AbiWord 2.8 expande a edição colaborativa

AbiWord 2.8 expande a edição colaborativa

AbiWord 2.8 features expanded collaboration
Autor original: Nathan Willis
Publicado originalmente no:
lwn.net
Tradução: Roberto Bechtlufft

logo

O AbiWord, processador de texto de código aberto e multiplataforma, foi atualizado para a versão 2.8 há algumas semanas, estreando vários recursos de edição novos, dos quais destaca-se o suporte à colaboração expandida em tempo real. Os recursos de colaboração do AbiWord foram desenvolvidos para funcionar usando diversos mecanismos de transporte subjacentes, mas o projeto destaca seu serviço web AbiCollab.net, que não apenas permite a colaboração entre usuários como também oferece associações de grupos e outros recursos de rede social.

O AbiWord é apenas um processador de texto, e por isso gasta muito menos memória e espaço em disco do que o OpenOffice.org, que traz no pacote um processador de texto, uma planilha, uma ferramenta para apresentações de slides e vários outros aplicativos de escritório. Aliás, o AbiWord é o processador de texto que acompanha os modestos laptops XO do projeto One Laptop Per Child. Ele é feito à base do GTK, mas como ocorre com a maioria dos aplicativos modernos, roda em todos os ambientes de desktop do Linux. A nova versão foi lançada no dia 27 de outubro para Linux, Windows e Mac OS X. Os usuários do Linux são encorajados a obter os binários através do gerenciador de pacotes de sua distribuição, ou a consultar o wiki para encontrar pacotes de terceiros.

As novidades: gráficos vetoriais, notas e aspas inteligentes

A versão 2.8 apresenta o suporte a notas, através do qual os usuários podem anexar comentários a partes do documento. As notas aparecem como pop-ups quando o cursor se move sobre o texto ao qual elas se referem, e há uma opção para exibi-las no rodapé das páginas. Outra novidade é a exibição de várias páginas, que permite ao usuário ver o máximo que a tela permitir do documento – e não é apenas uma visualização, dá para editar o documento desse jeito.

75fb945e

O AbiWord também tem suporte ao uso de gráficos SVG e WMF dentro de um documento, e agora usa o motor de renderização Cairo para obter uma qualidade muito aprimorada – tanto na tela quanto no papel. As versões anteriores convertiam as imagens SVG ao importar, diminuindo sua qualidade. Além disso, de acordo com as notas de versão, as versões anteriores do AbiWord tinha uma implementação defeituosa do recurso que convertia aspas “burras” em aspas “inteligentes” e curvadas, melhorando a estética. Finalmente, o recurso foi corrigido na versão 2.8.

A importação e a exportação de outros formatos de arquivos também melhorou, incluindo TeX, ODT, o formato de apresentações S5 e o Microsoft DOCX – um projeto do Google Summer of Code deste ano, feito por um estudante que contou com a orientação da equipe do AbiWord. A limpeza de código que incluiu o já mencionado suporte ao Cairo também substituiu a biblioteca de impressão gnome-print, que já não é mais recomendada, pela GTK Print.

Apesar de seu objetivo de continuar sendo um processador de texto elegante, o AbiWord tem suporte a alguns recursos de interação com outros aplicativos, algo que é comum em pacotes de escritório completos. Os documentos do AbiWord podem ser embutidos em outros aplicativos com o GTK AbiWidget, e o AbiWord agora pode embutir planilhas do Gnumeric em seus documentos. Os dois recursos foram atualizados nesta versão.

m4312af64

Por fim, a mudança mais comentada da versão 2.8, a atualização significativa do recurso de edição colaborativa do AbiWord. A edição colaborativa apareceu pela primeira vez na base de código da versão 2.6, permitindo que duas instâncias do AbiWord se conectassem diretamente uma à outra via TCP em uma sessão de edição compartilhada, ou que se conectassem por um servidor XMPP. A versão 2.8 marca a estreia de um serviço web gratuito chamado AbiCollab.net, que funciona como um ponto de conexão para sessões do AbiWord, e como um serviço de armazenamento de documentos online.

Colaboração com o AbiCollab.net

O AbiCollab.net oferece contas de usuário gratuitas com 25 MB de armazenamento de documentos. Além de armazenar o conteúdo, o site mantém um histórico completo de versões capaz de reverter o documento a um estado anterior. Ele também tem suporte à exportação para o formato do AbiWord e para ODT, RTF, PDF, HTML, texto puro e DOC, e conta com um sistema de tags para ajudar os usuários a encontrarem mais facilmente seus documentos e feeds RSS protegidos por senha para o monitoramento de arquivos alterados. Os usuários podem criar um documento em branco no site, fazer upload de um documento que já exista ou ativar o compartilhamento do AbiCollab.net em um documento aberto, a partir do menu de colaboração do AbiWord.

