Há algum tempo tomei contato com um perfil bem interessante para aqueles que gostam da história da Sony e seu impacto no mercado de tecnologia. Legado que, definitivamente, vai muito além do PlayStation. Esse perfil, o Obsolote Sony, compartilha recorrentemente produtos marcantes sobre a história da gigante japonesa, um resgate sobre lançamentos importantes ao longo da trajetória de mais de 70 anos da companhia.
Como se espera, menções ao PlayStation acontecem a todo momento, relembrando edições especiais de alguns dos PS, ou apenas mostrando imagens que podem despertar uma alta dose de nostalgia de maneira instantânea.
Esse é o caso de uma imagem postada ontem pelo perfil. Um cantinho bem singelo com um monitor antigo da Sony, com a tela inicial do icônico Final Fantasy VIII, com o PS1 fat ao lado. Essa imagem já rodou pela internet há alguns anos, e sempre que é resgatada causa boas sensações.
Imagens como essas fazem qualquer aficionado por retrogaming salivar. Há toda uma cultura, disseminada por grupos de discussão mundo afora em torno da exaltação de diversos modelos de telas CRT para aqueles que almejam uma experiência realmente imersiva para curtir jogos antigos. A tela em questão que aparece na imagem é o modelo KX-14CP1, da série Triniton da Sony.
Lançado em 1986, esse monitor de 14 polegadas foi projetado para ser utilizado com os microcomputadores do padrão MSX que a Sony estava colocando no mercado na época. Falando em MSX, a Sony tem, na minha modesta opinião, a versão do MSX mais bonita de todos os tempos., o Hi-Bit 101, lançado em 1984.
Abaixo você pode ver esse monitor em conjunto com o computador HB-F700S, compatível com o padrão MSX.
Veja abaixo esse monitor sendo utilizado:
Olha o KX-14CP1 com um PS2 do lado!
Sony Trinitron Kx-14cp1
byu/Emu-Practical incrtgaming
Telas como essas vêm ganhando uma nova vida na mão dos aficionados por retrogaming. O sonho de muitos nesse universo é poder curtir seus jogos antigos e lendários num monitor RGB da Sony da sua badalada série BVM, ou PVM. Os tamanhos variam de 14 a 20 polegadas, embora também seja possível encontrar modelos com 32 polegadas. Telas assim lidam com a resolução 480i. Algumas opções conseguem chegar até mesmo nos 1080i, caso do PVM-14L5 e PVM-20L5.
Alguns modelos são ainda mais curiosas, como o Sony EVM-9010, de 9 polegadas. Esse monitor conta com um reprodutor e gravador de vídeo em fita do padrão Video 8, posicionado acima da carcaça da tela.
Você também deve ler!
Ele é o responsável pelo design do PS1, PS2 e PS3 (incluindo o controle bumerangue)
Um toque de elegância: a história do exclusivo PS1 dourado produzido pela Sony em 1996
Esses monitores foram presença garantida em estúdios de produção de vídeo e televisão entre os anos 80 e 2000, devido à sua capacidade de exibir cores precisas e uma excelente qualidade de imagem, especialmente em conteúdos analógicos. Abaixo você pode ver imagens de uma dessas telas, da série HR, da Sony, rodando Metal Slug. .
Neste post do Reddit um usuário comemora o fato de ter adquirido uma tela da série HR de 13 polegadas. “Cresci jogando todos os meus consoles (SNES, PlayStation, etc.) em um monitor Commodore 1702, então tenho um carinho pelo visual dos monitores em relação às TVs de consumo”, afirma o autor do post.
Picked up a new Sony Trinitron PVM-1354Q! Thanks for all the advice over the past year, r/CRTgaming! (Gallery with lots of screenshots inside)
byu/aidanmoher incrtgaming
Exemplo da belíssima definição e cores de Contra rodando numa Sony Trinitron PVM 14M2E, a imagem foi compartilhada nesse tópico de discussão sobre monitores antigos.
Você curte toda essa onda em torno do retrogaming? Comente abaixo!
Deixe seu comentário