17 curiosidades sobre a Sony

17 curiosidades sobre a Sony

A Sony é, sem dúvidas, uma das empresas mais conhecidas em todo o mundo, e já se tornou uma líder em vendas, qualidade e profissionalismo. Fundada em 1946 em Tóquio, ela vem cada vez mais evoluindo e atualmente seu portfolio conta com uma alta diversidade de produtos, muitos deles que se destacam no mercado.

Por isso, hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a trajetória da empresa e descobrir algumas curiosidades sobre a Sony em relação a sua criação, os responsáveis por isso, detalhes sobre a empresa e, principalmente sobre os seus produtos mais famosos, como é o caso do PlayStation e do Walkman.

Leia também:

Rumor: Sony e TSMC formam aliança para produção de chips
Sony anuncia HT-A5000, soundbar 5.1.2 canais com suporte a Dolby Atmos e DTS:X

A Sony começou com apenas 8 funcionários

Sony

Uma das curiosidades sobre a Sony é que ela galgou seu caminho no mercado de forma bastante interessante, porém o seu começo foi simples e sutil. Fundada em Tóquio, a empresa surgiu da ideia de dois homens: Masaru Ibuka, que era engenheiro, e Akio Morita, que era um físico.

A empresa já foi formada com a ideia de construção de equipamento eletrônico em mente, embora fizessem também serviços de reparação. Para dar o pontapé inicial no que seria uma grande ideia, eles começaram com apenas 8 funcionários e um investimento de 190.000 ienes, que é o equivalente a cerca de R$9.200.

A Sony é uma campeã quando o assunto é invenção

Sony

Outra curiosidade sobre a Sony e sua trajetória é que logo que ela foi fundada, já vinha da ideia de criar e inventar novos equipamentos eletrônicos. Morita, inclusive, era um apaixonado pela tecnologia e já tinha o sonho de criar produtos inovadores.

Com isso, conseguiram realmente colocar a empresa no patamar de pioneira em diversos produtos, tornando-a imbatível no campo da invenção e da inovação. A empresa já tem uma lista de produtos nessa categoria:

  • Primeira televisão transistorizada do mundo (1960);
  • Primeira televisão miniatura (1962);
  • Primeiro vídeo-gravador doméstico do mundo (1964);
  • Primeiro equipamento portátil de Vídeo Tape (1967);
  • Primeiro vídeo-gravador a cores (1971);
  • Primeiros gravadores Betamax (1975),
  • Primeiro sistema de vídeo doméstico do mundo; da câmera eletrônica (1981);
  • Primeiro leitor de CD do mundo (1982), desenvolvido em parceria com a Philips;
  • Primeira câmera de vídeo (1983);
  • Primeiro VTR Digital (1985); do vídeo de 8 mm (1988); do micro-disquetes de 3.5 polegadas (1989);
  • Primeiro disco CD-RW (1997), conhecido como CD regravável.
  • Primeiro disco blu-ray (2010), desenvolvido em parceria com a Panasonic, Pioneer e Philips.

O nome Sony tem origem no latim

Sony

Muitas pessoas não sabem que a Sony é uma empresa 100% japonesa, principalmente porque o seu nome não parece algo da língua oriental como acontece com outras empresas como Mitsubishi ou Toyota. Porém, a origem dele é bastante interessante.

O conceito principal para o nome Sony surgiu da palavra “sonus”, que em latim significa basicamente “som” e é raiz para palavras como sônico. Como a empresa começou muito focada nas tecnologias audiovisuais, o nome pareceu bastante apropriado.

Outro conceito utilizado para o nome Sony foi a expressão “sonny boy”, muito utilizada no Japão. Ela é usada para descrever um jovem que tenha espírito livre e pioneiro, o que condiz bastante com as ideias, a origem e o conceito da formação da empresa.

Entretanto, a empresa já teve outros nomes

Sony

O nome Sony não foi o primeiro escolhido para a empresa, e na verdade ele só foi escolhido depois que o Morita visitou os Estados Unidos. Inicialmente a ideia é que a empresa se chamasse “Tokyo Tsishin Kogyo”, e assim foi por cerca de 2 anos até que o fundador resolveu mudar para apenas TTK e facilitar com que as pessoas pronunciassem.

