13 curiosidades sobre Steve Wozniak, o cofundador da Apple

13 curiosidades sobre Steve Wozniak, o cofundador da Apple

As curiosidades sobre Steve Wozniak, que nasceu na Califórnia, nos anos 50, começam ainda na sua infância. Ele sempre teve um interesse peculiar pela tecnologia, e sempre teve aptidão para invenções e criações.

Seus gostos pessoais foram influenciados por seu pai, engenheiro de profissão. E por um personagem, conhecido como Tom Swift, que era o personagem principal de uma série de livros para jovens sobre ciência.

O seu primeiro projeto ganhou vida aos 11 anos de idade! Ele conquistou inúmeros prêmios ao longo da infância, até o ingresso na faculdade!

Ele já demonstrava que seria um dos grandes nomes que fariam história na área da tecnologia.

Por isso, confira a seguir, as 13 curiosidades sobre Steve Wozniak!

Quais são as curiosidades sobre Steve Wozniak?

Vivemos em um tempo, onde é muito importante investimentos em iniciativas que ajudem a salvar o planeta. E tendo esse propósito em mente, Steve Woz anunciou o lançamento da sua empresa, a Efforce.

Muitas pessoas não conhecem a história e trajetória desse homem, mas ele é um dos grandes nomes por trás da Apple! Ele foi o responsável por toda a estrutura de hardware do Apple I, incluindo o sistema operacional.

Mas não é somente com essa história que as principais curiosidades sobre Steve Wozniak foram criadas. Sendo assim, confira os 12 principais fatos da vida desse grande investidor.

1. Homem de muitas identidades

Uma das curiosidades sobre Steve Wozniak envolve suas diferentes identidades.

Contudo, em sua certidão de nascimento, o seu nome está descrito como “Stephan”, mas sua mãe queria que ele se chamasse “Stephen” – essa foi a grafia adotada por ele futuramente.

Ele também é conhecido como Steve, ou para os íntimos, é chamado de Woz.

Ao longo de sua vida, ele utilizou pseudônimos, incluindo: “Berkeley Blue”, utilizado para trabalhar como um hacker de telefones. Além de “Rocky Racoon Clark”, utilizado no período em que terminou sua graduação na Universidade de Berkeley.

2. Engenheiro e programador

Ao longo da carreira, Steve Wozniak, sempre teve uma relação próxima com a tecnologia e com a criação do Apple I, já que ele participou ativamente do projeto do Sistema Operacional e do Hardware.

Isso porque, Woz é um engenheiro eletrônico, além de programador, e se juntou a Steve Jobs para que conseguisse fundar uma das maiores empresas tecnológicas do mundo: a Apple.

3. Construção do Apple I – O primeiro computador pessoal

De acordo com a história narrada na biografia de Jobs, o Apple I surgiu através de um insight de Woz, que projetou um terminal, que tinha um monitor e um teclado, que posteriormente, iria fazer a conexão com um minicomputador.

E com isso, a ideia da junção do computador com o restante dos itens, era algo que ainda não tinha sido pensado. Woz então começou a desenhar o software, que iria integrar o microprocessador para a exibição de imagens.

Jobs ficou surpreso com as letras projetadas na tela, e buscou os demais componentes necessários para finalização do projeto.

Steve wozniak
Steve Wozniak | Reprodução: VEJA

E assim, nasceu o Apple I – primeiro que utilizava o sistema de teclado para digitar e contava com uma tela de vídeo. Além de participar da criação do Apple 2.

4. Nasceu na Califórnia em 1950

Todavia, uma das curiosidades sobre Steve Wozniak, que não poderiam faltar nessa lista, é o seu nascimento.

Ele nasceu no dia 11 de agosto de 1950, em São José, localizado na Califórnia. A maioria dos usuários o conhecem como o cofundador da Apple, juntamente com Steve Jobs.

5. Possui 10 títulos de doutorados honorários

Não podemos intitular apenas Steve Jobs como gênio, o Steve Wozniak conta com 10 títulos de doutorado honorários na área de engenharia.

6. Ainda é um funcionário Apple com direito à salário (simbólico!)

Woz apesar de não atuar mais na Apple, o cofundador da empresa, possui o status de personalidade corporativa, sendo um dos nomes mais conhecidos do mercado.

No entanto, ele ainda é um “funcionário” Apple, com direito à receber salário, mas que não passa de uma quantia simbólica e afetiva, que não ultrapassa a marca de US$ 50 semanais, pois os ganhos tem incidência de taxas.

Steve wozniak
Steve wozniak | Reprodução: MacMagazine

7. Desenvolveu jogos para a Atari

Ademais, antes de fundar a Apple ao lado de Steve Jobs, Wozniak desenvolveu um jogo para a Atari. O game recebeu o título de “Breakout”.

8. Já sofreu um acidente ao pilotar seu monomotor

Durante o ano de 1981, Woz sofreu um acidente enquanto pilotava o seu monomotor.

