XP Mode: uma máquina virtual com Windows XP

Se você usa o Windows 7 Ultimate, Professional ou Enterprise, pode contar com o XP Mode para rodar programas que funcionavam no Windows XP, mas não rodam no 7. O XP Mode é basicamente uma máquina virtual do Virtual PC com o Windows XP – incluindo uma licença de uso gratuita dele. Se você quiser, pode usar qualquer outro programa de máquinas virtuais, como VMware, VirtualBox, etc. A vantagem é que o da MS oferece uma licença gratuita do XP, útil para ambientes empresariais onde o cerco contra a pirataria é bem mais apertado.

Para usar o XP Mode você precisa baixar dois arquivos, o Virtual PC para Windows 7 e o instalador do XP Mode. Na primeira utilização ele demora um pouco para pré-configurar o sistema, depois roda normal. A vantagem do XP Mode é que ele permite usar as aplicações na mesma tela do Windows 7, recurso já presente em outros ambientes de virtualização. Ao instalar um programa no XP virtual, ele fica disponível no menu Iniciar do Windows 7, pode ser fixado na barra de tarefas, etc. Assim você não fica preso à janela da VM (virtual machine, máquina virtual), podendo rodar programas lado a lado – tanto nativamente no 7 como os da máquina virtual.

Link para download:

http://www.microsoft.com/windows/virtual-pc/download.aspx

Note que uma máquina virtual é útil para rodar programas “comuns”. Não serve pra rodar jogos recentes em 3D.

Com o Virtual PC você pode criar suas próprias máquinas virtuais também (geralmente ele só presta para rodar Windows dentro de Windows, por isso recomendo o VirtualBox para uso geral). Para acessar ele, digite Windows Virtual PC no campo de busca do menu Iniciar. A interface é baseada no Windows Explorer. Para criar uma máquina virtual clique no botão Criar máquina virtual:

ef9a37a

Para alterar as configurações da máquina virtual, clique nela com o botão direito… Assim como se fosse um “arquivo” dentro de uma “pasta”. Se quiser criar as máquinas virtuais por conta própria e instalar o Windows a partir de CD ou imagens ISO, você não precisa baixar o pacote do XP Mode (que tem uns 500 MB), baixe apenas o Virtual PC.

Uma coisa ruim das versões recentes do Virtual PC é que ele exige que a máquina tenha suporte a virtualização por hardware, eliminando o uso em processadores mais antigos. Na maioria dos casos o suporte precisa ser ativado manualmente no SETUP da máquina.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X