A direção de arte é um elemento fundamental para a promoção de games, especialmente em décadas passadas, como nos anos 80 e 90, quando o trabalho de diversos artistas contribuia diretamente para o aspecto aspiracional dessas obras, eternizando as primeiras lembranças que o consumidor tinha com o produto, ao se deparar com a capa do jogo ou posters em lojas e revistas.
Fiz uma seleção com algumas artes de jogos da Capcom, destacando seus respectivos artistas e uma breve descrição sobre cada um deles. Vem comigo embarcar nessa narrativa visual!
Mick McGinty
Vamos abrir esta seleção com o único artista da lista que não é japonês. Mick McGinty tem inúmeras ilustrações na franquia Street Fighter, ele foi diretamente responsável por estabelecer o tom visual de Street Figther II para o mercado americano.
Uma das capas de jogos de luta mais reconhecidas em todos os tempos é de sua autoria. a clássica ilustração do Blanka em sua pose de golpe Rolling Attack, com Ryu em queda e Chun-Li também no quadro. Essa arte foi utilizada na versão de SNES do game.
Outra imagem com a “assinatura” de McGinty é a ilustração de Street of Rage.
Também é dele a também clássica imagem do Street Fighter II Turbo, com o Honda atacando Sagat
McGinty faleceu em 2021, aos 69 anos.
Akira Yasuda (AKIMAN)
Agora, vamos para um dos nomes mais lembrados no universo de ilustrações da Capcom. Participando de projetos da empresa desde 1985, o japonês AKIMAN é simplesmente o responsável pela famosa arte de uma das equipes mais queridas dos games retrô: a turma de Captain Commando. Alías, ele é o responsável por definir a estética dos personagens, o caminho artistico que resultou no que conhecemos hoje.
Akiman também é o artista que criou o visual de Chun Li em Street Figther II.
AKIMAN é freelancer desde 2003 e também tem experiência na área de animação. Seu currículo é impressionante, com participação direta em quase 40 games, atuando como artista de capa ou até mesmo no desenvolvimento do design dos personagens. Seu trabalho também está presente em outras mídias, como os animes, com inúmeras artes para animes, como Gundam.
Você também deve ler!
O jeitinho brasileiro da Tectoy que levou Street Figther II para o Master System em 1997
Tatsuya Nake (Daichan)
Chegamos ao grande trabalho de Tatsuya Nake, o Daichan, que se destaca pela retratação dos personagens com uma pegada mais realista. A arte que ele criou para Street Fighter Alpha 2, com a icônica dupla Ken e Ryu, é memorável!
Kinu Nishimura
Nishimura é um mestre na composição de artes com estrutura de pôster. A imagem abaixo deixa isso muito claro:
Quem o recrutou para trabalhar na Capcom foi o Akiman. Ele também é amplamente reconhecido por seu talento na representação de personagens femininas.
Seu trabalho também pode ser visto em games fora do mundo da Capcom, em títulos como Zero Scape, e também em animes. Sirus the Jaeger, disponível na Netflix, é um dele
Naoto Kuroshima (Bengus)
Outro nome de peso quando se fala em arte nos games da Capcom é o japonês Naoto Kuroshima, conhecido pelo pseudônimo Bengus. Ele trabalha com a Capcom desde a década de 90 e foi o responsável por criar as artes promocionais e ilustrações do modo história de Street Fighter V.
Haruki Suetsugu
Nosso próximo nome é Haruki Suetsugu, conhecido também como Sensei. Seu trabalho na Capcom vai de Street Figther a Mega Man e ele também fez belíssimas ilustrações em The Punisher, lançado em 1993.
Shoei Okano
Encerrando esta seleção, temos Shoei Okano, cujo estilo de traço é inconfundível. Ele contribuiu com sua habilidade em jogos como Cadillacs & Dinosaurs, Bionic Commando, Street Fighter II, Tiger Road e Ultimate Ghosts ‘n Goblins.
Você gosta das artes dos jogos da Capcom? Qual a sua preferida? Deixe seu comentário.
Deixe seu comentário