No entanto, uma das curiosidades sobre Steve Wozniak que envolvem esse fatídico dia diz respeito ao pouco tempo em que o monomotor foi adquirido. Pois, pouco tempo depois da aquisição, o acidente aconteceu.

A agência que realizava investigações de acidentes envolvendo aviões nos Estados Unidos na época disse que ele não tinha as licenças necessárias para pilotar o monomotor.

Contudo, assim que deixou o hospital, cerca de seis meses depois do acidente, ele encomendou um novo monomotor do mesmo modelo.

Quando o acidente ocorreu, Woz fraturou sua órbita ao redor de seu olho direito, além de perder alguns de seus dentes.

Além desses problemas, ele também foi diagnosticado com amnésia temporária. Pouco tempo depois, ele afirmou que os jogos da Apple II o ajudaram a recuperar sua memória novamente.

9. Vida após a Apple

Ainda assim, depois de sua saída da maçã, uma das curiosidades sobre Steve Wozniak é a fundação da CL9. Essa era sua nova empreitada, a qual viria a lançar o primeiro controle remoto universal do mundo!

Steve wozniak
Steve wozniak | Reprodução: TechTudo

Mas além da CL9, Steve também criou uma fundação dedicada ao ensino de programação aos interessados. O seu objetivo, nesse caso, era promover a capacitação de novos professores e doar os equipamentos necessários.

Durante o ano de 2001, Woz também fundou a Wheels of Zeus, com a sigla WOZ, com o objetivo de criar uma tecnologia GPS. Essa era uma maneira de ajudar as pessoas a encontrarem as coisas de maneira mais fácil.

Ao longo da sua história de vida, Woz também ocupou diferentes cargos, além dos que já trabalhava habitualmente. Um deles foi o de cientista-chefe em uma companhia de nome Fusion-in.

Todavia, ele também foi um dos co-fundadores da então conhecida Comic Con do Vale do Silício.

E, mesmo que tenha deixado a Apple extremamente chateado, sua amizade com Steve Jobs retornou anos depois. Ele lamenta imensamente a morte do amigo com quem criou essa grande empresa tecnológica.

Além disso, nem todos os laços que ele mantinha com a Apple foram cortados. Isso porque, ele continua sendo um funcionário da empresa, ganhando US $50 por semana. Ele chama esse valor de simbólico, mas que marca o fruto da lealdade.

10. Fracassos que levaram a Apple da era Woz ao grande sucesso

Com o sucesso do lançamento do Apple I e II, Jobs ficou empolgado e evoluiu os projetos para o lançamento do Apple III e Lisa, que foram produtos que não tiveram sucesso.

Mas, Woz não teve participação ativa nesse projeto, já que havia sofrido um acidente em 1981, com perda de memória temporária.

O que é surpreendente nesta história, é que o projeto mais bem sucedido daquela época, o Apple II, que teve participação ativa do Woz, foi deterrminante para o financiamento do projeto Macintosh, uma produção que se tornou um dos principais produtos Apple até a atualidade.

Por isso, Woz foi um dos principais “financiadores” do Mac, e o motivo do fracasso ter se tornado o sucesso, tempos depois!

Steve wozniak
Steve wozniak | Reprodução: Richard Brochini

Logo, graças a todo o faturamento que a marca recebia na época, a Apple conseguiu criar o Macintosh.

11. Vida de Woz atualmente

Desde que deixou a Apple, Woz vem se dedicando totalmente ao ensino e a caridade na área de educação.

Todavia, durante o ano de 2006 ele, inclusive, lançou uma autobiografia. E, por conta disso, ele continua conquistando muitos fãs e admiradores ao redor do mundo.

Nesse livro, os leitores podem encontrar uma breve história da vida de Woz. Ele conta sobre a relação que tinha com seu amigo Steve Jobs e tudo que ocorreu durante sua brilhante carreira.

No entanto, é importante ressaltar que parte de sua fortuna foi destinada para a escola Los Gatos. Ela está localizada, até hoje, nas proximidades que Woz vive.

E, ao contrário de seu falecido cofundador da Apple, Woz nunca foi capitalista e rancoroso.

12. Primeiro cliente a comprar

Após a morte de seu ex-colega de fundação da Apple, que ocorreu no dia 5 de outubro de 2011, Woz acompanhou de perto o lançamento do iPhone 4s. Ele ficou aguardando em frente à Apple Store por 20 horas.

Aliás, essa não foi a única vez que essa história ocorreu. Isso porque, durante o lançamento do iPad 3, Woz também esperou por 12 horas na fila da Apple Store para adquirir o modelo.

13. Já passou trote para o Vaticano

Por fim, uma das curiosidades sobre Steve Wozniak ocorreu antes do lançamento oficial da Apple.

Isso porque Woz, junto com seu amigo Jobs, venderam “blue boxes”, ou caixas azuis. O intuito delas era realizar chamadas gratuitas para todos os locais do mundo.

Em uma das vezes que Woz utilizou o equipamento, ele passou um trote para o Vaticano.

Veja também: Apple utilizará baterias da Tesla em nova usina solar

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X