O jornalista Matthew Polly, responsável pela biografia “Bruce Lee – Uma Vida”, que conta em detalhes a história de Bruce Lee (1940 – 1973), foi certeiro ao afirmar na publicação que a atuação bélica de Lee em Operação Dragão – longa lançado em 1973 após a morte do criador do Jeet Kune Do—transformou de imediato a visão ocidental sobre os asiáticos.
Bruce Lee: O responsável por estabelecer uma nova cultura no ocidente
Bruce Lee foi o responsável direto por estabelecer toda uma cultura de adoração no Ocidente aos filmes e astros de luta orientais. Um homem que rompeu inúmeras barreiras para conquistar seu nome, mesmo em um ambiente tão desfavorável, onde as oportunidades para atores chineses eram quase nulas.
A morte precoce do artista marcial e sua curta, mas impactante, lista de filmes transformaram Lee numa lenda, numa marca que, até hoje, é associada à grande personalidade do culto à luta e à prática de atividades físicas. Ele também inspirou milhões de pessoas ao redor do mundo a seguir o mesmo caminho.
O legado comercial de Bruce Lee
O status de lenda após a morte também transformou seu nome em um produto altamente lucrativo do ponto de vista comercial, permitindo que sua imagem estampasse camisetas, pôsteres, fosse tema de livros, documentários e até de jogos.
Hoje, no dia em que Bruce Lee completaria 84 anos, vamos relembrar um desses jogos: Dragon: The Bruce Lee Story, lançado em junho de 1994 para o SEGA Genesis, o lendário Mega Drive e também com versões para o Game Gear, Master System, Atari Jaguar e Super Nintendo, lançada em 1995 e que é a versão que será meu foco aqui nestre artigo.
Jogo foi inspirado no Filme de 1993
O título foi batizado com o nome do filme homônimo, lançado em 1993, baseado em uma versão atualizada da biografia de Bruce escrita por Linda Lee, sua esposa, em 1989.
O lançamento do game foi uma estratégia relacionada ao investimento que a Universal fez em torno do nome de Bruce Lee. O estúdio comprou os direitos do livro de Linda Lee, assinou um contrato para produzir o filme e também o jogo.
Recheado de referências
O desenvolvimento do jogo ficou a cargo da Virgin Interactive Entertainment, enquanto a publicação foi feita pela Acclaim.
Como o jogo é baseado no filme, a representação do rosto de Bruce Lee que vemos em alguns momentos, introduzindo os pontos da história, é do ator Jason Scott Lee, que interpretou a lenda chinesa no longa-metragem.
O sprite de Bruce no jogo também sempre me remete ao Fei Long, de Street Figther.
Embora o jogo tenha apenas um fiapo de história e funcione mais como uma ação de merchandising, ele tem seu valor em alguns pontos, como a boa tentativa de trazer elementos relacionados à persona de Bruce nas telas, como suas poses, caretas e seus gritos ao aplicar os golpes. A grande velocidade de Bruce em seus chutes também é explorada no game. Evidentemente, os clássicos nunchakus também estão presentes—não poderiam faltar, né?.
Dificuldade e estágios bônus
O nível de dificuldade é bem desafiador, fazendo o jogador passar por momentos frustrantes ao tentar compreender certos padrões para eliminar seus adversários. Além dos confrontos diretos, o jogador também é colocado em estágios bônus, nos quais Bruce fazia uma das coisas que mais gostava na vida: treinar e aperfeiçoar seus golpes.
Referências ao Filme ‘Operação Dragão’
É interessante notar como o jogo explora o visual de um personagem que remete claramente ao ator Jim Kelly, que contracenou com Bruce Lee em Operação Dragão. Outro personagem presente é o lendário Han, o vilão de Operação Dragão, vivido pelo ator Shih Kein, marcante por suas garras e pelo confronto com Bruce na famosa sala de espelhos.
O jogo também se aventura em algumas situações mais inusitadas, como um confronto de Bruce com uma dupla de irmãs.
Um jogo curtinho, mas divertido
No geral, Dragon: The Bruce Lee Story é um game curto e divertido, que também contribuiu para que muitos tomassem contato com o nome dessa grande personalidade do século XX.
Indiscutivelmente, Bruce Lee será eternamente lembrado. Uma figura com um legado e influência gigantesca.
Você também deve ler!
Sublime: usuário exibe sua coleção de 713 fitas do Super Nintendo
Deixe seu comentário