ANÁLISE: headset HyperX Cloud Alpha S

ANÁLISE: headset HyperX Cloud Alpha S

Em 2017, a linha de headsets Cloud da HypeX foi abastecida com um novo modelo, o Cloud Alpha. Tem análise dele aqui no site. Uma das features que este modelo emprega é a tecnologia Dual Chamber, que atua dividindo as frequências entre duas câmaras, o intuito é deixar o som ainda mais fidedigno, e menos exposto a distorções, característica dos drivers dinâmicos.

Bom, três anos se passaram desde o primeiro Alpha, e agora a divisão de componentes de alta performance da Kingston tem a segunda versão, o Cloud Alpha S. A tecnologia Dual Chambers continua, aliada com recursos inexistentes no primeiro modelo: virtualização 7.1 canais e controle de graves. Recebemos da HyperX este modelo para análise. Abaixo você confere o que eu achei dessa nova opção no lineup de headsets da marca.

Design e conteudo da embalagem

O Cloud Alpha S foi desenvolvido com base no Cloud Alpha, isso fica bem evidente quando olhamos para o design do headset. É um circumarual com a estética já tarimbada que vemos em muitos modelos do lineup da HyperX, com o X da marca estampado nas laterais das conchas autitivas. Falando especificamente da linha Cloud Alpha, assim como no anterior, a parte inferior da haste é vazada, estética diferente comparada aos demais modelos da marca.

Mesmo seguindo uma linha base em termos de design, a HyperX preparou algumas mudanças para o Cloud Alpha S. A primeira delas é em relação a qualidade da costura do material que recobre a haste, aparentemente, está bem melhor que o do Cloud Alpha. A espuma que entra em contato com a cabeça do usuário também é mais confortável que a do Cloud Alpha. No geral, a experiência de uso com o Alpha S é mais confortável do que no Cloud Alpha. A nova versão também me passou uma sensação melhor de isolamento dos sons externos.

Cloud Alpha e Cloud Alpha S

 

Na parte inferior da cada conha auditiva temos um controle deslizante que tem relação com o ajuste de grave. Com base em você controlar a entrada de ar, o headeset promete entregar graves mais ou menos acentuados. Veremos se realmente tem alguma eficiência prática mais adiante. Em termos de estrutura, o Cloud Alpha S segue a fórmula tradicional do uso de plástico e metal.

Outra mudança na estética – essa particurlmente me agradou demais, é em relação ao esquema de cores do produto. O Cloud Alpha S está disponivel em duas versões de cores. Azul, e a batizada pela Hyperx de Blackout, modelo que recebemos para teste. Me agradou o fato da HyperX investir em um headset realmente discreto, praticamente um estado da arte em termos de discrição. O Cloud Apha S Blackout investe num belíssimo acabamento preto fosco, deixando unicamente como área brilhosa o X da HyperX nas conchas. Na minha visão, esse é um dos headsets mais bonitos do mercado na atualide.

Como disse no início do texto, o Cloud Alpha S não é apenas estéreo como o Alpha, ele também lida com a virtualização de som, através de uma placa USB que acompanha o produto. O conteúdo da embalagem inclui, além do fone e da placa USB, um microfone removivel, um cabo P3, folhetos , uma bolsa para transporte e duas espumas extras – em tecido, diferentemente da versão aplicada de fábrica com o fone que é em courino. Lembrando que as espumas das conchas seguem a tecnologia Memory Foam, que se molda ao usuário ao decorrer do uso. Uma forma de deixar a interação com o produto mais personalista.

Performance

Assim como outros headsets da HyperX, o Cloud Alpha S é multiplataforma, você pode utilizá-lo no PC e também em consoles, como o PS4 e Xbox One, já que o modo via cabo P3 está disponível. No entanto, seu uso é completamente voltado para o computador, já que é somente nesse dispositivo que você pode extrair todo o potencial do headset, com o uso da sua placa USB.

Falando especificamente sobre essa placa USB, com cabo trançado, é um clássico DSP ( Digital Signal Processing), é ela quem irá garantir que o headset lide com a virtualização de som 7.1 canais, já que este fone, felizmente, faz parte da parcela de modelos que não seguiram a ideia de incluir diversos drivers físicos criar uma espacialidade e posicionamento de áudio real. Esse tipo de fones não vingou. Até mesmo a virtualização por software não é muito bem vista. Partircurlamente não gosto muito da virtualização em fones, sigo a filosofia do bom e velho som estéreo, porém, em alguns casos o resultado de uma virtualização pode impressionar, como no HperX Cloud Orbit (confira aqui a análise), que tem um resultado simplesmente inesquecível em termos de virtualização.

Além de permitir a virtualização, a placa USB do Cloud Alpha S carrega a missão de entregar mais liberdade para o usuário. Você consegue ajustar de forma independente o volume do game ou do chat, priorizando o que deseja em determinado momento. Combinado a essa placa, temos o Cloud Alpha S que utiliza driver dinâmico de 50mm, e o seu microfone é um condensador Electret, com padrão polar bidirecional e cancelamento de ruído. O microfone é removível.

A qualidade sonora do Cloud Alha S é realmente um salto em relação ao Cloud Alpha? Bom, ambos os fones utilizam driver de 50mm e fazem uso da tecnologia Dual Chamber, que lida com a divisão das frequências em câmaras distintas, e, assim como no Cloud Alpha, há realmente essa impressão do som disposto da forma correta, sem médios aterrados e graves comprimindo o resto. É uma sonoridade que remete a outros modelos da HperX. É aquele fone que irá te atender muito bem tanto em games quanto em filmes ou jogos. O Cloud Alpha S tem como vantagem, comparado ao seu antecessor, o controle deslizante que impacta nos graves.

