Para quem choramingava há anos por paineis acoplados em uma única janela o GIMP 2,8 vai atender as suas preces, nessa versão de testes 2.7.3 ja temos incluido um Modo Janela Única “Single-Window Mode” opcional, ele esta ainda em faze de testes e não está totalmente funcional como deveria, mais já nos brindou nessa nossa análise com uma grata surpresa, pois para quem está acostumado com paineis acoplados, vai ficar mais fácil se organizar. Agora você poderá alternar entre o padrão modo multi janela e o modo de janela única através da novo checkbox Modo Janela Única no menu “Janelas” do Gimp 2.8.
Gimp no modo multi-janelas
No modo janela única o GIMP vai fixar os diálogos acopláveis e imagens encaixados em uma única janela. A definição do modo janela única naturalmente será preservada quando você finalizar e reiniciar o Gimp novamente, mas voltamos a lembrar que isso só na versão 2.8 mesmo, por hora as coisas estão meio que quadradas nessa versão de testes, mais pelomenos já temos um gostinho desse recurso na nossa análise.
Agora no modo janela-única “Single-Window Mode”
Esse modo visa atender a vontade de grande parte dos usuários oriundos do Photoshop e livra eles de terem que se habituar ao sistema de painéis flutuantes, é lógico que para usuários Mac esse recurso nem “fede nem cheira” já que mesmo o Photoshop no Mac conta com painéis flutuantes.
Mas para usuários fãs de painéis flutuantes o modo de Multiplas Janelas ainda continuará lá, basta apenas você ir no menu “Janelas” do Gimp e desmarcar o checkbox Modo Janela Única
Outra coisa muito legal que eles bolaram para o modo de Janela-Única é que nesse modo todos os trabalhos abertos no Gimp, passam a ser organizado em abas localizadas a baixo do menu principal, esse que também foi polido pois agora agrega todas as opções diferente da versão 2.6 que ainda contava com um menuzinho chato na barra de ferramentas, essas abas são organizadas uma ao lado da outra e o mais interessante é que elas mostram um uma miniatura das imagens abertas:
Deixe seu comentário