Características do sistema de resfriamento dos notebooks Acer Predator [VÍDEO]

Por: Acer
Características do sistema de resfriamento dos notebooks Acer Predator [VÍDEO]

“Refrigeração em primeiro lugar”, é assim que a Acer encara esse atributo fundamental quando falamos em notebooks. O investimento em tecnologias relacionadas ao sistema de resfriamento é uma das bases dos notebooks da Acer, principalmente a linha Predator, destinada ao público gamer. 

Neste artigo você irá entender as principais características do sistema de resfriamento empregado nos notebooks da linha Acer. Há variações importantes em termos de recursos que você deve conhecer para considerar quando estiver buscando o seu notebook da linha Predator 

Assim como um bom conjunto de processador, memória RAM e placa de vídeo, um sistema de resfriamento adequado ajuda a consolidar a performance que o seu notebook terá em um game.

Diferentemente de um desktop, em que as peças comumente são abrigadas em um gabinete, nos notebooks, pela questão da mobilidade, é adotada uma estrutura bem mais compactada, por isso, um bom sistema de resfriamento é fundamental, assim como avanços na litografia do processador, por exemplo, já que o conjunto garante uma maior eficiência energética. 

A reconhecida linha Predator da Acer investe forte em tecnologias e soluções para o sistema de resfriamento dos seus notebooks.  

As soluções de resfriamento passam por uma composição externa, já que são empregadas saídas de ar em pontos estratégicos na carcaça do notebook, e interna, com o uso de fansheat-pipes e o material térmico que auxilia na condução do calor.  

Assim como há variações nas linhas de notebooks Predator, como Helios 700, Helios 300 e Triton  300, a composição do sistema de resfriamento que equipa os notebooks também varia. Por exemplo, no Predator Helios 700, em sua variante com Core i9, traz uma nova tecnologia que a Acer começou a promover no ano passado, a Predator PowerGem, que significa o uso de um material térmico especial com 3,83 vezes mais condutividade de calor que o cobre. 

Embora o PowerGem esteja reservado no melhor notebook Predator da atualidade, os outros modelos carregam boas características, que inclusive compõe o sistema de resfriamento do próprio Predator Helios 700. 

A principal característica é o uso das ventoinhas Aeroblade 3D de 4ª geração. Esse design patenteado pela Acer garante uma redução no ruído e aumento no fluxo de ar. As ventoinhas trabalham diretamente com a tecnologia Predator CoolBoost, que aumenta automaticamente a velocidade de rotação da ventoinha com base no calor gerado para manter áreas essenciais resfriadas. 

As ventoinhas AeroBlade de 4ª geração contam com bordas serrilhadas, para que um maior fluxo de ar seja entregue. Cada uma das 59 pás biônicas das ventoinhas que integram o sistema de resfriamento dos notebooks Predator tem apenas 0,1mm de espessura, além de serem feitas de metal. Vale destacar que notebooks convencionais costumam utilizar pás de 0,8mm. Com a redução na espessura das pás, e o design com que foram projetadas, há um aumento no fluxo de ar. 

A escolha de pás de metal também tem um impacto sobre o ruído, já que há uma redução de 26% no ruído gerado comparado com as pás de plástico. 

AeroBlade 3D é uma evolução direta ao AeroBlade. A Acer explica que a diferença fica por conta de uma aleta axial curva que foi adicionada ao longo da borda superior da pá. Este design, juntamente com uma ventoinha estilo soprador, permite níveis de refrigeração ainda maiores, completa a Acer. 

A outra tecnologia de suma importância no sistema de resfriamento do Predator é a Vortex Flow, o fluxo de vórtice. Essa tecnologia, disponível no notebook Predator Helios 500, consiste em três ventoinhas, além de cinco tubos de calor.  A Acer diz que esse sistema permite um aumento de 45% no fluxo de ar. A versão 2020 do Triton 500 entrega um desempenho térmico 33% superior ao modelo de 2019. 

É importante também mencionar que, além do controle automático, você tem a liberdade de controlar a forma de atuação dos fans através do software da Acer Predator Sense.  

Este software é um excelente aliado para a performance geral do seu notebook, já que além do sistema de resfriamento, você também pode configurar outros parâmetros, como aplicar overclock na GPU do notebook. 

Sobre o Autor

Fundada em 1976, a taiwanesa Acer é uma empresa de tecnologia dedicada à concepção, venda e suporte de produtos inovadores que melhoram a vida das pessoas e as mantém atualizadas e conectadas. Com cerca de 7 mil funcionários, a Acer engloba desde tecnologia ligada à Internet das Coisas para jogos a realidade virtual, com equipe dedicada à pesquisa, design, marketing, venda e suporte de produtos e soluções que quebram barreiras entre pessoas e tecnologia. No Brasil, a Acer está presente há 11 anos e encontra-se entre as líderes em faturamento e volume de vendas no varejo. Com sua linha atual de produtos focada em notebooks, monitores, projetores e acessórios para diversos tipos de uso, a Acer possui equipamentos com alta performance, design com conteúdo e recursos eficientes e inovadores para o gamer, designer, educadores, escritórios e uso doméstico.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X