Esse tal controle de graves não passa por nenhma modificação nos driver ou algum recurso eletrônico, é apenas um controle que lida com a forma como o ar entra na earcup. Pra você entender melhor podemos fazer uma associação com os fones auriculares. Já reparou que se você pressionar o fone auricular, aumentando a vedação do fone em relação ao seu canal auditivo os graves ficam mais encorpados? O efeito acontece ainda melhor com os intra-auriculares, modelos que estão ainda mais próximos do seu canal auditivo externo. É esse efeito que o Cloud Alpha S entrega.

Controle deslizante para regular os graves

Há uma diferença entre você abrir ou manter fechado essa sáida controlada por botões deslizantes, mas nada altamente significativo. A HyperX não é a primeira empresa a apostar nessa solução, a Beyerdynamic com o Custom Game utiliza o mesmo recurso.

Mesmo não sendo um grande fã de virtualizalização não dá pra negar que o Cloud Alpha S faz bonito nesse quesito. Jogar com o recurso ativado foi bem interessante, principalmente em FPS. A trocação de tiros em The Division  2 com a virtualização ativada entregou uma sensação de imersão diferente. O Cloud Alpha S mesmo em estéreo já é um fone “arejado”, com a virtualização ativada o ganho em ambiência é bem perceptivel.

O Cloud Alpha S, assim como tantos outros produtos da HyperX, tem compatibilidade com o software proprietário da empresa, o NGenuilty. Através dele você pode alterar o volume do microfone, ativar ou desativar a virtualização 7.1 e até aplicar uma auto-otimização para o headset. O recurso de virtualiação de som do Cloud Alpha S foi otimizado para alguns games: Apex Legends, Rainbow Six Siege, PUBG, Call of Duty: Modern Warfare, CS:GO e Overwatch.

Agora vamos falar do microfone. É decepcionante que o Cloud Alpha S seja mais um membro do grupo: bom no áudio, ruim no microfone. O resultado da captação do microfone é bem sofrível. O isolamento e captação bidirecional não disfarçam a supressão de graves e falta de nitidez do microfone. Abaixo você pode conferir uma gravação com o microfone do Cloud Alpha S no Adobe Audition:

Especificações

  • Marca: HyperX
  • Modelo: HX-HSCAS-BL/WW
  • Cor: Preto
  • Driver: customizado e dinâmico, 50 mm com magnetos de neodímio
  • Tipo: circumaural, fechado
  • Resposta de frequência: 13Hz–27.000Hz
  • Impedância: 65 Ω
  • Nível de pressão sonora: 99dBSPL/mW a 1kHz
  • T.H.D.: < 1%
  • Cabo de fone de ouvido destacável: 1m
  • Cabo da placa de som 7.1: 2m
  • Cabo do fone de ouvido: plugue de 3,5 mm (4 polos)
  • Interface da placa de som 7.1: USB 2.0
  • Microfone: condensador Electret
  • Padrão polar: Bidirecional com cancelamento de ruído
  • Resposta de frequência: 50Hz-18.000Hz
  • Sensibilidade: -38dBV (0dB=1V/Pa a 1kHz)

 Pontos positivos

  • Construção;
  • Design;
  • Qualidade de som;
  • O resultado do 7.1 em jogos é interessante;
  • Qualidade dos cabos.

Pontos negativos

  • Microfone

Veredito

O Cloud Alpha S é um upgrade justo quando comparado ao Cloud Alpha. A nova opção mantém o belo design e construção do anterior, e a tecnologia Dual Chambers, mas adiciona um novo elemento que costuma atrair a atenção de muitos, a virtualização de 7.1 canais. Há também o tal ajuste do controle de graves. Pelo meu modo de uso, esses dois recursos não saltam aos olhos. Assim como o Cloud Alpha estamos diante de um ótimo headset estéreo, e que agora ganha um direcionamento distinto com a inclusão do 7.1 canais.

O Cloud Alpha S é mais uma opção no lineup da HyperX que traz a adição do surround sound. Esse recurso que divide opiniões, quando falamos de headset, parece continuar sendo um chamariz para o marketing, portanto, segue recebendo espaço. O resultado foi satisfatório, embora não seja um recurso que eu pretenta ativar a todo momento.

A construção é muito boa e o design, falando especificamente do modelo Blackout, que foi o que recebemos, é simplesmente lindo. Como enfatizei na análise, é um dos headsets mais bonitos da atualidade. O microfone é o ponto baixo do produto, realmente é só um quebra galho até você adquirir um modelo dedicado. Só pra não passar batido, o controle de graves do headset é mais alegórico do que uma mudança da experiência expressiva. Há uma leve diferença ao alterar o controle deslizante que veda a earcup, mas nada muito significativo.

Essas adições, comparadas ao modelo anterior, fazem com que o Cloud Alpha S chegue com um preço bem mais elevado: preço sugerido de R$ 950. Esse valor muda completamente o posicionamento de mercado da linha Alpha, colocando um pé na categoria premium. Como sempre ocorre com os produtos da HyperX, você encontrará esse headset, eventualmente, por um valor bem mais baixo. Se esse modelo é o seu alvo, espere por essa queda no preço e vá em frente.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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