispositivos como os aparelhos móveis e computadores.

Além disso, a empresa também anunciou um passo ambicioso, embora arriscado, de começar a oferecer jogos antes exclusivos para outros consoles rivais. Por enquanto, 4 títulos exclusivos do Xbox já estão prontos para estrear no PlayStation 5 e no Nintendo Switch. Confira mais sobre essas e outras mudanças anunciadas pela Microsoft essa semana.

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Xbox quer estar em todas as telas

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A estratégia da Microsoft ficou bastante clara em seu intuito de desvincular o Xbox da ideia convencional de um console único para uma plataforma abrangente que vai além de um hardware tradicional. Inicialmente essas mudanças podem parecer pequenas, mas elas tendem a virar algo realmente significativo no futuro.

Phil Spencer, CEO de Jogos da Microsoft, expressou essa visão em um memorando interno, deixando clara a ideia de que os jogadores poderão ter a experiência de jogo do Xbox em diversos locais e dispositivos.

“Temos uma visão diferente para o futuro dos jogos. Um futuro onde os jogadores têm uma experiência unificada em todos os dispositivos. Um futuro onde os jogadores podem descobrir facilmente uma vasta gama de jogos com diversos modelos de negócios. Um futuro onde mais criadores são capacitados para realizar sua visão criativa, alcançar um público global, unir suas comunidades e ter sucesso comercialmente. Um futuro onde toda tela é um Xbox.”

Essa visão vai além do conceito tradicional de um console físico. De acordo com Spencer, o Xbox é uma plataforma de jogos e negócios de conteúdo, que abraça diversas formas de jogar, desde consoles e PCs até a nuvem e dispositivos móveis.

“Gosto do fato de termos uma mistura de coisas acontecendo com nosso negócio”, explicou Spencer. “Nosso modelo de negócios não se resume apenas às vendas de hardware, não se resume apenas às vendas de jogos de primeira parte. É um modelo de negócios diversificado que leva ao sucesso comercial que estamos vendo hoje, o que acho que é meio que um testemunho do caminho que seguimos nos últimos anos.”

O sucesso do Xbox Game Pass e a recente aquisição da Activision Blizzard, juntamente com a possibilidade de uma loja de aplicativos móveis da Microsoft, destacam a expansão do Xbox para além das fronteiras do hardware tradicional.

Mas claro, essa mudança de paradigma não vem sem desafios. A Microsoft está tomando medidas cuidadosas para realizar essa visão de futuro, equilibrando a venda de hardware com serviços de assinatura e abrindo-se para outras plataformas. O lançamento de alguns jogos do Xbox em plataformas rivais, por exemplo, é visto como um teste para avaliar o interesse dos jogadores e os potenciais benefícios para o Xbox como marca.

Embora seja cedo para avaliar o sucesso dessa estratégia, fica claro que algo precisa mudar. Por anos, a Microsoft esteve atrás de seus principais concorrentes, e agora está tentando algo radicalmente diferente para se posicionar de forma mais competitiva no mercado de jogos. A empresa está disposta a arriscar e a explorar novas oportunidades, na esperança de criar um ecossistema de jogos mais inclusivo e expansivo.

4 jogos exclusivos do Xbox chegam ao PS5 e Switch

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Depois de rumores e vazamentos sobre o assunto, agora é oficial: determinados jogos exclusivos do Xbox em breve estarão disponíveis em plataformas concorrentes, como o PlayStation 5 e o Nintendo Switch.

E não, por enquanto ainda não será o Indiana Jones e nem o Starfield. Por enquanto.

Phil Spencer, CEO dos Jogos da Microsoft, revelou a notícia no podcast oficial do Xbox, confirmando os planos da empresa de levar inicialmente quatro jogos para outros consoles. Infelizmente, a Microsoft optou por manter em segredo os títulos específicos por enquanto, insinuando apenas que dois deles são jogos impulsionados pela comunidade, enquanto os dois restantes são lançamentos em menor escala.

Fontes internas sugerem que as ofertas iniciais incluirão títulos como Hi-Fi Rush e Pentiment, seguidos por jogos populares como Sea of Thieves e Grounded. Apesar desse novo passo, Spencer afirma que não houve mudança fundamental na abordagem da Microsoft em relação aos exclusivos do Xbox.

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Isso significa que a plataforma continuará com seus jogos exclusivos, porém ele reconhece uma tendência mais ampla na indústria, prevendo uma diminuição na exclusividade de console ao longo dos próximos anos.

“Acredito fundamentalmente que nos próximos cinco ou dez anos, os jogos exclusivos, jogos exclusivos para um único hardware, serão uma parte cada vez menor da indústria de jogos”

Embora a Microsoft apresente essa iniciativa como um experimento em pequena escala, especulações sugerem que esse é apenas um teste para ver como tudo vai funcionar e que a ideia é que posteriormente grandes títulos possam chegar a plataformas concorrentes (se o teste for positivo, claro).

Por isso, jogos como Starfield e Indiana Jones ainda poderão fazer parte desse movimento em breve, mas não agora em fase de teste.

“Não acho que devemos, como indústria, descartar que um jogo vá para qualquer outra plataforma. Estamos focados nesses quatro jogos e aprendendo com a experiência. Não temos trabalhos em andamento em outras franquias. Mas para qualquer pessoa se levantar e dizer que algo nunca vai acontecer, acho que parece criar mais certeza em um mundo de jogos onde você realmente deseja responder ao que os clientes querem e ao que nossos jogadores e criadores estão procurando.”

Diablo IV chega ao Game Pass em março

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Desde que a Microsoft concluiu sua aquisição bilionária da Activision Blizzard, os fãs têm especulado sobre a chegada dos jogos da empresa na plataforma de assinatura da Microsoft. Phil Spencer já tinha dito que os jogos da Activision Blizzard poderiam chegar ao Game Pass, mas os fãs teriam que esperar até 2024.

E agora que 2024 já chegou, a previsão se mostrou certa, e Diablo IV será disponibilizado aos assinantes do serviço mais cedo do que o esperado. Isso porque eles confirmaram que o título será o primeiro jogo da Activision Blizzard a fazer parte do Xbox Game Pass, sendo lançado no serviço em 28 de março.

O jogo foi um dos grandes sucessos do ano passado, e até hoje atrai jogadores com suas atualizações sazonais, mantendo a experiência sempre fresca e envolvente. Ao trazer o jogo para o Game Pass, a Microsoft oferece uma oportunidade para os mais de 34 milhões de assinantes do serviço explorarem o universo sombrio e cheio de ação do game.

Microsoft fala um pouco sobre nova geração do console

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Além das novidades com a plataforma Xbox, a Microsoft também vem gerando empolgação na comunidade de jogos com indícios de um hardware único do console em desenvolvimento.

Durante o podcast oficial do Xbox, Sarah Bond, presidente do Xbox, instigou os ouvintes com promessas de avanços significativos no Xbox de próxima geração. Com foco em oferecer uma habilidade técnica sem precedentes, Bond sugeriu um salto que aprimoraria a experiência de jogo tanto para os jogadores quanto para os criadores.

“Temos mais por vir. Há coisas empolgantes a caminho em hardware que vamos compartilhar neste feriado. Também estamos investidos no roadmap da próxima geração. No que estamos realmente focados é em oferecer o maior salto técnico que você já viu em uma geração de hardware, o que torna melhor para os jogadores e melhor para os criadores e as visões que eles estão construindo.”

Phil Spencer, CEO dos Jogos da Microsoft, alimentou ainda mais as especulações ao sugerir que a equipe de hardware do Xbox estaria explorando opções de hardware diversas. Spencer revelou estar orgulhoso do trabalho da equipe e insinuou o potencial para hardware que atenda às preferências únicas dos jogadores, sugerindo a chegada de inovações dentro do ecossistema do Xbox.

Portátil a vista?

Uma possibilidade especialmente intrigante é o surgimento de um dispositivo portátil do Xbox. Embora a Microsoft não tenha feito nenhum anúncio oficial, insinuações e rumores circulando na comunidade de jogos sugerem que tal dispositivo possa estar nos planos mais recentes da empresa.

Em uma postagem no blog do Xbox hoje, a Microsoft revelou que: “Vemos muitas oportunidades em diferentes tipos de dispositivos e compartilharemos detalhes sobre nossos planos futuros de hardware assim que estivermos prontos”.

A ideia não chega a ser tão distante, principalmente agora que a empresa deixou clara a sua intenção de levar o Xbox para mais telas, focando principalmente em dispositivos portáteis e computadores. Além disso, o próprio Spencer já revelou ser um grande fã de portáteis, porém ainda não há nada para ser anunciado e que ainda há muita coisa para ser feita em relação ao Windows para os computadores de jogos portáteis.

“Um dos pontos fracos na experiência em um ROG ou no Lenovo [Legion Go] é o Windows. Como o Windows funciona apenas com entrada de controle nesse tipo de DPI, em uma tela menor de oito ou sete polegadas. Esse é um ponto real de design com o qual nossa equipe de plataforma está trabalhando com o Windows para garantir que a experiência seja ainda melhor.”

Porém, antes do lançamento da nova geração ou até mesmo confirmação de um portátil, parece que o Xbox Series X sem disco e um novo controle ainda podem ser uma realidade mais próxima. Ainda no post do blog da Xbox, a empresa revelou que: “Temos um roadmap de hardware robusto e inovador de vários anos, incluindo mais opções de console e controle para você neste feriado. Os jogadores do Xbox saberão que seus jogos são projetados para maximizar os recursos mais recentes de nosso hardware e serviços.”

Fonte: The Verge

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