Em janeiro a HyperX, divisão de componentes da Kingston voltado para games e entusiastas, anunciou, durante a CES 2019, seu primeiro microfone voltado para streamers e podcasters: HyperX QuadCast. Produto que vem para disputar mercado com Razer e Blue Design, reconhecidas por suas opções neste segmento (Seiren e Yeti, respectivamente).
As principais características do HyperX QuadCast são: modo de uso plug-and-play, quatro padrões polares, base ‘shock mount’ antivibração, status da atividade do microfone indicada LEDs na cor vermelha, slider para gerenciar o controle de ganho e um recurso chamado Tape To Mute, que facilita a ativação e cancelamento da atividade de captação. Recebemos o microfone para análise, abaixo você confere as nossas impressões sobre a primeira aposta da HyperX neste mercado.
Design e construção
O HyperX QuadCast é um microfone condensador plug and play de capsula larga que traz um pop filter (um atenuador de P e B) interno. Sua estrutura é em metal, passando uma baita sensação de robustez. Na parte inferior há um slider emborrachado – abaixo do logo da HyperX, para o controle de ganho (são 5 modos de ajustes).
Na parte superior – também emborrachada – o usuário consegue facilmente mutar o microfone, basta tocar no ícone ao centro. Esta função é chamada pela empresa de “Tape to mute” (toque para mutar).
Mutar o QuadCast é a única maneira de apagar o LED na cor vermelha, iluminação que é um indicativo que o microfone está ativo. Nada de RGB e nada de desligar o LED e manter o mic atuando. Mesmo tendo um software proprietário de configuração, o NGenuity, a HyperX optou por não incluir a integração com o microfone. Vacilo hein, HyperX!
Na parte traseira temos um botão de plástico com os quatro padrões polares que o QuadCast pode trabalhar: Estéreo, Omnidirecional, Cardióide e Bidirecional. Cada um deles é indicado por um ícone correspondente. A escolha varia de acordo como o usuário quer que o microfone se comporte naquele momento. Iremos falar disso mais pra frente.
Bem abaixo do controle de ajuste polar há uma saída P2 para fone de retorno e o conector mini USB. O cabo que é conectado a esta porta ao computador ou ao console (o QuadCast também é compatível com PS4), tem 3 metros de comprimento, é revestido por uma malha de nylon.
Para quem não pretende utilizar o HyperX QuadCast em um braço articulado, a HyperX projetou uma base bem interessante para o produto. Ela pesa 364 gramas, deixando o produto bem firme na mesa. Um complemento para a base é o shock mount de plástico, a famosa aranha, parafusada diretamente ao microfone. O shock mount atua na absorção de impactos, os esbarrões rotineiros que acabam acontecendo durante o uso do microfone na mesa, ou até no braço articulado.
Caso seu objetivo seja utilizar o QuadCast diretamente num braço articulado a HyperX também oferece na caixa um adaptador de montagem para rosca de 3/8 e 5/8 de polegada.
O conteúdo da embalagem do HyperX QuadCast inclui o microfone, já montado com sua base e o shock mount, o adaptador de montagem para rosca, e um guia de acesso rápido.
Performance
Como dissemos no início, o HyperX QuadCast foi projetado para streamers e podcasters. Claro que também ele é uma opção para aqueles que apenas desejam abdicar do microfone do headset, e partir para uma solução dedicada, que evidentemente terá um resultado muito superior.
Para o teste do HyperX QuadCast fizemos gravações de voz a um palmo de distância do microfone utilizando o software Adobe Audition. Infelizmente não temos o Razer Seiren ou o Blue Yeti para um comparativo. Incluímos na análise o resultado com o microfone do headset HyperX Cloud Alpha, e com o gravador de voz Sony PX440.
As gravações foram realizadas em uma sala comum, sem tratamento especial acústico, uma forma de simular uma situação real de dia a dia que a grande maioria dos usuários irá se deparar.
O Hyperx QuadCast conta com três condensadores de 14 mm e quatro padrões polares – ajustes de sensibilidade para a captação. A eficiência de cada modo varia de acordo com a situação e o objetivo. No site da HyperX há uma imagem com a representação de cada um dos padrões:
Escolhemos para o QuadCast o padrão polar cardioide, indicado para gravações com a captação de uma única voz. Ao longo do arquivo gravado também fomos ajustando o controle de ganho, para que você possa notar as nuances.
Exportamos o arquivo em mp3 (192 Kbps) e hospedamos no SoundCloud. Caso você queira baixar o arquivo bruto, sem compressão (.wav) clique aqui.
Abaixo você confere o resultado com o headset HyperX Cloud Alpha, gravado nas mesmas condições. Caso queira baixar o arquivo bruto, sem compressão (.wav) clique aqui.
Por último, utilizamos um gravador de voz Sony PX440. Configuramos no gravador a qualidade máxima disponível: mp3 192 Kbps. Confira abaixo o resultado:
Como ficou claro, passar de um microfone de um headset para uma solução dedicada como o Hyperx QuadCast é um tremendo salto, ainda mais que estamos falando de um excelente microfone condensador para o público gamer. Ele não é voltado para aplicações profissionais, até por suas características, como a gravação com amostragem e profundidade limitada ( 48kHz/16bit), mas, cumpre muitíssimo bem o papel de ser uma solução interessante para o uso mais casual.
Pontos positivos
- Construção
- Performance
- Tape to mute é uma solução bem interessante
- Configuração fácil
- adaptador para uso em braço articulado
Pontos negativos
- O LED não pode ser desligado sem que a atividade do microfone seja interrompida
- Mesmo com um software proprietário já disponível, a HyperX optou por não fazer a integração com o QuadCast
Veredito
Assim como em 2014, com o Cloud, entrada da HyperX no segmento de periféricos, o QuadCast, primeiro microfone da marca, é um bom cartão de visita para uma empresa que precisa concorrer com rivais de peso. Além do design e construção excelente, o QuadCast é um tremendo microfone. Ele entrega uma captação bem definida, limpa, e ajustável a diferentes situações, graças aos quatro padrões polares.
A impossibilidade de desligar o LED sem que o microfone pare de funcionar é uma característica irritante, assim como a falta de integração com o NGenuity, o software que a HyperX oferece aos seus clientes para a configuração com outros periféricos, como o Cloud Flight e o Alloy FPS RGB.
O Quadcast tem preço sugerido no Brasil de R$ 900. Sim, caro para muitos em nosso país, mas analisando a performance, e o fato dele oferecer diretamente na caixa até um shock mount, o preço cobrado pode ser colocado como justo.
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