A nova geração do PlayStation, o PS5, está imerso em controvérsias principalmente depois do lançamento de uma versão mais poderosa, o PS5 Pro. A grande reclamação de muitos jogadores é que o PS5 não conta com muitas opções de jogos exclusivos daquela geração, pecando nesse lado.
Hoje, neste artigo, vamos citar 5 jogos que são exclusivos da nova geração do console, ou seja, que não estão disponíveis no PS4, e que podem fazer valer a pena o upgrade. Confira!
Leia também:
Sony estaria desenvolvendo novo console portátil para rodar jogos do PS5 nativamente
Silent Hill 2 Remake: atualização corrige falhas gráficas no PS5 Pro
1. Astro Bot
O jogo Astro Bot foi lançado esse ano como continuação do já aclamado Astro’s Playroom e eleva ainda mais o nível de diversão e de imersão encontrados no primeiro jogo. O primeiro jogo já vem pré-instalado em todos os PS5, sendo uma celebração das capacidades do PS5, e o Astro Bot chega trazendo uma pitada de nostalgia e mais desafios. Isso porque os jogadores podem guiar Astro por diversos mundos diferentes, cada um homenageando grandes clássicos do PS5, enquanto o DualSense continua brilhando com sua resposta tátil detalhada.
O uso desses gatilhos adaptáveis e do feedback tátil cria uma conexão imersiva com o jogo, permitindo que o jogador sinta desde a resistência ao empurrar objetos até os efeitos das diferentes superfícies sob os pés do personagem. Além disso, o jogo ainda é um espetáculo visualmente e tem uma trilha sonora dinâmica e áudio 3D.
2. Marvel’s Spider Man 2
Marvel’s Spider Man já é um dos jogos da Sony mais amados pelos jogadores, e por isso a chegada do Spider Man 2 trouxe um grande hype e agradou muita gente. O mais novo jogo dessa franquia trouxe ainda a possibilidade de poder jogar com os dois homens aranha, sendo eles o Peter Parker e o Miles Morales, em tempo real. É uma mecânica que acabou encaixando perfeitamente na exploração da trama, que traz temas como amizade e responsabilidades.
A gameplay é rica em ação, com combates fluidos e um sistema de traversal ainda mais refinado, permitindo aos jogadores balançar pelas ruas de Nova York com uma liberdade sem precedentes. O DualSense adiciona uma camada extra de imersão, com os gatilhos adaptáveis simulando a tensão ao lançar teias e a resposta tátil permitindo sentir impactos e vibrações de combate.
3. Baldur’s Gate 3
E quem gosta de RPG recebeu um presentão no ano passado com o lançamento de Baldur’s Gate 3, que chegou como exclusivo para a nova geração dos consoles. O jogo foi tão bem recebido que até mesmo jogadores que nunca tinham jogado RPG acabaram se apaixonando pela sua temática e sua gameplay. Mas Baldur’s Gate 3 é raiz, e traz a experiência definitiva de um RPG baseado em Dungeons & Dragons para os consoles.
Durante o jogo o personagem é livre para ir para onde quiser, garantindo uma exploração detalhada, e no meio do seu caminho pode encontrar diversos NPCs e narrativas diferente que vão sendo ramificadas. Já na hora da ação, o sistema é de combate por turnos, onde cada um tem sua vez de atacar, se defender ou se mover pelo campo. Aqui o que conta é a estratégia, então é preciso usar os poderes com inteligência para que eles possam ajudar aliados e destruir inimigos.
4. Returnal
Returnal é um jogo exclusivo do PS5 que combina elementos de roguelike, ação em terceira pessoa e narrativa sci-fi envolvente. O jogador assume o papel de Selene, uma astronauta presa em um ciclo interminável de morte e renascimento no misterioso planeta Atropos. Cada ciclo é único, com mapas e desafios gerados proceduralmente, exigindo que os jogadores adaptem suas estratégias constantemente.
A gameplay é bem agitada, com combates baseados em reflexos rápidos, esquivas precisas e uma variedade de armas e habilidades que podem ser evoluídos durante a jornada. A história se desenrola de forma não linear, por meio de memórias fragmentadas e descobertas que aprofundam o mistério por trás do looping temporal.
5. Ghostwire: Tokyo
Para quem gosta da ideia de enfrentar yokais, almas perdidas e espíritos nas noites de Tóquio, certamente vai curtir esse jogo. Ghostwire: Tokyo traz uma experiência única que mistura ação em primeira pessoa com elementos sobrenaturais. O jogo desafia os jogadores a enfrentarem espíritos e demônios enquanto exploram uma Tóquio abandonada e assombrada.
O jogo traz uma história interessante, e desafios a todo momento. O personagem faz uso de poderes que são divididos em energia, fogo e água, e que podem ser melhorados com uma boa exploração. Seja ajudando espíritos presos à terra ou salvando almas durante a caminhada, o jogo traz uma ambientação imersiva que fica ainda melhor com o uso do DualSense, que oferece sensações táteis que refletem os movimentos das mãos ao lançar feitiços ou purificar espíritos.
Menções honrosas
Decidimos não adicionar nenhum remaster ou remake na lista, mas vale a pena mencionar que o PS5 também conta com grandes jogos nessa categoria, como é o caso de Demon’s Souls, Silent Hill 2 Remake e até mesmo o controverso The Last of Us: Part II remaster.
Além disso, vale a pena mencionar outros grandes jogos que podem ser curtidos na plataforma de nova geração e que trazem diversão e qualidade, como Alan Wake II, Crusader Kings III, Dragon’s Dogma II, Final Fantasy XVI, Final Fantasy 7 Rebirth, Helldivers 2, Mortal Kombat 1, Ratchet & Clank: Rift Apart, Rise of the Ronin.
Isso sem contar algumas DLCs de grandes jogos que também são exclusivas da nova geração de console da Sony, como Cyberpunk 2077: Phantom Liberty , Final Fantasy 7 Remake: Intergrade, Horizon: Forbidden West – Burning Shores e The Last of Us: Part II Remastered – No Return.
Deixe seu comentário