Só que já existia uma companhia ferroviária no Japão com o nome de TTK no momento, então eles mudaram o nome para Totsuko. Quando Morita visitou os Estados Unidos, ele percebeu que as pessoas tinham dificuldade em pronunciar o nome Totsuko, então ele decidiu mudar mais uma vez, dessa vez para Tokyo Teletech.

Por fim, depois de um tempo, eles descobriram que já existia uma empresa nos Estados Unidos com Teletech no nome, então eles finalmente chegaram ao nome Sony, que ficou até hoje.

Fundador da Sony fez história nos Estados Unidos

Sony

As curiosidades sobre a Sony também envolvem seus fundadores, como é o caso de Akio Morita, que era um gênio em diversos aspectos, inclusive no marketing. Ele logo percebeu que, para que a sua empresa tivesse o reconhecimento que eles almejavam, era preciso focar nos Estados Unidos, um mercado bastante amplo e na época um dos centros mundiais nesse quesito.

Ele foi para o país e conseguiu conquistar o ocidente de maneira espetacular. Além de se mudar para lá com toda a família, ele aprendeu a falar inglês e começou a se comportar como um verdadeiro homem de negócios ocidental, conseguindo vender a imagem da Sony de forma muito convincente.

Além de ajudar a própria empresa, Akio Morita também ajudou bastante a renovar a imagem do Japão na época, já que depois da Segunda Guerra Mundial, o país oriental era visto pelo ocidente como incapaz de grandes feitos ou de serem grandes competidores. Ele foi um dos responsáveis por mudar esse pensamento.

Walkman e Discman se tornaram um marco da época

Walkman

O Walkman foi um produto que mudou a forma como as pessoas passaram a consumir música, e mesmo que isso tenha acontecido há tantos anos, ele é lembrado e até mesmo utilizado até hoje. O dispositivo foi lançado pela Sony em 1979 como o primeiro tocador de músicas portátil do mundo, embora não tenha sido realmente o primeiro.

Esse conceito foi se expandindo e evoluindo, e hoje em dia é possível ter acesso a milhares de músicas de forma fácil, mas na época foi um grande avanço da tecnologia e um sucesso absoluto. Praticamente todo mundo que viveu nos anos 80 e até mesmo 90 conheceu ou teve um Walkman, sendo um dos grandes produtos inventados pela empresa.

Alguns anos depois, em 1984, a Sony deu mais um salto na evolução da música portátil, lançando o Discman, também como pioneira da tecnologia. Ele foi o primeiro leitor de CD portátil do mundo e chegou para substituir o Walkman. Ele depois acabou perdendo espaço para o MP3 player, porém teve seu tempo de prestígio, principalmente quando surgiram as pilhas recarregáveis.

Inclusive, uma das curiosidades sobre a Sony é que o lançamento desses produtos fizeram tanto sucesso que eles se tornaram nomes usados por todos, para qualquer equipamento de áudio portátil, independente da marca.

Na verdade, o inventor do primeiro equipamento de áudio portátil foi um brasileiro

Stereobelt

Muitas pessoas acreditam até hoje que a Sony foi a responsável pelo primeiro equipamento de áudio portátil com o Walkman, porém não foi exatamente isso que aconteceu. Essa ideia foi concebida por um brasileiro chamado Andreas Pavel, que inclusive conseguiu desenvolver o primeiro equipamento do gênero, embora não tivesse sido conhecido.

O equipamento se chamada Stereobelt e foi inventado em 1972, sendo uma espécie de “cinto estéreo”. O Walkman foi lançado em 1979 como sendo o primeiro. Com isso, Pavel entrou na justiça contra a empresa em uma ação bem longa que só terminou em 2003, com a derrota da Sony. O alemão recebeu 10 milhões de euros da Sony, além dos royalties sobre as vendas do Walkman.

