DeepL lança nova geração de IA que promete traduções de qualidade superior à do GPT-4, Google e Microsoft

DeepL lança nova geração de IA que promete traduções de qualidade superior à do GPT-4, Google e Microsoft

DeepL anunciou nesta quarta-feira (17) o lançamento do seu modelo de linguagem de última geração baseado em sua própria tecnologia de LLM. O modelo de inteligência artificial é altamente especializado e foi desenvolvido especialmente para tarefas de tradução e edição. “Esta atualização representa um avanço revolucionário na plataforma de IA linguística do DeepL para empresas, redefinindo o padrão de qualidade e performance do setor linguístico”, diz a empresa em nota.

A nova solução integra três recursos exclusivos:

  • Tecnologia de LLM especializada: as soluções do DeepL são baseadas em uma tecnologia de LLM (grandes modelos de linguagem, em português) desenvolvida exclusivamente para tarefas linguísticas, gerando traduções e textos muito mais naturais em uma grande variedade de áreas, com menos risco de incoerências e desinformações.
  • Dados exclusivos: ao contrário do que acontece com os modelos mais genéricos, que são treinados com base em dados disponíveis ao público geral na Internet, o modelo do DeepL foi treinado com dados otimizados para a criação e tradução de conteúdo, compilados pela própria DeepL ao longo de sete anos.
  • Supervisão humana: o modelo do DeepL conta com a supervisão de milhares de linguistas experientes, que passam por uma rigorosa seleção e são treinados especificamente para “ensinar” o modelo a produzir textos e traduções da mais alta qualidade.

Superior ao Google Tradutor, GPT-4 e CoPilot da Microsoft

Os resultados deste novo modelo de linguagem elevam a qualidade da tradução baseada a IA a níveis nunca antes vistos: testes cegos revelaram que linguistas profissionais preferem as traduções do DeepL com mais frequência do que as produzidas pelo Google Tradutor (1,3 vezes mais), pelo ChatGPT-4 (1,7 vezes mais) e pela Microsoft (2,3 vezes mais).

Testes cegos realizados com especialistas em idiomas mostraram que a nova tecnologia de LLM produz resultados 1,7 vezes melhores do que o modelo antigo nas traduções entre inglês e japonês, bem como entre inglês e chinês simplificado. Além disso, foram observados resultados 1,4 vezes melhores nas traduções entre inglês e alemão. Com este aumento significativo da performance, os usuários corporativos gastarão menos tempo com a revisão de textos, o que torna a comunicação entre equipes e mercados ainda mais eficiente.

“Isto é apenas o começo para nossas soluções de IA linguística baseadas em LLM”, afirmou Jarek Kutylowski, CEO e fundador do DeepL. “Somos uma empresa voltada para a pesquisa e estamos investindo pesado para atingir níveis ainda mais altos de qualidade, eficiência e adaptabilidade da tradução e da escrita. Nosso objetivo é oferecer aos nossos clientes em todo o mundo a mais avançada tecnologia do setor linguístico, para que possam desenvolver seus negócios sem as barreiras do idioma e prosperar em escala global.”

“O lançamento da nossa tecnologia de LLM no mercado é um marco significativo para nossa equipe de pesquisa; no entanto, o maior sucesso para nós é o impacto real que isso proporcionará aos nossos clientes. Ao testar o novo modelo em relação aos concorrentes e ao nosso modelo antigo, tradutores humanos profissionais relataram que o Google requer duas vezes mais edições e o ChatGPT, três vezes mais edições, para obter a mesma qualidade, acrescenta Kutylowski.

Para empresas que traduzem um grande volume de documentos, esta melhoria tem um impacto significativo na eficiência e produtividade dos colaboradores, permitindo-lhes dedicar mais tempo a tarefas mais estratégicas”, afirma Stefan Mesken, vice-diretor da equipe de pesquisa do DeepL.

Disponível apenas para assinantes

Os assinantes do DeepL Pro já podem acessar este novo modelo para traduzir textos em inglês, japonês, alemão e chinês simplificado. Outros idiomas estarão disponíveis em breve. A nova tecnologia de LLM pode ser ativada no tradutor online selecionando a opção “modelo de última geração”. “Os usuários do DeepL Pro também estão protegidos com os mais elevados padrões em termos de segurança (em conformidade com a RGPD, certificação ISO 27001 e SOC 2 Tipo 2) e com a garantia de que os seus textos nunca são utilizados para treinar os modelos do DeepL”, destaca a empresa.

Os planos do DeepL Pro custam a partir de US$ 8,74.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X