Como saber se a placa mãe queimou ?

Como saber se a placa mãe queimou ?

Para saber se sua placa mãe queimou, primeiro é preciso tentar identificar alguns problemas que podem acarretar o mal funcionamento do componente no computador. Entre eles estão acúmulo de sujeira, superaquecimento, erro de instalação, entre outros.

Por isso, neste artigo, vamos te ajudar a identificar esses sinais, já que a solução pode ser bastante simples e até mesmo impedir que a placa mãe queime por completo. Confira.

Leia também:

Como saber se o seu processador queimou?
O que acontece se eu tirar a bateria da placa-mãe?

O que é a placa mãe?

placa mãe

Primeiro, é preciso entender o conceito da placa mãe para entender como esse tipo de problema pode impedir o funcionamento do computador. A placa mãe tem esse nome porque é nela que todos os componentes se encontram para um bom funcionamento, ou seja, ela que une todas as peças e garante a passagem de informações entre elas.

Até mesmo a fonte acaba sendo conectada com a placa mãe, já que ela tem a função de repassar essa energia vinda da fonte para outros periféricos no gabinete. Isso significa que, sem uma placa mãe, nenhum componente iria se comunicar com outro, e o computador não funcionaria. Em uma analogia mais ampla, a placa mãe é como se fosse o maestro em um concerto.

Problemas que podem causar danos à placa mãe

placa mãe

Como a placa mãe tem uma função tão ampla, quando há algum problema relacionado a ela, podem existir diversos fatores para isso. Vamos listar aqui alguns desses fatores e como você pode conferir e solucioná-los caso esteja causando má funcionamento do computador ou até mesmo impedindo-o de ligar.

Verifique o posicionamento da placa

Uma placa má encaixada pode se tornar um problema, já que ela fica solta e pode acabar tocando em outras estruturas. Quando são estruturas metálicas, como a base metálica do gabinete, por exemplo, isso acaba gerando curto circuito. Isso faz com que o computador trave de forma aleatória ou até mesmo não ligue, e em caso mais grave, pode fazer com que a placa mãe queime de vez.

Além da má posição da placa mãe, outro motivo que leva a ter curto circuito nela é a presença de fios desencapados em contato com sua superfície. Por isso, a solução nesse caso é primeiro conferir se ela está bem encaixada e fixada nos suportes de forma correta. Se for preciso você pode tirá-la para colocar de novo certificando-se de que os parafusos estejam bem firmes. Procure também por qualquer cabo solto perto da placa e, se houver, reposicione-o para que não toque nela.

Impeça o acúmulo de sujeira

Embora possa parecer bem simples, o processo de limpeza física do computador pode ser muito importante. Isso porque o acúmulo de sujeira entre os componentes acaba impedindo que o ar circule entre eles, consequentemente causando um acúmulo de calor e superaquecimento.

Isso pode afetar o desempenho desses componentes e até causar danos irreversíveis, como queimar de vez. Nesse caso, o indicado é fazer uma limpeza no gabinete a cada 6 meses, pelo menos. Caso você tenha um aspirador de pó, pode usá-lo na velocidade mínima. Caso não tenha, pode usar um pano com álcool isopropílico. Para retirar a sujeira também pode usar um pincel com cerdas macias, mas não assopre.

Procure por kits de limpeza específicos para computadores, que são vendidos em lojas de equipamentos eletrônicos, assim você se certifica de estar usando os materiais corretos.

Além da sujeira, outros motivos podem levar ao superaquecimento

O superaquecimento é um dos principais problemas que podem fazer com que a placa mãe queime, por isso é preciso evita-lo ao máximo. Só que, além do acúmulo de sujeira, existem outras causas para o superaquecimento.

Uma delas é colocar o gabinete em um local pouco ventilado, que já é quente naturalmente, e principalmente se for apertado. Assim não terá ar para circular, e a temperatura ambiente vai influenciar na temperatura dos componentes.

Outra causa é quando é feito um overclock de forma descuidada. Ao fazer um overclock, é preciso ficar de olho na temperatura dos componentes do computador, e se houver um aumento, desfaça o procedimento. Para isso, é possível usar alguns programas que são dedicados a medir a temperatura interna de componentes como processador e GPU. Geralmente se essa temperatura ficar acima de 60 graus Celsius, é um sinal de alerta.

Fique de olho na fonte e cabo de energia

Muitas pessoas não se preocupam muito com a fonte na hora de montar o computador, porém isso pode ser um erro. Se ela não tiver potência suficiente para garantir a alimentação de todos os componentes do computador, ele não vai ligar. Uma forma de ter uma noção de quanta energia o seu computador precisa é verificando sites, como o OuterVision Power Supply Calculator.

Nesse caso, vale duas dicas:

Primeiro, sempre verifique a conexão dos cabos de energia. Ou eles podem não estar encaixados de forma correta ou até soltos. Quase toda placa mãe conta com 2 entradas de energia, uma que tem 24 pinos que é a maior, e outra menor que pode ter 4 ou 8 pinos, e é preciso ligar as duas. E caso você tenha uma placa de vídeo dedicada, também há chances dela também ter uma entrada de 8 pinos. Caso esteja conectado de forma certa, vale a pena tirar e encaixar de novo para garantir que nada está solto.

Segundo, caso seu computador não esteja ligando, o problema pode estar diretamente na fonte. Então, se possível, tente mudar a fonte e liga-lo. Muitas pessoas acabam já presumindo que o problema é na placa mãe e deixam esse detalhe passar.

Verifique se todos os componentes estão bem instalados

Um motivo para o computador apresentar problemas ou até mesmo não ligar também pode ser a má instalação de algum componente na placa mãe, que acaba não o reconhecendo ou afetando seu desempenho. Vale a pena conferir principalmente se a placa de vídeo e as memórias estão bem encaixadas e colocadas no espaço certo. Em caso de dúvidas, tire e encaixe novamente.

Como saber se a placa mãe queimou de vez?

placa mãe

Caso você tenha tentado todas essas soluções e o computador ainda não esteja ligando, então é provável que a placa mãe tenha queimado. Porém, não é uma certeza. Para quem não entende muito de computação, o ideal mesmo é levar para uma assistência técnica, já que lá eles terão as ferramentas certas para identificar se a placa mãe está queimada mesmo ou não.

Uma dessas ferramentas é o multímetro, que mede correntes contínua, alternada e também resistência. Não é uma ferramenta muito cara, mas mesmo assim é preciso saber como usar. Dá também para fazer um teste com speaker, tirando as memórias para saber se a placa mãe vai identificar a falta dessas memórias. E ainda dá para olhar os capacitores para ver se algum deles está estufado.

Caso ela esteja de fato queimada, o mais indicado é comprar outra. Embora alguns lugares possam fazer um reparo, não vale tanto a pena, já que a garantia vai ser bem curta.

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X