Sony e Apple já foram empresas muito próximas

Sony e Apple

 

Uma das curiosidades sobre a Sony mais desconhecidas é sua relação com a Apple. O carisma e a conquista de Akiro Morita nos Estados Unidos chamaram a atenção de vários nomes que se tornariam tão importantes quanto o dele, e um desses nomes era Steve Jobs. O ex-CEO da Apple fazia questão de mostrar sua admiração e interesse pelos produtos criados pela Sony.

Isso fez com que Steve Jobs e Akiro Morita tivessem um ótimo relacionamento de amizade e essa relação entre eles conseguiu até mesmo influenciar diretamente em projetos desenvolvidos tanto pela Sony quanto pela Apple.

Isso também foi fonte de diversas histórias que se tornaram conhecidas no mundo da tecnologia porém nunca foram comprovadas. Um exemplo é a história de um suposto funcionário da Sony que teria se escondido dentro de um armário para não ser visto por Steve Jobs na empresa já que ele era um infiltrado para dar uma ajudinha aos americanos.

A Microsoft já chamou a Sony para ser parceira na criação de um console

Sony

Na época pré-Xbox, a Microsoft estava procurando por um parceiro para trabalhar juntos na criação de um novo console para a empresa e viabilizar esse projeto. A primeira opção foi a Nintendo, porém a oferta foi negada, que é uma das curiosidades sobre a Sony que mais chamam atenção até hoje.

Em seguida, a Microsoft se voltou para Sony com interesse que acabou também não se interessando e negando essa parceria. Inclusive, o próprio Bill Gates foi pessoalmente conversar com os japoneses para tentar convencê-los da proposta, que acabou não interessando muito. Depois disso, a Microsoft decidiu seguir o seu caminho na trilha do console sozinha.

Sony pagou 5 milhões de dólares para Daniel Craig usar seu smartphone

Sony

Em 2015 Daniel Craig estava gravando o filme do famoso agente 007 e, como muitas pessoas sabem, o personagem sempre está com os melhores carros, aparelhos e smartphones. A Sony na época fez uma proposta ao diretor para que o personagem aparecesse no filme usando o Xperia Z4, que tinha acabado de ser lançado pela empresa.

O diretor, Sam Mendes, não teria aceitado a proposta, e um e-mail vazado mostra que o motivo foi porque como 007 só usa o melhor, o diretor concluiu que o melhor aparelho da época não era o Xperia Z4. A Sony então investiu US$5 milhões para que Daniel Craig aparecesse nos sets de gravação usando seu novo smartphone.

A primeira invenção da Sony foi uma panela elétrica de arroz

sony

Mesmo antes de começar a inventar novos produtos na área audiovisual, a Sony fez outras tentativas em áreas diferenciadas. Uma prova viva disso foi a primeira invenção da empresa: uma espécie de panela elétrica para cozinhar arroz. Infelizmente não fez muito sucesso, e ela acabava ou não cozinhando ou cozinhando demais o arroz.

Ao que se sabe, a empresa vendeu apenas cerca de 100 unidades do produto. Depois dessa falha monumental, eles acabaram focando mais em reparos de radio e melhorias nas tecnologias dessa área.

Sony conta com várias subsidiárias

sony

Embora tenha começado de forma simples e pequena, hoje em dia a Sony é uma das maiores empresas do mundo, principalmente na área de tecnologia. Ela cresceu tanto que atualmente conta com diversas subsidiárias no Sony Group, ou Grupo Sony.

Entre elas estão a Sony Mobile, Sony Pictures, Sony Interactive Entertainment, Sony Financial Holdings, Sony Music, entre outras. Como é possível notar, ela também se expandiu bastante e hoje em dia não fica apenas no mercado de produtos de tecnologia, mas até no de filmes.

O PlayStation foi, na verdade, ideia da Nintendo

play station

Sem dúvidas o PlayStation é o produto mais conhecido marca da Sony, e vem sendo assim há muitos anos. Muitas pessoas só conheceram a empresa pela primeira vez através do console e ele é um sucesso de vendas até hoje. Porém, a ideia do PlayStation na verdade foi da Nintendo.

