Análise Samsung Gear 2

Análise Samsung Gear 2

Definir o rumo que os smartwatches irão ter, ainda é meio complicado, mas o aumento nas vendas tem deixado claro que o conceito de um relógio integrado com o smartphone parece estar ganhando rumo.  E com o lançamento do Apple Watch esse ano esse mercado ficará ainda mais “aquecido”. A Apple irá ditar o compasso das vendas desses relógios. Querendo ou não quando a Apple adentra ou cria um novo dispositivo, as vendas como um todo acabam se elevando. Espera-se que o Apple Watch venda 30 milhões de unidades em 2015 e 1 bilhão até 2020. Com todos esses números expressivos as empresas que também contam com smartwatches terão a chance de abocanhar uma fatia maior em vendas. Uma das fabricantes que vem aproveitando esse inicio de trajetória dos smartwatches é a sul-coreana Samsung, que já conta com diversos modelos em seu plantel, e que em 2013 e 2014 dominou boa parte das vendas desses relógios. Hoje você irá conhecer mais sobre o Samsung Guer 2, que conta com re-design em relação a primeira versão e novos recursos, como a inclusão de um sensor de batimentos cardíacos, que alias é bem falho, mas isso vamos discutir mais pra frente. Confira nossas impressões sobre o smartwatch Gear 2

[Primeiras impressões]

Disponível nas cores preto, dourado e laranja o design do Gear 2 segue a mesma linha do primeiro modelo, aproximando-se bastante da aparência de diversos relógios esportivos. O corpo do relógio é feito em aço escovado, enquanto que a pulseira é feita em um material bem similar ao plástico, com um sistema de fecho, onde você poderá ajustar a trava de acordo com o seu pulso.  

Na parte inferior da caixa do relógio há o botão home enquanto na superior encontra-se a câmera e o sensor de infravermelho que pode ser utilizado em conjunto com o aplicativo WatchON Remoto para comandar algum dispositivo como a TV por exemplo. Esse mesmo recurso é encontrado em alguns smartphones como, por exemplo, o próprio Galaxy S5 da Samsung.

A escolha da Samsung em “ocultar” os parafusos do Guear 2, foi algo bem acertado, porque favorece como um todo o design do relógio. A tela do aparelho tem 1,63 polegadas com 320 x 320 pixes de resolução e tecnologia Super AMOLED, assim como a maioria dos aparelhos da Samsug. O processador é um dua-core de 1,5 Ghz, é até engraçado descrever que um relógio desse tenha um processador dual-core, item este que revolucionou a computação como um todo, e hoje em dia temos um dispositivo vestível com esse recurso. Vale a relfexão de até onde a tecnologia caminhou e até onde ela irá. A bateria é de 300 mAh e o aparelho conta vom 512 MiB de memória RAM. A algumas adições internas no Gear 2 como a presença do monitor de batimentos cardiácos ótica, também encontrado no Galaxy S5. Há também o sensor de IR (infravermelho) Blaster e a certificação IP67 o que torna o Gear 2 resistente  a poeira e a agua (resistente a profundidades de até um metro por 30 minutos).

Além de Bluetooth 4.0 há 4 GiB para armazenamento interno, que pode ser utilizado para armazenar músicas e imagens por exemplo. No caso das músicas é bem desnecessário porque o Gear 2 não conta com entradas para fones de ouvidos então você será obrigado a reproduzir as músicas através do alto falante. Sensores como giroscópio, acelerômetro complementam o Gear 2.

Para carregar a bateria você precisa de um adaptador que acompanha o kit, esse adaptador é encaixado na parte inferior do smartwatch e nele você irá encaixar o cabo micro-USB que também acompanha o Gear 2. Caso você perca o adaptador você simplesmente não conseguirá carregar a bateria do seu smartwatch então muito cuidado!

[Usabilidade]

Para começar a experiência de uso com o Guear 2, e aproveitar todas as possibilidades oferecidas por ele você precisará primeiramente de um smartphone ou tablet compatível com o smartwatch. E infelizmente você ficará refém dos dispositivos da Samsung, a vantagem é que diversos modelos da empresa sul-corena que são compatíveis com o Gear 2 como por exemplo, Samsung Galaxy S5, Galaxy S4, Galaxy S3, Galaxy Note 3, Galaxy Note 3 Neo, Galaxy Note 2 e etc. 

