Processadores Snapdragon agora podem rodar o Windows 10 em sua versão para desktop, e inclusive emular programas x86

Processadores Snapdragon agora podem rodar o Windows 10 em sua versão para desktop, e inclusive emular programas x86

Durante o evento WinHEC 2016 a Microsoft disse que o futuro do Windows será através de chips ARM. Essa declaração vem em conjunto com uma novidade que pode impulsionar e muito tanto o Windows 10 quanto os processadores ARM, principalmente os da linha Snapdragon da Qualcomm: O Windows 10 em sua versão para desktop poderá rodar em um SoC ARM, permitindo inclusive que programas x86 possam ser emulados em sua totalidade. Diferentemente do Windows RT que também oferecia a compatibilidade com ARM mas era limitados aos softwares da Windows Store ou os pré-instalados, com o Windows 10 qualquer aplicação UWP (Universal Windows Platform), e Win32 (x86) poderá ser utilizada.

“Os parceiros de hardware serão capazes de construir equipamentos alimentado por chipsets Qualcomm Snapdragon e o Windows 10, permitindo a execução de aplicações Windows Universal (UWP), e Win32 (x86), incluindo Adobe Photoshop, Microsoft Office e jogos populares do Windows”

Essa versão completa do Windows 10 para ARM consegue realizar a emulação x86 graças a uma tecnologia chamada “Cobalt”, que vem sendo desenvolvida desde 2013. Além da emulação, obviamente os aplicativos feitos especificamente para a arquitetura ARM irão rodar de forma nativa. 

Durante o anúncio foi demonstrado um vídeo de uma máquina equipada com o Snapdragon 820 e 4 GB de RAM rodando o Windows 10. Através da emulação foi possível abrir o Photoshop CC. 

Esse anúncio permite que os chips ARM ganhem ainda mais força perante aos x86, já que obviamente iremos ver uma imensidão de mini-PCs, tablets e notebooks ao estilo Chromebook, equipados com o Windows 10 e um chip ARM da Qualcomm. Além da plataforma ARM ficar mais enraizada, o Windows 10 conseguirá aumentar seu potencial de mercado.

A expectativa é que os primeiros PCs com chips ARM e Windows 10 sejam lançados no segundo semestre de 2017. Vale lembrar que a Qualcomm já anunciou o primeiro chip que irá lançar em 2017, o Snapdragon 835, primeiro SoC fabricado em 10nm. Provavelmente veremos alguns computadores com esse chip.

​Fonte(s): Microsoft

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X