A Nintendo pediu para que a Sony fabricasse um aparelho leitor de CD para o Super Nintendo, um console que já era popular na época. Isso aconteceu, a Sony fabricou o equipamento e o chamou de Play Station, porém houve alguns conflitos entre as duas empresas a respeito de licenças de software para o aparelho.

Dessa forma, a parceria chegou ao fim de forma repentina. Depois disso, a Sony continuou trabalhando no dispositivo até transformá-lo em um console próprio. O primeiro PlayStation foi lançado em 1994 e o resto é história.

Console mais vendido do mundo

ps2

Hoje em dia diversas empresas fabricam seus próprios consoles e, entre elas, as mais famosas são a Sony, Microsoft e Nintendo com seus aparelhos PlayStation, Xbox e Nintendo Switch, respectivamente.

Mas, entre todas elas, a Sony foi a empresa que mais vendeu console no mundo. O PlayStation 2 ainda é o console mais vendido na história e por uma margem bem grande. Ele foi lançado no ano 2000 e vendeu cerca de 155 milhões de unidades. Em segundo lugar tem também outro PlayStation, o 4, que vendeu cerca de 109 milhões de unidades e, em terceiro lugar, o PlayStation 1 com 102 milhões de vendas. Ou seja, a Sony ocupa os 3 primeiros lugares de consoles mais vendidos do mundo.

O PlayStation 5 foi lançado no ano passado com 8 meses já conseguiu vender 10 milhões de unidades, porém dificilmente baterá o recorde do PlayStation 2.

A empresa já teve que fazer cortes de funcionários para se salvar

sony

A Sony está presente em muitas partes do mundo e, até 2019, a empresa contava com cerca de 114.000 funcionários ao total. Porém, em algumas circunstâncias no passado, a empresa teve que fazer cortes nessa equipe em decorrência ao declínio de alguns de seus produtos.

Em 2008, por exemplo, a empresa demitiu cerca de 8.000 pessoas para conseguir salvar 1.1 bilhões de dólares por ano. Já em 2012, houve mais um corte de 10.000 empregados para que a empresa ficasse em um patamar lucrativo.

Nos anos 70 e 80 esses funcionários precisavam usar uniformes

Uma das curiosidades sobre a Sony é que durante os anos de 1970 e 1980, a empresa trabalhava com uma política de fardamento dentro das suas fábricas. Os funcionários precisavam usar um tipo particular de uniforme enquanto estivessem em seu local de trabalho. Esses uniformes foram desenhados por uma famosa designer de moda do Japão na época, Issey Miyake.

Um fato interessante é que essa designer também foi responsável pelas vestimentas de Steve Jobs, incluindo a icônica blusa de gola alta. E, inspirado pela ideia da Sony, Steve Jobs até tentou implementar um novo código de vestimenta para os empregados da Apple também, porém ninguém gostou da ideia por lá.

Queda nos smartphones, subida nos filmes

sony pictures

A Sony ultimamente não vem sendo uma empresa forte no ramo de smartphones. A empresa comprou a Ericsson e mudou o nome da sua divisão de smartphones para Sony Mobile Comunications, localizada em Tóquio. Ela passou a fabricar smartphones com a marca Xperia, porém os resultados não foram tão bons. A empresa, inclusive, deixou o Brasil em 2018.

Apesar de ser conhecida como uma empresa de equipamentos eletrônicos, a queda dos smartphones pode ser balanceada com a subida no mundo a indústria de filmes. Em 1980 a Sony Corporation entrou nesse mercado quando comprou a Columbia Pictures Entertainment por 3.4 bilhões de dólares.

Depois disso, a empresa adquiriu mais algumas produtoras de filmes e distribuidoras também. Hoje em dia ela se tornou um dos maiores estúdios do mundo, e já atingiu uma receita de 7 bilhões de dólares em 2010. Além disso, o estúdio também já conta com grandes sucessos de bilheteria como Karate Kid, Homem Aranha, Homens de Preto, Venon, 007, entre outros.

Sobre o Autor

Avatar de Larissa Ximenes
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X