Após ter o aparelho compatível, o pareamento entre os dispositivos será feita através da conexão Bluetooth. No smartphone você deverá baixar o aplicativo Samsung Gear que se encontra na loja da Galaxy Apps. O aplicativo irá reconhecer o smartwatch através da confirmação de um código em ambos os aparelhos.

Tendo a conexão estabelecida podemos por exemplo fazer ou atender chamadas através do Gear 2, o que particularmente é estranho, parece que você está falando com o Zord do Power Rangers através do seu morfador. Notificações de mensagens e redes sociais também aparecem no seu smartwatch. Além das funções independentes do Gear 2 como monitorar seus batimentos cardiácos (que faço questão de enfatizar que é bem impreciso, em uma medição o sensor acusou 60 bpm refazendo o teste aferiu 80 bpm, então não da pra confiar na credibilidade do sensor), Pedómetro, player de música, controle pra exercícios, câmera (totalmente desnecessária e confusa , principalmente pelo posicionamento na parte superior da caixa, para encontrar o ângulo correto para filmar ou fotografar é quase impossível , fotografar com um smartwatch é uma das tarefas mais sem graça de todo o uso do aparelho, acho praticamente impossível alguém que adquirir um smartwatch pensar em usa-lo pra fotografias. A própria Samsung já se deu conta disso e removeu a câmera do Galaxy S, smartwatch lançado um pouco depois do Gear 2.), cronometro, controle por voz e etc.

 

No Gear 2 a Samsung optou por deixar o Android de lado e embarcar no Tizen. Essa escolha prejudicou e muito o número de aplicativos que o Gear 2 pode oferecer. Apesar da Samsung ter prometido mais de 100 aplicativos compatíveis com o smartwach, atualmente há em media 22 apps para o Gar 2, e nem podemos considerar como aplicativos individuais porque a grande maioria são apenas novos mostradores pra você personalizar a tela inicial do smartwatch.

Você pode usar o seu smarthphone para baixar novas skins para o Gear 2 através do Galaxy Gear e pelo próprio aplicativo realizar a troca do mostrador do seu Gear 2. O restante dos apps são bem inúteis e nada que irá chamar a sua atenção. A falta de aplicativos de terceiros limitou e muito as opções.  A bateria é um dos pontos altos do Gear 2, em uso moderado a autonomia da bateria pode chegar fácil a 3 dias, mas ainda está longe do que a maioria das pessoas espera para um wearable. O tempo de carregamento do Gear 2 é bem rápido também diminuindo o tempo que você irá ficar longe do aparelho.

[Especificações detalhadas]

  • Tela: 1,63 polegadas Super Amoled com 320 x 320 pixels
  • Processador: Dual Core de 1,5 GHz
  • Memória RAM: 512 MiB 
  • Memória Interna: 4 GiB
  • Câmera: 2 MP com gravação de vídeos em HD (1280 X 720) 30fps
  • Sensores: Monitor Cardíaco, Acelerômetro, Giroscópio, Infravermelho
  • Dimensão: 58.4 x 36.9 x 10.0mm
  • Peso: 68 g
  • Bateria: 300 mAh

[Pontos Positivos]

  • Design Melhorado
  • Boa duração da bateria
  • Muitas opções de personalização
  • Confortável

[Pontos Negativos]

  • Caro
  • Câmera desnecessária
  • Poucos aplicativos
  • Sensor de Monitoramento cardiáco muito impreciso

[Veredito]

Caso você esteja pensando em adquirir um smartwatch o melhor conselho que posso lhe dar é esperar, em 2015 teremos diversos novos lançamentos que com certeza irão ser mais acessíveis e com recursos mais uteis. A Samsung vem investindo forte nos smartwatches e o Gear 2 apresenta melhorias em relação a modelos anteriores, mas o alto preço cobrado no Brasil que é em média R$ 1.000 a impresição de algumas ferramentas e a grande dependência dos smartphones torna um o Gear 2 e a maioria dos smartwatches um item para um futuro próximo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X