Intel anuncia os primeiros processadores da 8ª geração Intel Core

Intel anuncia os primeiros processadores da 8ª geração Intel Core

Assim como fez com a 7ª geração Intel Core (Kaby Lake), a Intel começou a 8ª geração Intel Core pelos chips voltados para dispositivos móveis. De acordo com a companhia o salto de performance em relação a geração anterior é cerca de 40%. 

Como expliquei aqui nesse artigo, o anúncio dessa nova geração de processadores foi bastante confuso. A Intel resolveu dividir essa mesma geração em subfamílias. Além dos Coffee Lake, essa geração terá CPUs Cannon Lake e versões atualizadas dos Kaby Lake, chamados de Kaby Lake Refresh, os primeiros processadores anunciados se encaixam nessa ala dos Kaby Lake Refresh

Além das subfamílias, essa 8ª geração traz três processos de fabricação diferentes, dependendo da microarquitetura: 14nm+ (Kaby Lake Refresh), 14nm++ (Coffee Lake) e 10nm (Cannon Lake). Essa geração marca a entrada da Intel no tão aguardado processo de fabricação de 10nm, porém ele ainda coexistirá com as versões aprimoradas dos 14nm.

Line-up:

Até o momento a Intel anunciou quatro processadores que fazem parte da 8ª geração Intel Core: Core i7-8650U, Core i7-8550U, Core i5-8350U e Core i5-8250U.  Voltados especificamente para notebooks e dispositivos híbridos, como 2 em 1.

Além do baixo consumo (15W), característica da dos modelos com sufixo U, a Intel destaca que nessa geração há o dobro de núcleos. Passando de dois núcleos da 7ª geração para quatro na 8ª geração. Mas nem tudo é perfeito né? Os clock são mais baixos. O modelo mais robusto, o Core i7-8650U tem clock base de 1.9 GHz, enquanto seu antecessor (Core i7-7660U) o clock base é de 2.5 GHz.

Os processadores contam com suporte para memórias DDR4 e LPDDR3. A iGPU, o chip de vídeo integrado, recebeu uma nova nomenclatura, ao invés do tradicional HD, agora se chama UHD, uma forma de dizer que essa linha consegue lidar com a reprodução de vídeos em 4K.

Os primeiros computadores com processadores Core i5 e Core i7 de 8ª geração serão lançados em setembro. Os modelos S que são os voltados para desktop serão lançados em setembro.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X