79b1cbd1

Mas esses recursos atuam como um serviço de armazenamento online; a verdadeira vantagem do AbiCollab.net é que ele permite a edição colaborativa sem a amolação de ter que conectar diretamente dois aplicativos pelo endereço IP. Os usuários de sites podem compartilhar documentos com outros usuários ou torná-los acessíveis a todos. O compartilhamento inclui opções apenas para leitura e de permissão total para escrita, documento a documento.

Há duas formas de se conectar a outros usuários no site: adicionando-os individualmente como amigos ao estilo das redes sociais tradicionais ou por grupos. Os usuários podem definir seus próprios grupos à vontade, e os proprietários de grupos podem gerencias as associações do grupo e definir privilégios administrativos para os integrantes. No entanto, o site ainda é estruturado em torno dos documentos – não há avisos de atualização de status, páginas de perfis e nem outros elementos sociais. Manter a privacidade também é importante: só é possível encontrar possíveis amigos pesquisando como usuário logado, e os usuários podem marcar suas contas como invisíveis para pesquisas. As solicitações de amigos devem ser aprovadas pelas duas partes.

O servidor do AbiCollab.net retransmite as alterações realizadas em um documento compartilhado entre dois usuários usando seu próprio protocolo de sincronização, e não a conexão HTTP. O desenvolvedor Martin Sevior disse que o protocolo usa muito pouca banda, e que se assemelha a um sistema de controle de versão distribuído. Apesar de toda a sua utilidade, há algumas limitações. O AbiWord não pode compartilhar simultaneamente um documento pelo AbiCollab.net e por uma conexão direta entre usuário, via TCP ou XMPP.

Concorrência

Sevior disse que pacotes de escritório como o Google Office e o Zoho são os maiores concorrentes do AbiCollab.net, mas ele acredita que integrar o compartilhamento ao aplicativo local do desktop proporciona uma experiência de trabalho superior à oferecida por um editor operado exclusivamente pelo navegador. O AbiWord oferece recursos de edição avançada não encontrados em nenhum aplicativo web, como o controle das margens, das tabulações, do posicionamento das tabelas, das notas de rodapé, das estruturas e das equações.

Além disso, seus menus e janelas comuns proporcionam uma melhor experiência ao usuário do que os menus criados com JavaScript e as janelas implementadas em um editor web – que costumam ser modais, bloquear a digitação do usuário e ser difíceis de ativar com o mouse. Finalmente, acrescenta ele, o AbiWord pode lidar com documentos bem maiores sem ter problemas de desempenho, enquanto os navegadores já começam a encrencar com documentos de vinte páginas.

Alguns defensores do software livre criticaram o lançamento do site do AbiCollab.net porque o código fonte do site não é livre. Sevior e um desenvolvedor que trabalha com ele, Marc Maurer, reconhecem o problema, mas reforçam que o serviço ainda é novo. A equipe gostaria de achar uma maneira de liberar o código do site, mas também quer pesquisar maneiras de usá-lo para arrecadar fundos para apoiar seu desenvolvimento. Dentre as ideias, estão a oferta de um espaço maior de armazenamento mediante o pagamento de uma taxa e um servidor personalizado para empresas, mas no momento são só ideias.

Enquanto isso, continua sendo possível usar o AbiWord para editar documentos de forma colaborativa com outras pessoas via conexão TCP ou XMPP. Para o aplicativo, o mecanismo de transporte de rede é indiferente; já há até gente trabalhando para que o Telepathy possa ser usado no futuro como mais um transporte de sessão de edição.

Há tempos o AbiWord é uma opção sólida para o processamento de texto no desktop, enquanto o Google Docs e outros pacotes web ofereciam menos recursos de edição e formatação ao simplificar o compartilhamento de documentos. O AbiWord 2.8, com sua edição integrada em tempo real através do AbiCollab.net, tenta fazer as duas coisas. Se a ideia vai “pegar” tanto quanto os editores via navegador ninguém sabe ainda, mas não vamos nos esquecer de que o AbiWord tem a vantagem de ser completamente multiplataforma, o que faz dele uma opção para todos os computadores, assim como acontece com os navegadores.

Créditos a Nathan Willis lwn.net
Tradução por Roberto Bechtlufft <info at bechtranslations.com.br>

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X