Um toque de elegância: a história do exclusivo PS1 dourado produzido pela Sony em 1996

Por: William R. Plaza

Até novembro de 1996, a Sony tinha produzido 4,2 milhões de cópias do PlayStation para o Japão, 3,45 milhões para a América do Norte e 2,35 milhões para a Europa. 

Com toda imponência e simbolismo, o primeiro console da gigante japonesa, lançado em 1994, após uma gigantesca frustração com a Nintendo, chegava à marca de 10 milhões de unidades, distribuídas pelo mundo.

A comemoração veio de forma bem singular. A produção de um raríssimo PS1 dourado.

Comemorando com um PS1 dourado!

Na lendária obra “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, de Ronald Dahl, o bilhete dourado representa o passe absoluto para adentrar ao reino encantado de Willy Wonka, e ver os inúmeros doces do lendário chocolateiro.

Para colecionadores mundo afora, alguns itens garantem essa mesma sensação, um passe para um hall seletíssimo, exclusivo e que poucos poderão ter acesso.

Esse é o caso do PlayStation 10 Million Gold, uma das versões mais raras que existem no universo PlayStation, personalizada a partir da versão SCPH-5500. Ao que consta, apenas uma unidade foi produzida, e nunca pensando na na venda. Essa edição foi um presente da Sony para si mesma. Uma coroação a todos os envolvidos com o lançamento do seu primeiro console.

O PlayStation 10 Million Gold fica devidamente acomodado na fábrica da Sony em Kisarazu, na província de Chiba. Em 2020, foi revelado que essa fábrica da empresa era capaz de produzir uma unidade do PS4 a cada 30 segundos.

O raríssimo PS1 dourado pode ser apreciado por aqueles que passam por ali, e também podem conferir outros itens que comemoram a história do PlayStation.

Você também deve ler!

European Automobile Color: o dia em que a Sony lançou 5 cores do PS2 que se transformaram em uma obsessão pelos colecionadores

Relembre a história do PocketStation, acessório para o PS1 que fez enorme sucesso no Japão

Além dessa edição, a Sony também tem outro PS1 comemorativo, de 1997, que é objeto de cobiça de colecionadores mundo afora. Um modelo que foi sorteado no Japão. O PlayStation 10 Million Edition.

Ao invés da cor cinza, essa edição especial aplicou no PS1 fat uma carcaça na cor azul marinho, oficialmente chamada como “Midnight Blue”. O próprio material também era diferente, destoando do uso do plástico rígido utilizado na versão regular do console.

Em 2014, quando o PlayStation comemorou 20 anos de mercado, a Sony lançou uma edição especial para o PS4, a 20th Anniversary, e também, promoveu exposições sobre a história da sua linha de consoles.

Naquele ano, o site CNET visitou uma dessas exposições, numa loja temporária que foi organizada nos moldes da década de 90, que ficava em Bethnal Green, Londres. E adivinha o que estava em exposição nesta loja? Sim, ele mesmo. O PlayStation dourado.

Podemos ver ao lado do console a seguinte placa: “em celebração a produção de 10 milhões de unidades do PlayStation. 30 de novembro de 1996″.

PlayStation: a peso de ouro!

Embora essa edição especial do PS1 remeta ao ouro, ela não utiliza realmente o material. Mas isso não significa que nenhum PlayStation realmente em ouro chegou ao mercado.

Em 2014, a marca italiana Gatti Luxury Labs lançou uma edição do PS4 banhada a ouro 9K. Apenas 10 unidades foram produzidas. O preço de cada uma delas era US$ 9,5 mil.

Quem também investiu numa versão em ouro do PlayStation foi a Caviar, conhecida por suas edições luxuosas de smartphones.

Em 2021, a marca russa anunciou o PS5 Golden Edition. Uma edição do PlayStation 5 revestida com 20 Kg de ouro. Preço: 50 mil euros.

Além do console, a personalização luxuosa também aparece no controle do PlayStation 5, o Dual Sense. A área do touchpad recebeu um revestimento em ouro, com direito ao logotipo da Caviar na parte inferior. Nos grips do controle outra modificação. A Caviar optou por couro de crocodilo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Redes Sociais: