Conta aí pra gente: o que você acha do iPhone?

Conta aí pra gente: o que você acha do iPhone?

O iPhone é um dos celulares que mais divide opiniões. Pelo menos no Brasil. Há o grupo dos Apple fags, aqueles que são fãs de tudo o que a Maçã lança. Para eles, o iPhone é o melhor celular da galáxia e vale cada centavo. Em contrapartida, há os Apple haters, que odeiam do fundo do coração todo e qualquer produto que tenha uma Maçã estampada na traseira. De qual lado você está?

Mas uma coisa é fato: é inegável que a Apple, através do iPhone, lançado pela primeira vez em 2007, revolucionou o mercado de celulares. Antes do primeiro iPhone a grande maioria dos celulares ainda tinham teclado físico, bateria removível e telas minúsculas. Os modelos mais vendidos nem sequer possuíam tela colorida direito.

Leia também
15 anos do iPhone: curiosidades sobre o primeiro modelo
Tudo o que você precisa saber sobre o iPhone 14

Empresas tiveram que mudar de rota e outras desapareceram

Blackberry

A chegada do iPhone, com sua tela sensível ao toque e que ocupava boa parte da área frontal do aparelho, fez muitas empresas “correrem atrás do prejuízo”. O Google, por exemplo, na época estava aprimorando o Android para os celulares tradicionais, com teclado físico. Após o lançamento do iPhone, a empresa rapidamente teve que mudar a rota e adaptar o sistema para telas de toque.

As empresas que duvidaram do sucesso do iPhone pagaram um preço altíssimo. A BlackBerry é o exemplo mais emblemático. Na época eles eram o supra sumo dos dispositivos móveis. Morreram abraçados com as suas convicções e o formato de seus celulares. Steve Ballmer, na época CEO da Microsoft, também duvidou do iPhone. O resultado foi que a Microsoft entrou tarde demais no mercado de smartphones e acabou desistindo da corrida.

A prova de que o iPhone realmente revolucionou o mercado é que o primeiro celular Android usável só foi lançado em 2008. Estou falando do HTC Dream. Na época a Apple já estava com o iPhone 3G. O primeiro smartphone Android que conseguiu rivalizar com o iPhone em termos de design e usabilidade foi o Samsung Galaxy S, apenas em 2010. Inclusive isso gerou uma briga judicial enorme entre as duas empresas.

Vantagens e desvantagens do iPhone

iPhone

Mas enfim, o tempo passou e hoje o Android é um sistema que ultrapassa o iOS em diversos aspectos. Mas o iPhone ainda mantém algumas vantagens competitivas relevantes, como por exemplo:

  • Ecossistema da Apple é muito mais integrado;
  • iPhones recebem atualizações por mais de 5 anos, coisa raríssima de se ver no ecossistema Android;
  • Diversos aplicativos são otimizados para o iOS, como é o caso do Instagram;
  • No Brasil, um iPhone desvaloriza muito menos do que um Android.

Mas é claro que o aparelho também tem suas desvantagens. E aqui no Brasil a principal delas é o preço. Só para você ter ideia, a geração mais recente do iPhone pode custar mais de R$ 15 mil por aqui. Isso faz com que os brasileiros optem por caminhos menos convencionais para poder usar o aparelho. Um deles é o aluguel por assinatura. O status e o preço do aparelho é tão grande que algumas pessoas se dispõem a alugar o dispositivo ao invés de comprá-lo.

Mas agora nós queremos saber de você! O que você acha do iPhone? É dono de um? Tem vontade de comprar? Ou não quer nem passar perto de uma loja da Apple? Vamos conversar nos comentários!

A seção “Conta aí pra gente” é um quadro fixo do Hardware.com.br em que temas interessantes sobre o mundo da tecnologia são colocados em pauta para que você, leitor, participe e interaja conosco 😉

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X