Durante a CES 2015 a Seagate apresentou um conceito de HD externo simplesmente impressionante, graças ao seu involucro feito totalmente se aço e sua espessura impressionante de 7 mm, que aliás da nome ao produto (Seven). Chegamos até a noticiar sobre o lançamento desse HD externo a um tempo atrás, e agora faremos a sua análise. A Seagate gentilmente nos cedeu um modelo do Seven para que pudessemos passar nossas impressões sobre o produto e é isso que você irá conferir ao decorrer dessa matéria. Vamos lá!!
► Design:
O que falar do design desse HD Externo da Seagate? O produto é simplesmente muito bonito e diferente da grande maioria dos HDs externos vendidos por aí. Dois produtos me chamaram a atenção em relação ao design nos últimos tempos o primeiro foi o conjunto de caixas de som 2.0 Luna Eclipse E-25 da Edifier que também tivemos a chance de analisar e agora esse HD Externo da Seagate.
Tudo começa pela embalagem do produto, de cara todo o toque intimista, com a foto do HD externo na parte frontal da caixa junto com o nome Seven, e com os dizeres na parte inferior referindo-se ao produto conter 500 GiB de capacidade, utilizar a interface USB 3.0 e ser de aço.
Ao abrirmos a embalagem temos acesso ao HD externo o cabo USB 3.0, que é curto como de costume em kits de HD externos, mas aparenta ser bastante resistente, com uma espécie de malha encontrada por exemplo nos cabos HDMI High Speed feita de nylon trançado e um guia rápido mostrando a conexão do HD externo ao computador. O Seven em si não apresenta muitos detalhes ele é totalmente em aço, na parte inferior do HD encontramos uma ranhura que emite o LED da cor azul indicando quando o Seven está ligado ao computador.
O Seven encontra-se apenas na versão de 500 GiB que pode até ser justificado, pegando como base a ideia do projeto da Seagate que é inovar em relação a espessura do HD, trazendo um nível de portabilidade bem interessante, mas claro que para isso, a questão da capacidade de armazenamento ficou abaixo de diversas opções no mercado que oferecem 1 TB, 2 TB, etc. Para que o Seven pudesse trazer versões com capacidade acima de 500 GiB seria necessário produzir uma versão mais “gorda” do produto, já que o Seven é baseado em um platter (prato) de 500 GiB. Caso houvesse outros modelos com capacidades de armazenamento maiores a Seagate teria que incluir outros pratos o que consequentemente resultaria numa espessura maior, perdendo todo o conceito do projeto.
A Seagate ainda poderia optar por um SSD em vez da arquitetura de um HD convencional para equipar o Seven, mas como o produto tem um design diferenciado, a inclusão de um projeto baseado em SSD encareceria ainda mais o produto final para o consumidor. Para o desenvolvimento do Seven a Seagate levou uma unidade interna de 5 mm super-slim que foi originalmente concebida para os notebooks ultrafinos. A carcaça desenvolvida pela Seagate revela os contornos da unidade interna
Realmente a espessura do Seven impressiona, comparamos lado a lado o HD Externo com o SSD 600 de 120 GíB da própria Seagate e o HD Externo se mostrou mais em “forma” que o SSD.
O cabo USB que acompanha o kit friso mais uma vez que é de extrema qualidade, tendo mais ou menos 35 centímetros de comprimento e totalmente maleável, sem sombra de dúvidas o melhor cabo USB encontrado em um HD externo atualmente.
► Seagate Dashboard
Quem está acostumado com produtos da Seagate já deve ter se depardo com o Dasboard que é um utilitário utilizado para realizar backup encontrado em alguns discos da companhia. No próprio site da Seagate há um pdf que é um guia completo e bem explicado sobre todos os recursos desse software. Mas basicamente o que você pode fazer com ele é agendar backups dos seus arquivos para que sejam salvos no Seven por exemplo, você pode espetar o HD externo em seu computador realizar as configurações através da Dashboard, tudo é bem simples, graças a interface bem intuitiva e então escolher de quanto em quanto tempo será realizado o backup para essa unidade externa.
