Microsoft suspende inteligência artificial que reconhece emoções

#notícias

A Microsoft anunciou que irá interromper as vendas de um serviço de inteligência artificial capaz reconhecer as emoções humanas e prever a idade e gênero de um determinado indivíduo.

Ontem (21), em uma publicação no seu site oficial, a Microsoft afirmou que receios em relação aos parâmetros éticos da tecnologia são os motivos por trás da decisão.

Azure Face é o nome do serviço de inteligência artificial da Microsoft, usado por empresas como o Uber para verificar, por exemplo, a identidade do motorista. 

No entanto, motoristas do aplicativo de viagens do Reino Unido exigiram a remoção do recurso após falhas em reconhecer motoristas legítimos.

A Microsoft reconheceu essas falhas, ressaltando que os recursos da inteligência artificial também abrem precedentes para uma grande margem de “erros”, que incluem a discriminação, o estereotipo de pessoas, ou a recusa injusta de serviços.

Desse modo, de acordo com Bird, a detecção de emoções, bem como dos outros atributos, não estará disponível para novos clientes a partir de agora. Além disso, os clientes anteriores terão que descontinuar o uso desses recursos até 30 de junho de 2023.

Enfim, a empresa encerrou as vendas do Azure Face, mas, pelo visto, não encerrou a inteligência artificial definitivamente. A companhia anunciou que utilizará a inteligência artificial que reconhece emoções em um dos seus produtos.

Esse produto é o Seeing AI, um aplicativo para pessoas com deficiências visuais que utilizará os recursos da polêmica inteligência artificial da Microsoft.

Curtiu? Compartilhe com seus amigos :)