Apple pode lançar seus primeiros controles para videogame com a marca Beats

Apple pode estar preparando seus primeiros controles para videogame, com dois modelos encontrados no macOS e possível lançamento pela marca Beats.

A Apple pode estar preparando sua entrada no mercado de controles para videogame. Referências encontradas no código do macOS 26.7 indicam que a companhia testou pelo menos dois gamepads próprios, enquanto informações de bastidores apontam que os produtos podem chegar ao mercado sob a marca Beats.

Os dispositivos aparecem identificados internamente como T6502 e T1057. Os dois possuem elementos tradicionais de um controle moderno, como direcional, quatro botões ABXY, dois analógicos clicáveis, gatilhos, botões superiores e comandos Home e Menu.

A descoberta foi feita em uma versão candidata do macOS 26.7. O sistema continha perfis e plug-ins específicos para reconhecer o hardware, processar comandos e controlar a resposta tátil dos dispositivos.

As referências foram removidas posteriormente de uma segunda versão candidata do sistema operacional.

Apple testa dois controles diferentes

Apesar das semelhanças no formato de comandos, os dois modelos apresentam diferenças importantes.

O T6502 aparece como um dispositivo conectado via USB e sem sensores de movimento. Já o T1057 possui suporte a Bluetooth e USB, além de acelerômetro e giroscópio, recursos que permitiriam detectar movimentos do controle.

Os dois também utilizam sistemas de resposta tátil diferentes.

A presença de plug-ins dedicados sugere que os códigos não são apenas referências genéricas adicionadas ao macOS para controles de terceiros. Ainda assim, a existência desses componentes no sistema não garante que os produtos chegarão ao mercado: eles também podem representar protótipos ou equipamentos usados internamente pela Apple.

Controles podem chegar com a marca Beats

Segundo informações divulgadas por Mark Gurman, da Bloomberg, a Apple estaria desenvolvendo dois controles voltados principalmente para o iPhone, com o projeto sendo conduzido por executivos da Beats.

A estratégia faria sentido dentro do posicionamento atual da subsidiária. Embora seja mais conhecida por fones de ouvido, a Beats vem sendo usada pela Apple para ampliar sua presença em acessórios e produtos com identidade própria.

Um controle próprio também representaria uma mudança importante na estratégia de games da companhia.

Atualmente, iPhones, iPads, Macs e Apple TV oferecem suporte a diversos controles de terceiros, incluindo modelos de PlayStation, Xbox e Nintendo. A Apple também já preferiu trabalhar com parceiros em vez de desenvolver um gamepad próprio.

Com a expansão dos jogos de maior orçamento no iPhone e os investimentos da empresa em seu ecossistema de games, um acessório oficial poderia fortalecer essa estratégia.

Você também deve ler!

Chip do iPhone 18 Pro impressiona em benchmark e supera CPUs topo de linha da AMD e Intel

CEO da Apple critica telas de celulares dobráveis dos rivais: “baratas e desagradáveis”

Como a Skyone preparou Hardware.com.br e GameVicio antes da migração para a nuvem

Postado por
Editor-chefe no Hardware.com.br/GameVicio Aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @williamrplaza Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter e receba nossa seleção de conteúdo sobre tecnologia, games, IA e internet em seu email.
Veja também
Publicações Relacionadas
Img de rastreio
Localize algo no site!