Este especial reúne indicações das que considero as melhores configurações de PCs. A fim de atender melhor a todos os bolsos e usos, dividirei este especial em 4 indicações:
- PC dos sonhos: O melhor PC que se pode ter, para quem não se importa de gastar US$ 5.000 num micro
- PC para jogos: O melhor custo-beneficio para jogos
- PC para trabalho: A configuração mais equilibrada para um micro de trabalho
- Baixo custo: O mais barato possível, mas com qualidade.
Estas configurações foram elaboradas com componentes que podem ser encontrados aqui no Brasil, por isso alguns componentes como por exemplo o Athlon de 1.2 GHz e a GeForce 2 Ultra ficaram de fora. Após cada componente indicado vai um breve comentário, explicando a escolha.
Os preços são aproximados, já que variam de acordo com o vendedor, e estão em dólar, já que esta é a moeda corrente no mercado de informática.
Escolha o seu:
Parte 1: O PC dos sonhos
Independentemente do que se possa gastar, sempre existe a curiosidade em saber o que há de melhor no mercado. Esta configuração se baseia nos melhores componentes que é possível encontrar aqui no Brasil, os melhores em termos de desempenho, mas não necessariamente em termos de custo benefício. Esta configuração tem como objetivo um PC que custe até 5000 dólares, ou seja, um PC topo de linha, mas sem esbanjar em componentes de alto custo e benefício duvidoso, como placas mãe com o Chipset i840 e memórias Rambus.
(420 a 500 dólares)
Apesar de á ter sido lançado a bastante tempo, o Pentium III de 1 GHz, mesmo exorbitantemente caro, ainda não se encontra à venda em quantidade nem mesmo nos EUA. O Athlon de 1 GHz por sua vez já pode ser encontrado aqui no Brasil, por isso tornou-se a escolha natural. Por ser um lançamento, existe uma grande variação de preço.
(230 a 250 dólares)
Esta é a placa mãe ideal para o PC dos sonhos, pois vem com uma controladora RAID embutida, UDMA 100 e AGP 4x. A controladora RAID permite que combinemos vários HDs para aumentar seu desempenho, mais uma vantagem. Leia meu artigo sobre esta placa em: https://www.hardware.com.br/artigos/abit-raid/
(4 x 210 – 230 dólares = de 840 a 920 dólares)
O Quantum Plus LM é o sucessor dos velocíssimos Plus KA, e mantém a tradição da família, trazendo 2 MB de cache, 7200 RPM e tempo de busca de apenas 8,5 ms. Considerando o preço, é atualmente o melhor custo-beneficio entre os HDs de alto desempenho, e provavelmente a melhor performance entre os HDs de 30 a 40 GB.
Já que vamos utilizar uma placa mãe com suporte a RAID, vamos aproveitar esse recurso, usando logo 4 HDs no modo Striping (RAID 0) permitido pela Abit KT7 RAID. Neste modo, os 4 HDs são combinados, passando a atuar como se fossem um grande HD de 120 GB, ao mesmo tempo em que o desempenho é multiplicado praticamente 4 vezes. Para um PC de alto desempenho, não poderia ser melhor.
(4 x 110 – 130 dólares = de 440 a 520 dólares)
Aproveitando que o preço da memória RAM está novamente em baixa, e que este é um PC do sonhos, 512 MB são o ideal. Com esta quantidade brutal de memória, mesmo os filtros mais pesados do Photoshop e do 3D Studio irão rodar suavemente e o PC passa a ser adequado também à tarefa se servidor de rede. Se possível, compre memórias Corsair ou Muskin, que são as melhores atualmente.
(de 360 a 410 dólares)
O GeForce 2 GTS é o chipset de vídeo 3D mais rápido atualmente, perdendo apenas para o GeForce 2 Ultra, que ainda não está disponível no mercado. O ideal aqui seria uma placa de vídeo com 64 MB, como a Hercules 3D Prophet II, mas como não consegui encontrar nenhuma à venda aqui no Brasil, optei por recomendar a Asus V7700 Deluxe, uma GeForce 2 GTS com 32 de memória, mas que em compensação pode ser encontrada com relativa facilidade aqui no Brasil.
(190 a 205 dólares)
Não faria sentido dispensar um drive de DVD no PC dos sonhos, afinal, eles estão cada vez mais acessíveis. Com o DVD, dispensamos o uso de um CD-Rom comum. Vale lembrar que a Abit KT7 RAID vem com 4 interfaces IDE, suportando os 4 HDs em RAID e mais 4 periféricos IDE de qualquer tipo. Assim, somando os 4 HDs e o DVD, ainda temos 3 vagas nas interfaces IDE da placa mãe.
(290 a 310 dólares)
Para completar o DVD, nada melhor que um bom gravador de CD. Este modelo da Plextor combina um excelente desempenho com um bom custo-benefício.
(1990 reais no http://www.sonybrasil.com.br/monitores/ )
Os Monitores Sony Trinitron são atualmente os melhores monitores de tela plana, e nada melhor que um monitor de 19 polegadas de tela perfeitamente plana que suporta até 800 x 1440 @ 70Hz. Apesar de alto, o preço ainda está dentro do orçamento do micro dos sonhos.
(230 a 250 dólares)
A Sound Blaster Live Platinum se difere dos modelos mais baratos da mesma placa, por trazer o Live Drive, um dispositivo que deve ser acoplado a uma das baias de 5 1/4 do gabinete, que torna acessíveis as saídas de som e os controles de audio da placa. Já que no micro dos sonhos o conforto e recursos são mais importantes que a economia, esta é uma boa escolha.
(90 a 100 dólares)
O ideal seria uma conexão via cabo ou ADSL, mas se estes serviços ainda não estão disponíveis onde você mora, esta é a melhor opção de modem.
(de 40 a 80 dólares)
Existem vários modelos de conjuntos de caixas acústicas Surround + subwoofer, com preços diversos. Estes conjuntos apresentam um audio muito superior ao de caixas acústicas comuns.
(55 a 60 dólares)
Uma placa de rede é outro componente essencial atualmente, pois além da utilidade óbvia, ligas o micro a redes, ela é também componente obrigatório para os serviços de acesso via cabo ou ADSL. Esta é uma das melhores placas do mercado, por isso o preço salgado.
(160 dólares)
Apesar da estética não ser lá estas coisas, esta é uma boa opção de gabinete em termos de espaço e capacidade da fonte, pois é um Gabinete ATX Full Tower com fonte de 400 Watts. Por ser de fabricação nacional, este gabinete pode ser facilmente encontrado.
(de 150 a 250 dólares)
Um no-break é essencial em qualquer micro, o que dizer então do micro dos sonhos. Como esta configuração consome muita energia, o par ideal é um no-break de pelo menos 1 KVA, que (nesta configuração) assegurará uma autonomia de aproximadamente 25 minutos.
(sem mouse, teclado, joystick, drive de disquetes ou programas que ficam ao gosto do usuário).
Deixe seu comentário