Linux completa 25 anos

Linux completa 25 anos

No dia 25 de agosto de 1991, o cientista da computação, Linus Torvalds, anunciava que estava criando um sistema operacional livre, e que seria mais um hobby do que algo grandioso ou profissional como a GNU. Nossa, 25 anos se passaram, e esse projeto que nasceu como hoby, tornou-se uma espécie de timão para diversos aspectos profissionais, caminhando juntamente com a evolução de data centers a smartphones. Porém, mantendo a raízes da colaboração e liberdade, que são verdadeiros mantras para a comunidade do software livre.

Linus Torvalds

E assim como defende Walter Isaacson, no livro Os Inovadores (Companhia das Letras, 2014), os passos da revolução digital, não devem ser referidos de forma singular, e sim no sentido plural, já que o anexo de ideias e conceitos sempre esteve e continuará em voga. Como no caso da Torvalds, com o Linux, já que graças a GNU de Richard Stallman o cientista da computação de origem finlandesa pôde desenvolver o kernel, a base para a caminhada do Linux.

Assim como Tim Berneless Lee, apostou na web de forma colaborativa, o que permitiu que uma verdadeira indústria fosse formada, o mesmo pode ser aplicado ao Linux, a ideia de Torvalds, criou bases que hoje em dia são extremamente sólidas, e que são utilizadas em mercados fortíssimos como a mobilidade, por exemplo, onde os meandros do principal sistema móvel do mundo, o Android, respira Linux.

E nada melhor do que enaltecer a comunidade, que são responsáveis diretos pela pluralidade do Linux, com alguns números. Atualmente o kernel suporta mais de 80 arquiteturas diferentes, além de contar com mais de 5 mil desenvolvedores de cerca de 500 empresas, que mantém vivo a continuidade de ajustes. 

Graças ao desenvolvimento do kernel, ou melhor dizendo, do Linux, foi possível que diversas versões que atendem desde o usuário final, a pentesters, pudessem ser lançadas e atualizadas. Até uma versão brasileira faz parte dessa história, o Kurumin, do lendário Carlos Morimoto, que você que nos acompanha conhece muitíssimo bem 🙂

Parabéns Linux!

Siga-me no Twitter: @WRPlaza

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X