Bios

Por:
BIOS

A configuração da BIOS é essencial para o bom funcionamento da máquina, além do mais o SETUP da NFII Ultra B é o mais interessante que já configurei, contando com inúmeras opções para inúmeras utilidades. Algumas dela até mesmo quebrando conhecidos bugs do chipset NFII Ultra 400, como é o caso da opção CPC (Clock Per Clock) que permite a quebra do bug de quando utilizado dois pentes de 512MB em dual channel (totalizando 1024MB) o sistema fica completamente incapacitado com relação a overclock, ou seja, FSB superior a 400, no caso do NFII UltraB. Estas e outras curiosidades, você pode conferir nas fotos abaixo:

gdh13 gdh14 gdh15
gdh16 gdh17 gdh18
gdh19 gdh20 gdh21
gdh22 gdh23 gdh24
gdh25 gdh26 gdh27
gdh28 gdh29 gdh30
gdh31 gdh32 gdh33
gdh34

O Setup da NFII Ultra B, como já disse, é o mais eficaz que já vi para a plataforma AMD, resultado da excelente engenharia da placa.

O FSB da placa é liberado até os 300 de FSB, coisa parecida com FSB utilizado nos Intel Inside, e o que é melhor é que a placa realmente oferece a opção de overclock altíssima, sua voltagem de Vdimm é liberada até os 3.3v, o que deixa o overclock com chipset Winbond bh5/6 um ato prazeroso.

O divisor de FSB tem as principais opção necessárias hoje: 2:1, 5:3, 3:2, 4:3, 5:4. 6:5 e 1:1 ( mais aconselhado para AMD).

A voltagem do chipset é permitido até 1.9v!!! O que nos permite um overclock de FSB simplesmente fantástico, como você poderá conferir ao longo dos testes. A VCore, ou alimentação da CPU é permitida até 2.00v, o ideal para qualquer overclocker que utilize até mesmo sistemas mais pesados de refrigeração. Outro fato interessante é que o mínimo de Vcore que a placa oferece é 1.10, que permite um downclock em momentos em que você deseja o silêncio e poucos Mhz trabalhando.

Resumindo, esse setup é o setup mais perfeito que eu já vi até agora para uma placa mãe, preciso dizer mais alguma coisa? As imagens dizem por si só.

CMOS Reloaded

A opção CMOS reloaded é um extra a mais da linha DFI, é um recurso interessante para todos os usuários, seja ele overclocker, gamer, entusiasta ou conservativo. Essa é uma opção que permite ao usuário gravar suas configurações personalizadas e carregá-las depois, muito eficiente quando você quer ter um PC hora configurado para Overclock, hora para trabalho e às vezes com tudo baixo para baixar arquivos na Internet, onde não é necessária muita potência. Isso facilita e muito, pois guardar na cabeça todas as suas configurações para BIOS para diversos momentos é um fato um tanto quanto heróico. Mais uma vez o projeto da DFI facilita a vida de quem usa PC, inclusive a minha que para os testes tenho que setar diferentes combinações de configuração todo tempo.

Sistema de teste

Placa mãe DFI LanParty NFIIUltraB
Processador AthlonXP-M 2500+
Placa de vídeo ATi Radeon 9800PRO
Memória 2x512MB Mushkin 4000
Disco rígido 40GB 7.200.7Rpm Seagate
Fonte Thermaltake 480W active PFC

O sistema foi configurado em overclock e “normal” também, para que se verifique a diferença entre eles. Utilizamos em apenas 1 dos testes uma Abit NF7-S 2.0 para comparação, porém foi inviável comparar em todos os testes pois a Abit não chegou até aonde a DFI chegou, falando sobre overclock.

SiSandra 2004

gdh35
Como os resultados em 2.5Ghz reais, seja com duzentos e cinqüenta ou duzentos de FSB são iguais o aumento de performance de 2.0Ghz para 2.5Ghz foi de 20%, um ganho muito significativo.

gdh36
No geral, obtivemos a mesma porcentagem: 20% de aumento de performance.

gdh37
Aqui temos um clara superioridade do FSB 250, coisa não tão normal para a plataforma AthlonXP, mas que se torna perfeitamente possível para o uso cotidiano para o usuário de uma DFI NFII UltraB.

