DHCP

Para instalar o servidor DHCP, acesse o “Configure Your Server Wizard” e selecione a opção “DHCP Server” na lista de funções. Isso dispara um wizard que permite configurar o escopo de endereços que será usado pelo servidor, de forma similar ao que fazemos no arquivo dhcpd.conf ao configurar o servidor DHCP no Linux:

index_html_ddc4fb2

index_html_677c7417

As opções incluem o range de endereços que será usado pelo servidor e a máscara de sub-rede (que pode ser fornecida no sistema CIDR ou na notação tradicional). Na tela seguinte, você pode definir uma lista de exclusões, ou seja, faixas de endereços dentro da faixa definida na primeira opção que não devem ser usadas pelo servidor DHCP.

Em seguida são definidos o gateway da rede, servidores DNS e servidor WINS (caso usado). No final do processo, você terá a opção de inicializar a configuração imediatamente, ou de deixar para aplicá-la mais tarde (o que pode ser feito se você precisar verificar a configuração da rede ou consultar outro administrador antes de ativar o servidor DHCP, por exemplo).

Você pode também aproveitar para ativar o servidor WINS, que tem um papel secundário dentro das redes Microsoft, funcionando como uma base de dados que relaciona os nomes das máquinas com os endereços IP correspondentes, ajudando na navegação da rede. Sem ele, os clientes Windows que não foram configurados para fazer parte de um domínio precisam recorrer a pacotes de broadcast para a navegação da rede, o que aumenta o tráfego e torna a navegação no ambiente de redes mais lenta.

Para ativar o servidor WINS, acesse o “Configure Your Server Wizard” e selecione a opção “WINS Server”. A menos que você precise utilizar vários servidores WINS na mesma rede, a configuração é basicamente automática. Basta ativar o serviço e o servidor passa a manter a base de nomes e a responder às requisições dos clientes.

A partir daí, falta apenas configurar os clientes para utilizarem seu servidor. Ao usar o DHCP, você pode especificar o endereço do servidor WINS como parte da configuração. No caso dos clientes com configuração manual, a opção fica escondida nas propriedades da conexão de rede, no Protocolo TCP/IP > Propriedades > Avançado > WINS:

index_html_1b52678b

O WINS está lentamente entrando em desuso, já que a mesma tarefa realizada por ele pode ser executada de forma mais eficiente por um servidor DNS corretamente configurado. Apesar disso, ele ainda é um serviço importante, que vai demorar para deixar de ser usado completamente.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X