A tecnologia está transformando nossas casas em ambientes mais práticos, confortáveis e seguros. A cada inteligente é cada vez mais uma realidade, sempre equipada com dispositivos conectados à internet que automatizam tarefas diárias, oferendo assim controle remoto e otimizando até o consumo de energia.
Veja oito itens indispensáveis para quem deseja modernizar o lar e aproveitar ao máximo o conceito de casa inteligente.
Leia também:
Este dispositivo controla sua casa inteligente sozinho usando IA
CES 2023: SmartThings Station é um carregador sem fio e também um hub de casa inteligente
-
Assistente virtual
Assistentes virtuais como Amazon Alexa, Google Assistant e Apple Siri são o coração de muitas casas inteligentes. Eles permitem controlar dispositivos por comando de voz, responder perguntas, definir lembretes e até tocar músicas.
Além disso, podem gerenciar rotinas, como acender luzes ao anoitecer ou ajustar a temperatura do ambiente, centralizando a gestão dos gadgets conectados, entre outras opções.
No caso da Alexa, por exemplo, existe a opção mais básica, que é o Echo Pop, que já garante essa autonomia e comandos de voz na caixa de som, e você pode conferir mais clicando aqui. Lembrando que ainda existem os modelos Echo Dot e ainda o Echo Spot, que vem até mesmo com tela para trazer mais funções de gerenciamento e informações no dia a dia!
-
Lâmpadas inteligentes
As lâmpadas inteligentes oferecem controle de iluminação via aplicativo ou comando de voz. É possível ajustar brilho, cor e criar rotinas automáticas. Elas ajudam a economizar energia, já que podem ser programadas para apagar automaticamente, e criam ambientes personalizados para diferentes momentos, como uma iluminação suave para relaxar ou mais intensa para trabalhar.
Para quem quiser deixar vários ambientes inteligentes e integrados em uma mesma casa, por exemplo, existe os modelos mais tops de linha como é o caso do Philips Hue Starter, que vem com 3 lâmpadas e mais um hub. Clica aqui pra conferir!
Mas se você procura por uma opção mais em conta, as lâmpadas da Positivo são bem avaliadas e vão garantir ambientes personalizados e inteligentes em qualquer lugar, é só clicar aqui e já ficar de olho!
-
Tomadas e interruptores inteligentes
Nem todo equipamento é inteligente, mas com as tomadas e interruptores inteligentes você pode dar um jeitinho para que isso seja uma realidade. Com eles, qualquer dispositivo elétrico pode ser controlado remotamente, já que você está controlando a fonte de energia.
Eles permitem programar horários de funcionamento, monitorar o consumo de energia e até desligar aparelhos esquecidos ligados. Isso aumenta a segurança e ainda garante mais praticidade e eficiência energética.
Existem interruptores que permitem controlar até 3 aparelhos simultaneamente, o que pode facilitar e muito a organização da casa inteligente. Um exemplo deles é o Interruptor Smart Wifi Touch Nova Digital, que você pode conferir clicando aqui!
Já no caso das tomadas, uma boa dica é essa opção da TP-Link, que é compatível com a Alexa. Com ele você pode ligar um ventilador, por exemplo, e controlar o funcionamento dele por controle de voz. Bem legal, né? Clica aqui e confere!
-
Câmeras de segurança Wi-Fi
Uma casa inteligente também é uma casa protegida, e você pode aumentar a segurança dela com câmeras, já que elas garantem mais segurança ao monitorar ambientes internos e externos em tempo real.
As imagens podem ser acessadas pelo smartphone e algumas câmeras contam com recursos avançados como alertas de movimento, gravação em nuvem e até reconhecimento facial, permitindo maior proteção mesmo quando você está longe de casa.
Existem modelos por menos de R$ 200 que podem deixar sua casa mais protegida, principalmente quando você não está por perto, como é o caso desse modelo aqui.
-
Fechaduras eletrônicas
Outra forma de manter a casa inteligente mais segura é usando as fechaduras inteligentes. Elas são bonitas e práticas, já que dispensam chaves e garante múltiplas opções de acesso, como senhas, biometria e controle remoto via aplicativo.
Elas aumentam a segurança e servem até mesmo para facilitar o gerenciamento de entradas e saídas. Também permitem criar senhas temporárias para visitas e acompanhar registros de acesso. Ou seja, dá para você liberar o acesso para alguém mesmo a distância, sem precisar ficar trocando chaves.
Existem alguns modelos mais em conta que funcionam a base de senhas e códigos numéricos, como é o caso desse modelo da Intelbras que você pode conferir clicando aqui.
Mas para quem quer mais segurança e mais modernidade, existem também aqueles modelos mais avançados que contam com biometria para facilitar o acesso, como é o caso desse modelo da Elsys, clicando aqui.
-
Sensores de abertura
Os sensores inteligentes de abertura detectam movimento e a abertura de portas e janelas, disparando alertas de segurança quando necessário. Além disso, eles podem ser integrados a sistemas de alarme e automação de iluminação, acionando luzes ao detectar presença e enviando notificações ao smartphone do usuário.
Essa integração também permite que ele desligue as luzes ou até eletrodomésticos quando uma porta é fechada ou até mesmo ligue as luzes quando a porta é aberta, por exemplo. Também é possível colocá-lo em gavetas que tenham documentos importantes, armários de remédios, garagem, entre outras opções.
Um modelos que pode agradar nesse estilo é o da Geonav, que você pode conhecer melhor clicando aqui!
-
Ar condicionados inteligentes
Hoje em dia é possível adquirir diversos aparelhos eletrodomésticos inteligentes, e isso vai ajudar a deixar sua casa cada vez mais conectada. E o eletrodoméstico que atualmente é mais fácil ser encontrado com essa possibilidade é justamente o ar condicionado.
Quando ele tem o recurso de inteligência artificial, é possível ligar e desligar o ar através de comandos de voz ou até mesmo controlar o aparelho mesmo longe de casa. Dá para programar para que ele ligue minutos antes de você chegar em casa, por exemplo.
Um modelo que conta com esses recursos, por exemplo, é o LG Dual Inverter Voice, que você pode conhecer melhor clicando aqui.
-
Robôs aspiradores
Os robôs aspiradores já estão se tornando os queridinhos das casas inteligentes. Esses dispositivos automatizam a limpeza, aspirando e esfregando o chão de forma autônoma.
Assim, com programação via aplicativo, eles são ideais para quem busca praticidade e um ambiente sempre limpo. Alguns modelos oferecem mapeamento inteligente, o que faz com que eles voltem automaticamente para a base de carregamento ao concluir a limpeza.
Nesse caso existem modelos em várias faixas de preço. Desde os mais básicos como esse modelo WAP, quanto os com mais recursos e vantagens mas com preço mais elevado, como esse modelo da mesma empresa.