A DFI NFIIUltraB em overclock de duzentos e cinqüenta de FSB com multiplicador dez, ficou 25% superior a Abit NF7-S 2.0 com FSB duzentos e multiplicador dez.

AquaMark3

gdh38
No AquaMark3, aplicativo semelhante ao 3dmark, verificamos no quesito CPU que envolve a banda de memória uma performance muito melhor do Front Side Bus duzentos e cinqüenta.

Trabalhando sobre a CPU, a diferença entre o maior e o menor overclock foi de 23%.

No resultado final, calculado baseado em Frames per second, temos as seguintes marcas:
FSB 250×10 FSB 200×12,5 FSB 200×10
4 2 . 3 0 2 4 2 . 3 0 1 3 8 . 3 2 5

SuperPi

gdh39
A configuração configurada para 250 de FSB se saiu 2 segundos por conta dos 50Mhz de FSB a mais, a diferença entre a melhor e a “pior” configuração foi de 10 segundos!

PCMark2002

gdh40

3dMark2001SE

gdh41
A diferença na pontuação do 3dmark2001SE dentre o menor Mhz e FSB e o maior foi de 13%.

Conclusão

Uma placa excepcional é a única palavra que podemos usar para descrever essa DFI, primeiro por que ela é realmente uma placa com opções sem iguais e possibilidades incríveis, além de acessórios e estabilidade muito satisfatória. A grande diferença dentre a DFI LanParty PRO875B e a DFI NFII UltraB, falando na língua do mercado, é que a DFI LP PRO875B tem concorrentes tão boas quanto ela, como a ABIT IC7-MAX3, ou então a Asus P4C-800, então a PRO875B permanece a melhor opção por sua facilidade e extras a mais que as ditas acima. Agora, na plataforma AMD, a NFII UltraB simplesmente não tem concorrente. Além da placa fazer muito, mas muito mais do que suas concorrentes quando falamos de overclock, ela vem com todos os “extras” que fazem a PRO875B na Intel a melhor opção. Como se não bastasse, o CMOS reloaded vem acompanhado do ótimo chip de som SoundStorm, ou seja, você ganha uma Sound Blaster Live de graça quando compra a placa. A Abit NF7-S 2.0 também tem esse sistema de som, porém a placa em si não é tão boa quanto a NFII Ultra B, que é uma placa sem concorrentes no momento e acho que nem irá ter, já que a plataforma 32bits estará em breve começando a dar lugar para plataformas 64bits. Pelo menos é assim que planeja a AMD, e essa situação não empolga as fabricantes a fabricarem novos modelos para linha 32bits. Nessas circunstâncias podemos certamente afirmar que a DFI NFII Ultra B é a melhor placa mãe para AMD 32 bits.

Peculiaridades e dicas sobre essa placa são importantes de dizer aqui. Como essa placa não é um padrão como as placas “normais” e sim uma placa diferenciada, o sistema exige diferenciadas configurações.

Obtivemos dificuldade a princípio para realizar o overclock com FSB alto utilizando o Nvidia driver 2.45 ( que acompanha a placa mãe), e depois de muitos testes verificamos que contrariamente a regra do sistema limpo e bem configurado, o sistema obteve a estabilidade quando instalamos o 2.45 e substituímos o driver IDE do driver pela IDE que vem no Nvidia driver 4.24, e qualquer outra combinação dentre os dois Nvidia drivers resultará em instabilidade a longo prazo.

Depois destas dicas fica fácil para qualquer um obter 250 de FSB (500DDR) com essa placa, que é simplesmente uma monstrinha para overclock. Se você se empenhar-se certamente conseguirá melhores resultados, como nós conseguimos, porém isso irá exigir maiores voltagens.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X