Entenda o que é o DLSS 4 e o que ele traz de melhorias

A Nvidia lançou recentemente o DLSS 4, uma evolução significativa da tecnologia de renderização neural impulsionada por Inteligência Artificial (IA) da empresa.

Essa nova versão traz melhorias em termos de taxa de quadros (FPS), latência e fidelidade gráfica, garantindo uma experiência mas completa para gamers e criadores de conteúdo. Quer saber mais detalhes sobre as novidades? Confira aqui!

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O que é o DLSS?

O Deep Learning Super Sampling (DLSS) é uma tecnologia da Nvidia que usa IA para aumentar a resolução e a qualidade das imagens renderizadas, sem comprometer o desempenho. Ao invés de renderizar um jogo em resolução nativa, o DLSS processa as imagens em resolução mais baixa e as reconstrói com IA para criar um resultado visual que rivaliza com ou até supera a resolução original.

O chega de novo para o DLSS 4?

A quarta geração do DLSS chegou prometendo revolução completa na tecnologia de renderização. Para isso, ele introduz novos recursos e aprimoramentos em todas as frentes, graças às GPUs GeForce RTX Série 50 e aos Tensor Cores de 5ª Geração.

De acordo com a Nvidia, as principais melhorias do DLSS 4 em comparação aos modelos anteriores é que ele traz o novo Multi Frame Generation e também chega com melhorias para o Super Resolution.

Recursos do DLSS 4

Além do novo Multi Frame Generation, o DLSS 4 continua trazendo os recursos presentes das versões anteriores da tecnologia, com direito até mesmo a algumas melhorias por causa das novas placas de vídeos, como já dito acima. Conheça mais um pouco sobre cada um deles:

  1. DLSS Multi Frame Generation

O DLSS 4 apresenta o Multi Frame Generation, uma inovação que é o destaque dessa novidade, e que permite que a IA possa gerar até três quadros adicionais para cada quadro renderizado. Isso significa que, mesmo que o jogo esteja rodando a 30 FPS, a tecnologia é capaz de entregar uma experiência visual equivalente a 120 FPS, garantindo assim mais fluidez na gameplay.

Para isso, a IA analisa os quadros anteriores e prevê as próximas imagens, preenchendo as lacunas com novos quadros artificiais. Isso reduz significativamente a carga sobre a GPU, permitindo desempenho mais alto sem sacrificar a qualidade visual.

  1. DLSS Ray Reconstruction

O Ray Tracing é um dos maiores avanços gráficos da década, mas também é um dos mais exigentes. O DLSS Ray Reconstruction substitui os denoisers tradicionais ajustados manualmente por uma rede neural treinada, capaz de gerar pixels adicionais em cenas com ray tracing intenso. O resultado é uma renderização mais precisa de reflexos, sombras e iluminações complexas.

Vantagens:

  • Melhor qualidade visual em cenas com ray tracing.
  • Redução de artefatos visuais e maior precisão em efeitos de luz.
  1. DLSS Super Resolution

O DLSS Super Resolution continua sendo uma parte essencial do pacote, agora com melhorias substanciais com a chegada do DLSS 4. A nova versão utiliza dados de movimento e feedback de quadros anteriores para reconstruir imagens em resoluções superiores, aumentando o FPS sem comprometer a qualidade gráfica.

Principais Benefícios:

  • Maior nitidez em jogos de mundo aberto.
  • Melhor preservação de detalhes em movimentações rápidas.
  1. Deep Learning Anti-Aliasing (DLAA)

Por fim, temos o DLAA, que é uma evolução do anti-aliasing tradicional, usando IA para suavizar serrilhados sem comprometer a performance. Baseado na tecnologia do DLSS Super Resolution, o DLAA aumenta a qualidade visual ao renderizar em resolução nativa.

Destaques:

  • Imagens mais suaves e sem serrilhados visíveis.
  • Qualidade gráfica superior em jogos que priorizam fidelidade visual.

Placas de Vídeo Compatíveis com DLSS 4

Embora o DLSS 4 esteja disponível em todas as placas GeForce RTX, a disponibilidade de recursos varia conforme a geração. Confira quais recursos estão disponíveis em cada geração:

GeForce RTX Série 50:

  • DLSS Multi Frame Generation
  • DLSS Frame Generation
  • DLSS Ray Reconstruction
  • DLSS Super Resolution
  • Deep Learning Anti-Aliasing (DLAA)

GeForce RTX Série 40:

  • DLSS Frame Generation
  • DLSS Ray Reconstruction
  • DLSS Super Resolution
  • Deep Learning Anti-Aliasing (DLAA)

GeForce RTX Série 30:

  • DLSS Ray Reconstruction
  • DLSS Super Resolution
  • Deep Learning Anti-Aliasing (DLAA)

GeForce RTX Série 20:

  • DLSS Ray Reconstruction
  • DLSS Super Resolution
  • Deep Learning Anti-Aliasing (DLAA)

Fonte: Nvidia

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