Review : Corsair XMS Twinx 4400 Dual Channel 1024MB

Por:
Review : Corsair XMS Twinx 4400 Dual Channel 1024MB

Testamos a XMS Twinx 4400 Dual Channel Kit, que é uma DDR 550, ou seja FSB 275 com latência 3-4-4-8 e voltagem Dimm de 2.7 padrão, garantia vitalícia até 2.8, tem um padrão de acabamento das memórias de primeira marca. A diferença entre a série Twinx e a série Corsair XMS PRO SERIES(avaliadas anteriormente aqui), fica somente no LED, pois o chip e o pcb são idênticos, conseqüentemente suas capacidades de configuração, timmings e overclock também.Outra diferença entre as séries é que a XMS PRO SERIES limita-se em DDR500, PC4000 , e a XMS Twinx, sem os leds, tem seu top definido pela XMS Twinx 4400. Confira na tabela a listagem e modelos da série “XMS, Xtreme memory Speed”:

Principais modelos 2x512MB Dual Channel Kit (Twinx):

texto1
gdh1
gdh2
gdh3

No detalhe, XMS Twinx 4400 e suas especificações impressas no pente.

A memória da análise é a XMS Twinx 4400, dissipadores pretos, com uso indicado para Pentium IV. Hoje não é recomendado comprar DDR superior a 3500(433) para usar na plataforma AthlonXP, visto que suas latências no geral são altas e latências altas não são o forte da AMD , desconsiderando o Athlon 64. Mas no panorama brasileiro, onde poucos tem acesso a toda plataforma 64bits, ainda vale o critério da dificuldade de trabalhar bem com latências altas, pois em alguns casos o sistema não responde bem de maneira ainda agressiva, como não inicializando em CAS3.É o caso de algumas placas mãe para AthlonXP se colocadas para trabalhar junto de memórias DDR500 ou superior em CAS3.

Por isso, optamos por usar uma plataforma Intel Pentium 4 para maior aproveitamento da memória utilizada. Curiosidades sobre uso dessas memórias em Athlon você verá ao desenrolar da análise.

Sistema utilizado para o teste:

texto2

gdh4Memórias rodando no sistema

Como essas memórias são top de linha, e sem concorrentes diretos no presente momento do mercado brasileiro, utilizamos a memória Mushkin kit Dual Channel Black Line PC4000 como referência.

gdh5
Bom, então vamos para o primeiro comparativo entre elas… o preço.

De acordo com o site www.newegg.com, famoso site de venda de hardware americano, e o site da Mushkinos preços são:

texto3
Importante: Vemos uma clara margem de preço superior da Corsair, porém, são memórias 4400, DDR 550, e seria injusto da nossa parte testar FSB 250 contra FSB 275, por isso os testes que fizemos foram de 250 de FSB ou menos, com padrões de refrigeração aceitáveis.

Ambas as memórias foram configuradas em 250 de FSB (12×250) 3000Mhz, com latências 3-4-4-8 e usando voltagem 2.7

gdh6Corsair

gdh7Mushkin

SiSandra 2004, CPU Benchmark:

gdh8
gdh9
Um fato que já é marcante hoje é a banda de memória da plataforma Pentium 4, que é muito superior a do AMD32bits.Como você pode ver no gráfico, o famoso chipset Nforce2 Ultra 400 com Dual Channel 3200 ativado (FSB 200) faz praticamente a metade do que o nosso PC do teste fez utilizando a Mushkin ou corsair da análise com FSB 250 e BUS de 1000 aproximadamente (salvo as imperfeições do clock).

O Nforce2 Ultra 400 é um dos chipsets mais famosos no nosso país, pelo seu custo- beneficio atraente e performance satisfatória atraindo assim muitos consumidores para a AMD. Será que por essas e outras a Intel está investindo novamente em marketing no Brasil? Pois o panorama de microprocessadores desktop no país hoje é dominado pela AMD, situação essa que não agrada nem um pouco a maior fabricante mundial de processadores, Intel.

PCMark2002

Muita gente pode reclamar da utilização do PCMark2002 e sugerir o PCmark2004, porém, particularmente gosto do PCmark2002 pela sua simplicidade e praticidade, além de ainda conseguir exibir dados numericamente coerentes com os sistemas e configurações utilizadas.

gdh10
gdh11
A pontuação da Mushkin geralmente se sai melhor quando verificamos a relação somente dependente da mesma.Quando verificada a relação CPU, claro, sempre por mínimos pontos, a Corsair geralmente tem uma maior relação nesse quesito, e ambas as memórias estavam configuradas iguais.

Já que fica esse dilema, um teste que dá uma balanceada em tudo isso e tira uma média, é o 3dmark2001SE, que é influenciado facilmente por qualquer alteração ou tipo de memória diferente.

gdh12
No 3dmark2001 SE a Corsair se saiu pouca coisa melhor. Essas diferenças entre elas são realmente imperceptíveis no dia-a-dia, mas chegamos a um veredicto: assim como a diferença entre as placas mãe de mesmo chipset é mínima, a engenharia do pcb faz a diferença no overclock.

Conclusão

São memórias extremamente velozes em relação ao FSB, trabalham extremamente mal com CAS 2. Conseguimos apenas 210 estáveis de FSB com CAS2 , independentemente da voltagem utilizada para passar de tal. Quando se coloca CAS3, a memória simplesmente vira outra, talvez mérito esse de seu chip Hynix, que permite uma memória de FSB 250 ou superior. Testamos em FSB 250, o padrão da memória é 275 de FSB, não pudemos comprová-los pela deficiência de nosso sistema de refrigeração que bateu os 60º em 3Ghz. Ou seja: pela lógica, essa memória com 2.9 Vdimm pode chegar aos 300 de FSB, DDR600, quem duvida?

Só recomendo ambas as memórias, Mushkin e Corsair dos testes se for plataforma Intel. Na plataforma AMD você só terá dor de cabeça com elas, assim como tem memórias que não trabalham bem na plataforma Intel. É o caso da Mushkin 3200 Special 2-2-2 que não alcançou mais de 220 de FSB com CAS 2-2-2-11(vdimm padrão). Você pode fazer comparações dentre essas memórias indicadas para AMD e para Intel nos reviews já feitos, uma amostra de uma que é “bi” recomendada para ambas as plataformas é a OCZ Platinum 3200 Limited Editon que você pode ler o review aqui, ou então a Corsair XMS PRO SERIES 4000, que trabalha de maneira aceitável na plataforma AMD e é excepcional na PIV. Você confere o review aqui.

A Mushkin faz seu papel, é uma memória que está no preço das 4000 em geral e tem um desempenho excepcional assim como a maioria das 4000 de marca. A Mushkin é uma excelente marca e prova isso com sua já famosa Level II e agora toda a linha Black que tem PCB preto e dissipadores pretos acompanhado de desempenho “azul” : – ) .Um pouco mais barata que essa temos a série Gold da OCZ Technology, que é uma forte candidata ao reinado da Corsair na linha top.

Se você é overclocker e tem uma plataforma Intel, Corsair XMS Twinx 4400 é a melhor memória que seu dinheiro pode comprar, isso pois elas são extremamente caras, sendo uma opção acessível apenas para alguns seletos entusiastas brasileiros.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X