Assim que você pluga o Seven no computador e explora a unidade você encontra o instalador da Dashboard, a versão que veio junto com o Seven que nós testamos foi a 3.3.5.0 e o próprio utilitário sugeriu que fosse atualizado para a versão 4..0.21.0 e logicamente realizamos a atualização.
Imagens da Dashboard
► Desempenho
Agora iremos testar o desempenho do Seven, plugamos o HD externo no notebook Acer Aspire V3-571-9423 equipado com um Intel Core-i7 3632QM de 2.2 GHz, 6 GiB de memória DDR3 1600 MHz, HD SATA de 500 GiB e placa de vídeo integrada com todos os drivers tanto da porta USB 3.0 e 2.0 devidamente instalados, utlizamos alguns softwares para medir as taxas de leitura e gravação desse HD externo. Vamos ao resultados:
Cristal DiskMark
Testamos o Seven com a versão 3.0.4 do Crystal DiskMar, software bastante conceituado para a medição de leitura e gração da unidade de disco. O DiskMark se baseia em 4 parâmetros, primeiro ele realiza uma bateria de testes no modo sequencial, tanto de leitura e escrita com blocos sequenciais de 1024 Kb. Em seguida o mesmos testes de leitura e gravação são testados com blocos de 512 KB e 4 KB mantendo uma fila de gravação e leitura e por último o mesmo arquivo 4 KB mas com uma fila de leitura e gravação de 32 blocos. Confira abaixo o restulado com base em arquivos de 1000 MB, que é o padrão do software, mas você também pode realizar os testes com arquivos de 50 MB a 4000 MB.
USB Flash Bench
Utilizamos também o software USB Flash Bench para medir as taxas de leitura e escrita, só que agora com um difrencial, testamos na USB 3.0 e na USB 2.0. O interessante do Flash Bench é que antes e iniciar os testes você pode marcar a opção send report que ao final do teste será gerado um link que você pode colar na barra de endereço do seu navegador e consultar um gráfico bem simples e direto com os resultados. Confira abaixo:
Teste na porta USB 3.0:
Teste na porta USB 2.0
Crystal DiskInfo
Por último rodamos outro software da Crystal, o DiskInfo 6.3.0 para que pudessemos ter acesso a algumas informações importantes como temperatúra do disco, a versão do firmware, a rotação do disco, que infelizmente segue o costume da maioria dos HDs externos, utilizando 5400 RPM, mas como esse modelo da Seagate, tem todo um hyper de uma solução premium, a companhia poderia ter incluido um disco de 7200 RPM, ainda mais tratando-se que esse disco utiliza a interface USB 3.0, se houvesse somente o suporte a 2.0, 5400 RPM estava de bom tamanho. Confira abaixo:
► Especificações detalhadas
- Capacidade: 500 GiB
- Interface: USB 3.0
- Altura: 7.00 mm
- Peso: 178 g
- Largura: 82 mm
- Comprimento: 122.5 mm
- Cor: Prata
- Garantia: 3 anos
► Pontos Positivos:
- Design e construção impecável
- Software de gerenciamento de fácil acesso
- Extremamente fino
- Bom desempenho
- Cabo USB de alta qualidade
► Pontos negativos:
- Rotação do disco poderia ser de 7200
- Muito caro em relação a outros HDs externos
- Só apresenta uma opção de armazenamento
► Veredito:
De acordo com o Seagate o preço do Seven é de R$ 649,00, muito elevado para uma unidade de 500 GiB. Mas como é de praxe todo produto que recebe um design diferenciado ou traz algum conceito inovador como a espessura no caso do Seven o preço realmente acaba sendo mais alto. Caso você não precise de alguma unidade extra com uma grande capacidade de armazenamento e preze por um design diferenciado, o Seven é uma grande escolha, com uma aparência extremamente sofisticada, software de gerenciamento útil e de fácil acesso além de um cabo USB de primeira qualidade. Por outro lado o preço elevado, a falta de outras opções com uma maior quantidade de armazenamento pode pesar durante sua escolha. A maior dica é comparar os preços em relação a outras unidades externas com 500 GiB e ver se vale a pena pagar um pouco mais por uma aparência que foge da normalidade dos outros modelos.
Deixe seu comentário