Anonymous sequestra computadores da Anatel e entra de vez na guerra contra a franquia de dados

Anonymous sequestra computadores da Anatel e entra de vez na guerra contra a franquia de dados

O grupo hacktivista Anonynmous entrou de vez na guerra contra a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), simplesmente sequestrando os computadores da agência, utilizando a forte ameaça ransomware (confira nosso artigo sobre essa praga aqui) em represália a toda polêmica envolvendo a adoção da franquia de dados na internet fixa, e como a agência responde fortemente nesse tipo de regulamentação o grupo hacker resolveu lutar contra isso.

Através da sua página no Facebook o Anonynmous Brasil, que é uma dos tantos tentáculos do grupo hacker espalhado mundo a fora, disse que está inaugurada uma nova fase de ações hacktivistas pela liberdade de informação no Brasil.

Diferentemente da grande maioria dos ataques via ransomware, onde o ganho financeiro é o objetivo, nesse caso o sequestro e criptografia dos computadores e dados da agência tem como objetivo forçar um posicionamento a favor da liberdade de expressão, isso é, que a agência seja contrária a implementação da franquia de dados na internet fixa, que limitaria a forma como o usuário lida com a grande variedade de conteúdo proporcionado atualmente pela internet.

Confira abaixo na íntegra o manifesto do Anonymous Brasil publicado ontem sua página oficial no Facebook:

Eis que hoje, dia 1 de julho de 2016, inauguramos uma nova fase nas ações hackativistas pela liberdade da informação no Brasil.

Há algumas horas, diversos computadores da Anatel previamente identificados como alvos estratégicos por Anonymous sofreram um ataque de Ransomware, cujo objetivo é cobrar da agência uma posição firme, imutável e permanente sobre o fim da franquia de dados na internet fixa.

Para quem não sabe, Ransomware é um tipo de “vírus” que sequestra e criptografa totalmente o PC da vítima, exigindo uma senha para desbloqueá-lo. Não há nenhuma maneira conhecida, até hoje, para quebrar essa senha.

Nos últimos anos, os ataques de Ransomware foram utilizados para fins lucrativos. Crackers enviavam o vírus para empresas e grandes corporações, exigindo um valor de resgate para a senha que desbloqueia seus arquivos.

No entanto, como nós somos uma ideia que luta por justiça, e não por dinheiro, estamos exigindo que a Anatel tome uma atitude e proíba de forma definitiva o limite de franquia para a internet fixa, desejo das grandes operadoras.

Nós temos a senha para a libertação dos PCs infectados da Anatel, e a tornaremos pública somente após essa questão ser devidamente resolvida, e que a internet fixa no Brasil seja verdadeiramente livre e ilimitada.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X