Pular para o conteúdo

O Winamp da vida real: modder constrói player que revive aquela boa nostalgia

Toda a vibe do lendário player de música Winamp, sucesso absoluto entre meados dos anos 90 e 2000, foi revivida por um modder que criou um reprodutor de música que utiliza uma interface que remete a skin clássica do software lançado em 1997 pela Nullsoft. O resgate ao bom e velho Winamp Batizado Linamp, o …

Prefira o Hardware no Google

Toda a vibe do lendário player de música Winamp, sucesso absoluto entre meados dos anos 90 e 2000, foi revivida por um modder que criou um reprodutor de música que utiliza uma interface que remete a skin clássica do software lançado em 1997 pela Nullsoft.

O resgate ao bom e velho Winamp

Batizado Linamp, o dispositivo conta com uma tela IPS sensível ao toque de 7,9 polegadas, conectada via HDMI e USB, para que o usuário possa fazer a interação com os botões da interface. Tudo ao estilo da consagrada interface do Winamp.

“O Winamp foi uma das minhas primeiras exposições à música em computadores. (o primeiro foi provavelmente o Mac OS 7 CD Audio Player , que tinha uma aparência semelhante).

Desde então, sempre gostei da skin padrão que acompanha o Winamp e adorei o analisador de espectro de barras”, diz Rodrigo Méndez, autor do projeto.

Interior de um case preto aberto com placa Raspberry Pi, display LCD com cabos flat, conectores USB e fios emaranhados sobre mesa de madeira

Inicialmente a vontade de Rodrigo era utilizar botões físicos, impressoes em 3D, mas ele não encontrou telas que deixassem um espaço suficiente para encaixar os botões na estrutura.

O Linamp oferece suporta todos os formatos de áudio mais comuns, como MP3, FLAC, M4. Dentro do case, encontramos a base do projeto, um Raspberry Pi 4, complementado por um cartão SD de 32 GB. O sistema operacional é uma distro Linux chamada DietPi, que é utilizada justamente em soluções embarcadas.

Graças ao esforço de programação de Méndez, o sistema recebeu uma playlist, analisador de espectro, informações de arquivos. Todas as funções que o Winamp original tinha. O app é o Qt 6 personalizado escrito em C++ com Qt Widgets.

O Linamp também possui as conexões Ethernet, 3,5 mm, USB-C e USB -A.

Painel traseiro de um player de áudio preto com botão de power metálico, porta USB-A, entrada P2, conector RJ-45 de rede e USB-C

Neste link, o autor do projeto detalha todo o processo de concepção desse player.

O novo Winamp

Captura de tela do Winamp mostrando a página do artista DC Salas, com a aba Publications, e a faixa "Llama lullaby" tocando no player inferior

Em 2019, após um período de declínio, a plataforma foi relançada e continuou a receber atualizações. Atualmente, o Winamp tradicional conta com 83 milhões de usuários, com o Brasil representando a maior parcela, com 10,3%.

O objetivo da nova versão online do Winamp é alcançar 250 milhões de usuários globalmente. A plataforma foi completamente reformulada e, diferente do player clássico, não conta com as famosas skins personalizáveis e o equalizador. A proposta é oferecer um espaço para artistas e criadores de conteúdo se conectarem com seus fãs e monetizar suas produções.

O Winamp clássico, o software que conquistou multidões, irá virar open-source a partir do dia 24 de setembro de 2024. Uma nova versão mobile também será lançada. Previsto para julho.

Prefira o Hardware no Google
Foto de William R. Plaza
Postado porWilliam R. Plaza

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br

Siga em:
Compartilhe

Newsletter do Hardware

Tecnologia, games, IA e internet: nossa seleção de conteúdo direto no seu e-mail.

Sem spam. Cancele quando quiser. Política de privacidade.


Deixe seu comentário