Como eu já comentei, há vários repositórios de terceiros para o Slackware que oferecem a maioria dos aplicativos e das peças ausentes encontradas nos repositórios de outras distribuições, além de alguns aplicativos bem obscuros. Os maiores e mais conhecidos repositórios de terceiros com pacotes para o Slackware são o Slacky.eu e o Linuxpackages.net. Na minha opinião, a qualidade dos pacotes desses sites mantidos pela comunidade varia terrivelmente. Pela minha experiência, a maioria dos pacotes do Slacky.eu funciona, e as dependências são bem documentadas. A minha experiência recente com o Linuxpackages.net tem sido irregular, mas eles oferecem pacotes que ninguém mais oferece. Outro repositório menor, porém importante, é o mantido por Robby Workman, que é desenvolvedor do Slackware. Os pacotes dele têm muito crédito, e são considerados excelentes como um todo pela comunidade do Slackware.
Muitos usuários do Slackware preferem compilar seu software a partir do código fonte em vez de usar pacotes de repositórios de terceiros que podem não ser confiáveis. Muitas vezes, a compilação pode ser simplificada por sites que oferecem scripts de compilação para automatizar o processo. O site mais conhecido com scripts de compilação para o Slackware, recomendado pelo site oficial do Slackware, é o Slackbuilds.org. Eric Hameleers, um desenvolvedor do Slackware mais conhecido como AlienBOB, também mantém seu próprio repositório do SlackBuild.
Também é possível adicionar verificação de dependências ao Slackware. Stefano Stabellini oferece um mirror do Slackware que inclui a verificação de dependências. Ele também é o autor do RequiredBuilder, uma ferramenta de linha de comando que costuma ser usada em scripts de compilação de pacotes para criar um arquivo de acompanhamento de dependências chamado slack-required. Esse arquivo é usado por gerenciadores de pacotes de terceiros, particularmente pelo APT do Slackware (o slapt-get e a interface gráfica gslapt) e pelo Netpkg, para oferecer o mesmo tipo de verificação de dependências que os usuários do APT no Debian, no Ubuntu e em distribuições relacionadas estão acostumados. Essas são as ferramentas de gerenciamento de pacotes usadas pelos derivados amigáveis do Slackware, incluindo Absolute Linux, AUSTRUMI, GoblinX, VectorLinux, Wolvix e Zenwalk Linux, e não há absolutamente nenhum motivo para que essa funcionalidade não possa ser adicionada ao Slackware.
Investindo bastante tempo e trabalho, é possível criar uma instalação do Slackware tão amigável quanto qualquer outra distribuição Linux. Infelizmente, nada disso substitui adequadamente um repositório pleno e amplo mantido por um distribuidor Linux com um gerenciamento de pacotes que não enlouqueça ninguém, incluindo dependências de pacotes. Há anos, essa é a minha maior reclamação quanto ao Slackware.
Nos comentários à minha análise do Slackware, alguém apontou (e com razão) que para quem usa um grupo relativamente pequeno de aplicativos e não faz muitas mudanças no sistema, esse problema se torna pequeno após a configuração inicial. O que eu acho é que a configuração inicial e a personalização do sistema dão muito mais trabalho no Slackware do que em outras distribuições, aquelas que são genuinamente fáceis de usar. Quem gosta de experimentar muitos aplicativos diferentes e usa regularmente uma ampla seleção de programas vai penar para gerenciar e manter o Slackware atualizado. Outro ponto negativo que a maioria dos usuários experimentará ao usar o Slackware será a dependência de fontes de terceiros, com qualidade altamente variável. A alternativa, que seria compilar tudo o que você precisar a partir dos fontes, toma tempo mesmo se você usar as ferramentas de terceiros, e exige um alto nível de conhecimento da parte do usuário. Já li comentários que afirmam que o SlackBuilds.org, um site verdadeiramente excelente, torna isso tudo “trivial”. Para muitas pessoas, o tempo não é nada trivial.
Deixe seu comentário